A ESCRITORA BENEDITA AZEVEDO EM ITAPECURU
|
Benedita Azevedo |
Benedita Azevedo-Em passagem pela nossa cidade, a itapecuruense Benedita da Silva Azevedo, residente no Rio de Janeiro, para rever amigos e principalmente se inteirar das ocorrências e dar sua colaboração à Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes, que faz parte como Acadêmica Fundadora.
Em sua passagem por nossa cidade foi bastante solicitada pelos Acadêmicos aqui residentes, para dar sua opinião e correções de trabalhos literários, uma de suas especialidade já que é pós graduada em lingüística, o seu foco principal. Aproveitou ainda para participar da Sessão Ordinária da Academia, do dia 19, direcionada à defesa da biografia do Patrono da cadeira nº 12 o maestro Carlos José Bezerra muito bem apresentada pelo Membro Fundador da cadeira o jornalista Brenno Pedrosa Bezerra, elogiado por todos. Também visitou a Secretaria da Cultura e a Casa da Cultura, trazendo importantes sugestões de âmbito cultural.
Quem é Benedita Azevedo?
Benedita Silva de Azevedo, natural de Itapecuru Mirim, filha de Euzébio Alberto da Silva e Rosenda Matos da Silva. Nasceu a 10 de maio de 1944. Radicada no Rio de Janeiro desde janeiro 1987. Educadora, poeta, escritora, haicaísta e ativista cultural. Formada em Letras, especialista em Educação e pós-graduada em Lingüística.
Membro Efetivo:
Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes; Presidente-Fundadora da ACLAM; Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé; Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, ImBrasCI; Efetivo da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias; da Academia Mageense de Letras; da União Brasileira de Trovadores, ( RJ) do Grêmio Haicai Ipê-SP e da ABRALI. Membro fundador da Academia de Letras e Artes Lusófonas-ACLAL; Patronesse da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores; Membro Correspondente da Academia da Real Academia de Letras de Porto Alegre, RS; Pertence ao movimento Poetas Del Mundo - Cônsul de Magé – RJ. Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Castro/Acre. E por último Membro Fundador da nº 34 da Academia Itapecuruense de Letras - AICLA
Delegada: do Portal CEN (escritores luso-brasileiros - Portugal); da Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro (APPERJ) e Clube de Escritores de Piracicaba.
Algumas Premiações:
Recebeu vários prêmios de Haicai: o 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de haicai, Grêmio Haicai Ipê, São Paulo, (2005) e o 1º lugar no V Concurso Nacional de Haicai “Caminho das Águas”, Santos – SP; Menção Honrosa no 27º Concurso Literário Yoshio Takemoto de haicai, São Paulo/2009.
Premiação: Como haicaista recebeu vários prêmios nacionais, como: o 1º lugar no 17º Encontro Brasileiro de haicai, Grêmio Haicai Ipê, São Paulo, (2005) e o 1º lugar no V Concurso Nacional de Haicai “Caminho das Águas”, Santos – SP; Menção Honrosa no 27º Concurso Literário Yoshio Takemoto de haicai, São Paulo/2009. Diploma e a Medalha Nº 215 “Henrique Valadares” (2007). Diploma e a Medalha Recompensa à Mulher na Maçonaria Fluminense - 15/04/2008-RJ. Prêmio Personalidade de Destaque na Literatura, no 8º Fórum Cultural da Baixada Fluminense, 2009. Recebeu o “X Prêmio Cultura Nacional”- Talento Literário 2010, Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas, Porto Alegre – RS.
Recebeu a Medalha de Mérito Cultura “Austregésilo de Athayde, outorgada pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – ALAP (2011). Publicou 13 livros individuais e 01 em parceria com Demétrio Sena, organizou 12 antologias. Autora do PROJETO HAICAI NA ESCOLA, levando a poesia às escolas, desde /2004. Tem participação em revistas, jornais, sites e em 42 antologias. Seu livro de haicai, “Rumor das ondas” recebeu da Câmara do livro a classificação de “Livro medalha de ouro 2010” pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias – RJ.
Em conversa com a ilustre conterrânea, esta se colocou a disposição para colaborar com os Membros da AICLA e outros que necessitarem de sua orientação, nos caminhos literários. Que a procurem na Academia ou no endereço virtual abaixo.
“Mesmo pertencendo a inúmeras Instituições literárias, no Brasil e exterior; sendo dirigente e fundadora de algumas, nada se compara à alegria de pertencer à Academia de Letras de minha querida terra Natal e prometo, tudo farei pela sua consolidação como instituição literária, artística e científica, buscando o engrandecimento de nossa cultura, para que se torne guardiã da memória cultural do nosso município”
Jucey Santana 8811 7455
A autora é Membro da AICLA Cadeira nº 17
Informações 8811 7455 ou 9145 7926
Postado por Alvorada é Noticias às 15:53