Pages

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ILHA DA CIÊNCIA EM ITAPECURU MIRIM

PROJETO: “CONHECER PARA PRESERVAR”
Por: Jucey Santana
       Acontecimento inédito para a sociedade itapecuruense para a classe estudantil, a vinda Laboratório de Divulgação Científica “ILHA DA CIÊNCIA”, do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim.
         O Laboratório foi instalado   nos dias 25 a 28 de agosto atender todas as escolas da rede pública e privada além de professores e a sociedade em geral.

Segundo o coordenador do projeto, o cientista e Vice-Reitor da UFMA, professor Antônio Oliveira, Itapecuru é um caso especial, por ter sido berço de um dos maiores gênios da humanidade, Gomes de Sousa, que muito contribuiu com a ciência universal.”.
Continuando, o professor enfatizou que os jovens precisam tomar gosto pela ciência, “a curiosidade despertada pelo céu noturno desafia a imaginação da Humanidade ao longo da sua história, e mesmo durante tantos anos de desenvolvimento científico e tecnológico, uma grande parcela da população nunca teve acesso à observação do céu através de telescópios, nem à representação do Sistema Solar feita por simulação em modernos planetários. O Laboratório é interativo de Ciência Cultura e Arte, porém trouxe só a parte da Astronomia, para  mostrar o sistema solar aos estudantes e explicar como a ciência explica o seu  funcionamento e assim contribuir para uma cultura científica efetiva que permita ao cidadão interpretar e compreender os fenômenos naturais, a origem do universo e a sua evolução, e assim popularizar a ciência.
O professor Oliveira veio acompanhado de monitores, constituídos de alunos de física da UFMA e a professora Ivone Lima que faz parte da equipe.

Durante os três dias será instalado na Praça Gomes de Sousa, Telescópio gigante para a observação do céu noturno, com a vantagem adicional de ser época de lua cheia, e no Itapecuru Social Clube, terá apresentação dos vídeos “Palco Celeste” e “Filhos do Sol” no Planetário Digital da UFMA para crianças adultos. E ainda  recolhimento de lixo eletrônico, pilhas, celulares  e baterias, pela Escola Jesus Maria José. A procura  pelos alunos tem sido intensa. Estima-se que mais de quatro mil pessoas visitarão a  ILHA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário