Pages

quinta-feira, 26 de maio de 2016

SILAS GOMES


Por Jucey Santana
               Silas da Silva Gomes  nasceu em  Itapecuru Mirim em 18 de abril de 1982.  Filho de Francisco Machado Gomes e de Lusinete da Silva Gomes, Estudou na Escola Raimundo  Ferraz (CEMA)  e no Colégio  Professor Newton Neves.
          Desde criança teve seu interesse despertado  pela música, cantando com familiares e amigos   Passou a estudar teoria musical e canto com afinco, tendo como primeiro mestre seu tio    Analício Silva,  da Banda do Exército que o iniciou  nas primeiras notas musicais e leituras de partituras.
            Em 1998, quando Luciano Pavaroti esteve no Brasil e cantou com Roberto Carlos, Silas Gomes se sentiu arrebatado para  o canto erudito aos 17, anos.   Se especializou  em teoria musical e canto  pela Escola de Música do Maranhão.
            Começou trabalhar muito cedo, apresentando-se em  musicais da secretaria de Educação.  Passou a fazer parte  da equipe docente da Escola de Música de Itapecuru Mirim em 2003, lecionando: flauta doce,  violão, piano e canto.
            Foi  fundador  e regente  durante oito anos  do coral  Vozes da  Saúde, de Itapecuru Mirim,  com  o incentivo da secretária  de Saúde  Maria  Lúcia,  tendo levado o coral a participar do Festival Maranhense de Canto Lírico,  MARACANTO, (2002)  e do  Festival Maranhense de Coros,  FEMACO  ( 2007),  e formou vários coros infantis  em  escolas da rede municipal. 
           Em junho de 2013 Silas  Gomes foi finalista  do programa da Rede Record, Got Talent, surpreendendo o público e os jurados com a sua voz de  contratenor,  que é uma característica  de um cantor adulto que canta utilizando falsete,  alcançando as regiões de contralto, meso-soprano, atingindo a região de soprano (voz feminina). Foi considerado um fenômeno da música erudita.
            Apresentou-se  ao lado da banda do 24º Batalhão  de Caçadores, tendo sido agraciado com a  medalha de “Amigo do Exército em 2013. Na época gravou um DVD  da música  “Mia Gioconda” com a soprano  Núbia Maranhão.
             A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes outorgou-lhe o certificado de “Amigo da Cultura itapecuruense” em  agosto de 2013.
          Apesar da  sua natureza tímida e reservada,  é um excelente professor  de canto da Escola Municipal de Música de  Itapecuru Mirim e em Vargem Grande (MA), é responsável por um coral comunitário  “Cantos Jubilosos” e se apresenta em  festas de casamentos, missas solenes, aniversários e eventos cívicos. Atualmente empresta sua voz e talento à Banda Cosme Black, que vem despontando no cenário da música maranhense com um repertório de alta qualidade.
           Silas é motivo de orgulho para os itapecuruenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário