Pages

sábado, 27 de janeiro de 2018

TEMPO QUENTE NA BR



   

Benedito Buzar

Eu tenho muito tempo de rodagem na estrada São Luís-Teresina. Desde garoto, transitei por ela e viajando em todos os tipos de transporte. Angustiava-me vê-la ao longo dos anos entregue ao Deus dará, como se não tivesse condições de ser duplicada, melhorada e deixasse de ser eternamente um cemitério a céu aberto.

Felizmente chegou o dia em que a BR-135, no trecho Estiva / Bacabeira, apresentou-se duplicada, renovada e marcada a sua inauguração. Mas o que se viu naquele dia? Um espetáculo de baixaria e do pior nível, praticado pelos nossos representantes políticos.

Se agora atos daquela natureza já estão às claras, imagine-se o que não virá por aí quando a campanha eleitoral estiver em pleno andamento?

Em vez do triste espetáculo, acontecido na inauguração de uma estrada que há anos ceifou a vida de milhares de maranhenses, deveria ter havido um congraçamento dos nossos políticos em torno de uma causa que custou sangue, suor e lágrimas para muita gente, que, anonimamente, batalhou para aquela rodovia um dia poder ser oferecida ao povo sem os sobressaltos do passado, com as suas duas pistas apresentando melhores condições de segurança aos viajantes e ao trânsito.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

FRANCISCA ELIANA RAMOS


           


                           A Popularidade de Doutora Francisca

Jucey Santana. 
             
A médica Francisca Eliana Ramos, nasceu em Fortaleza (CE) em 29 de abril de 1946. Filha de Francisco Xisto Ramos e Geraldina Magalhães Ramos, desde criança acalentava o sonho de um dia ser médica para  ajudar a população menos favorecida, que observava enfrentando filas nos hospitais, quando sua mãe a levava  para consultas rotineiras.

Fez seus primeiros estudos na capital cearense e em 1973 chegou à São Luis do Maranhão, com um grupo de 15 jovens cearenses para se submeter ao vestibular para a  20ª turma de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, se saindo vitoriosa como a maioria de seus conterrâneos.  


 Como acadêmica, com certas  limitações financeiras,  precisou trabalhar como professora de Biologia,  no Colégio Silva Martins de 1975 a 1977, e realizando plantões noturnos em postos médicos, para custeio das suas necessidades.

Em 31 de dezembro de 1979, concluiu o curso de medicina na UFMA e imediatamente se inscreveu para a primeira turma de residência médica no Hospital Presidente Dutra com duração de dois anos e meio para  especialização em Medicina Geral Comunitária, com carga horária de 6.000 horas. Como residente médica também participou do III Curso  de Saúde Pública, patrocinado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e da Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ. 

            A médica Francisca Eliana teve seu primeiro emprego em 1982, como  Diretora Regional de Pinheiro na baixada maranhense,  em seguida foi nomeada para o Hospital Regional Adélia Matos Fonseca,  ainda em  1982, nomeada pelo governador João Castelo a pedido do Dr. Miguel Lauand. Chegou a ser diretora do hospital em dois períodos,  em 1989 e depois em 1996.  
             Lecionou alguns anos, Química, no Colégio Leonel Amorim. 



                        Participação em Cursos e  homenagens recebidas 

         - I Jornada Médica INAMPS-MA, com carga horária de 40 horas, pelo Centro de Estudos do Hospital Presidente Dutra, novembro de 1980.

            - Treinamento em Controle de Tuberculose, com carga horária de 40 horas, pela Secretaria de Saúde Pública do Maranhão, dezembro de 1987.

            - Curso de Psiquiatria, com carga horária de 60 horas, pela Secretaria de Saúde Pública do Maranhão, setembro de 1991. 

-  Treinamento Introdutório para Médicos e Enfermeiros do Programa de Saúde da Família, com carga horária de 40 horas pela Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, em julho de 1999.

- Capacitação em Fortalecimento das Competências Familiares,  carga horária de 16 horas, em Quixadá (CE), pela   Secretaria de Saúde do Ceará,  novembro de 2002.

            - Normas e Condutas Diagnósticas e Terapêuticas para assistência aos pacientes graves de Leishimaniose Visceral, com carga horário de 24 horas, pela Secretaria de Saúde Pública do Maranhão, agosto de 2005.

            - Oficina de Educadores Sociais, projeto para redução da mortalidade infantil, pela Fundação Sousandrade, São Luis (MA), março de 2010.

            - Diploma de melhor - Desempenho em Atendimento e Apoio a Comunidade Itapecuruense, outorgado pela Imprensa Itapecuruense em 25.10.1986.   

            - Título de Cidadania itapecuruense, conferido pela Câmara Municipal de Itapecuru Mirim em 21.7.1988.

            - Certificado de “Amigo do Lions”  conferido pelo Lions de Itapecuru de Itapecuru Mirim, Distrito L – 26  em 29.9.2001.

            - Comenda Municipal Mariana Luz, outorgada pela Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, através do prefeito através do prefeito Miguel Lauande em parceria com a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, em 10.12.2017. 

                                            Médica em  Itapecuru Mirim

            Considerada a médica mais querida e  popular de Itapecuru Mirim, cidade que a acolheu com carinho, casou-se com o Senhor Raimundo Veras com quem  teve dois filhos:  Paulo Vinícius e Paula  Valéria. A sua casa passou a ser considerada, casa de acolhimento, por ter criado encaminhado na educação e posteriormente ao   mercado de trabalho,  vários  jovens que os acolhia com carinho como se fosse seus próprios,  que em suas contas,  passam de 20 pessoas. Sempre gostou de casa cheia. Além disso, com seu espírito gregário e humanitário, sempre esteve de portas abertas a quem a procurasse a qualquer hora do dia ou noite para atendimento médico ou social. 

            Entre seus primeiros  amigos ela destaca:   Graciete Cassas, Zé luís Garcia, Dr. Edmar Bezerra, Dr. Fernando Wellington, Dr. Miguel Lauande e muitos  outros.

Nunca participou de política partidária, sempre foi amiga de todos. Tem várias dezenas de afilhados e compadres em Itapecuru Mirim. 


A sociedade itapecuruense  que sempre  esteve ao seu lado mesmo nos momentos difíceis oferecendo apoio e carinho    e seus inúmeros ex-alunos do Colégio Leonel Amorim, onde a classificaram como uma Itapecuruense Notável.
           
           

sábado, 20 de janeiro de 2018

EFEMÉRIDES ITAPECURUENSES – JANEIRO



 

Jucey Santana

Dia 01 (1925) - Inauguração do serviço de bonde com tração animal, para o transporte de passageiros e cargas, da beira-rio à estação  ferroviária;

Dia 01 (1949) - O prefeito Miguel Fiquene o Busto de Gomes de Sousa na praça do mesmo nome, assinado pelo festejado  artista   Mauro Lima; 

Dia 01 (1997) – São empossados nos cargos de prefeito e vice, Miguel Lauande Fonseca e Lande Coroba;

Dia 01 (2001) – Reeleito para o cargo de prefeito, Miguel Lauande Fonseca, toma posse juntamente com o vice, João do Trecho;

Dia 01 (2005) – Posse do prefeito Junior Marreca e da vice-prefeita Maria Lúcia Cavalcante;

Dia 02 (1961) – O vereador Abdala Buzar renuncia ao mandato à Câmara Municipal para assumir o cargo de prefeito;

Dia 03 (1890) – Nomeação dos Membros do Conselho da Intendência Municipal de Itapecuru-Mirim, tendo como presidente Catão Clímaco Bandeira de Melo;

Dia 03 (1957) – Nascimento do médico  Tarcísio Mota Coelho;

Dia 04 (1892) – Nomeação dos Membros da Intendência Municipal de Itapecuru-Mirim;

Dia 04 (2003) – Católicos da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, comemoram o cinquentenário da ordenação do Padre Benedito Chaves Lima;

Dia 06 (1946) – Raimundo Nonato Coelho Nahuz (Zuzu Nahuz), assume a direção  do Jornal O Combate;

Dia 06 (1951) – Chegada do Padre José Albino Campos em Itapecuru Mirim;

Dia 08 (1800) – O Presidente da Província, Dom Diogo de Sousa, autoriza  José Felix Pereira Burgos (futuro Barão de Itapecuru), estudar em Coimbra;
 
Dia 08 (1965) – Faleceu Raimundo Nonato Coelho Nahuz (Zuzu Nahuz);

Dia 09 (2010) – Falecimento do jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão, Raimundo Nonato Coelho Neto. Aos 55 anos de idade;

Dia 12 (1800) – Nascimento de Joaquim Vieira da Silva, na Fazenda Conceição;

Dia 12 (1945) – Nasce Maria das Mercedes Sampaio, poeta e folclorista;

Dia 13 (2012) – Posse solene dos novos membros da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, Leomar Amorim e Benedita da Silva Azevedo;

Dia 14 (1896) – Nasce Newton de Carvalho Neves, professor, musicista e escritor;

Dia 15 (1805) – Carta do Bispo do Maranhão, D. Luís Brito Homem, para o príncipe regente D. João, sobre a restauração da Paróquia de Itapecuru-Mirim;

Dia 15 (2004) – Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam o resultado de quatro décadas de estudos sobre a descoberta de um dinossauro às margens do Rio Itapecuru;

Dia 16 (1948) – Assume o cargo de prefeito, Miguel Fiquene;

Dia 17 (1891) – Foram nomeados, Raimundo Alves Pereira e Durval César Bezerra, membros do Conselho de Intendência Municipal de Itapecuru-Mirim;

Dia 17 (1948) – Posse dos vereadores eleitos em 25 de dezembro de 1947. Primeira eleição depois da ditadura Vargas;

Dia 20 (1876) – Nascimento do capitão da guarda-nacional, Sebastião Augusto Pinto da Costa, também foi o autor da primeira versão do hino de Itapecuru-Mirim;

Dia 20 (2006) – Tarcísio Mota Coelho, recebeu o título de doutorado em obstetrícia;

 Dia 21 (1888) – Nascimento de Raimundo Públio Bandeira de Melo;

Dia 21 (1961) – Temporal derruba a cúpula da torre da igreja de Nossa Senhora das Dores;

Dia 23 (1884) – Nascimento de Manuel Viriato Correa,   jornalista, contista, romancista, teatrólogo e autor de crônicas e histórias infantis;

Dia 23 (1890) – O governador do Maranhão nomeia Antônio Públio César Coelho presidente do Conselho de Intendência Municipal de Itapecuru-Mirim;

Dia 24 (1963) – O deputado Benedito Buzar realiza um evento comemorativo pela sua eleição;

Dia 24 (1970) – Falecimento de José Albino Campos Filho, pároco de Itapecuru Mirim de 1951 a 1970; 

Dia 25 (1648) – Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. João IV acerca da mudança de sede do governo, de São Luís para Itapecuru-Mirim;

Dia 25 (1925) – Nascimento de Antônio Rodrigues Sobrinho (Bispo Rodrigues), político, agricultor e sindicalista;

Dia 25 (1993) – O vice-governador José de Ribamar Fiquene lança a pedra fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC;

Dia 26 (1890) – faleceu Fábio Carvalho Reis, político e jornalista. Fundou em 1847 o primeiro jornal diário do Maranhão, O Progresso

Dia 26 (1935) – Circula o primeiro número do jornal, A Gazeta, do jornalista João Rodrigues; 

Dia 26 (1990) – Nasce o jornalista e escritor, Brenno Bezerra de Araújo Pedrosa;

Dia 27 (1951) – Eleita a nova mesa diretora da Câmara Municipal;

Dia 29 (1778) – José Gonçalves da Silva, fundador da Vila de Itapecuru,  obteve a confirmação da sua primeira sesmaria, em Guimarães;

Dia 30 (1893) – Comunicado pelo presidente do Conselho de Intendência,  Catão Bandeira de Melo, a designação do orçamento do município;

Dia 31 (1951) – Sessão solene da Câmara Municipal de posse dos novos vereadores eleitos em 3 de outubro de 1950;

Dia 31 (1956) – Posse do prefeito Cinéias Santos e do vice José de Ribamar Fiquene;

Dia 31 (1958) – Inauguração da rodovia MA-23, entre Itapecuru Mirm e Vargem Grande; 

Dia 31 (1961) – Toma posse do cargo de prefeito, Abdala Buzar Neto;

Dia 31 (1966) – Posse do prefeito João da Silva para o seu segundo mandato como prefeito do município; 

Dia 31 (1970) – Posse do prefeito Raimundo Nonato Cassas e do vice Leonel Amorim;

Dia 31 (1973) – O prefeito Miguel Fiquene e o vice Hercílio do Lago Filho prestam juramento na   Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim;

Dia 31 (1977) – O prefeito José Lauande Fonseca e o vice, Elias Montelo Bezerra, tomam posse de seus respectivos cargos;

Dia 31 (1983) – Solenidade de posse do prefeito José Carlos Rodrigues e do vice, José Lourenço Bomfim;

Dia 31 (1989) – José Launde assume seu segundo  mandato como prefeito de Itapecuru-Mirim e Benedito Lacerda, como vice;

Dia 31 (1993) – Foi empossada no cargo de prefeita Risalva Saraiva Rodrigues e seu vice José Alves Machado;

Dia 31 (1996) – Faleceu o ex-prefeito José Carlos Rodrigues, vítima de suicídio;