Pages

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

A CIGARRA Mariana Luz

                              

Por que escrever  Mariana Luz para Crianças?

Jucey Santana
Depois de alguns anos de pesquisa publiquei em 2014 o livro Mariana Luz, vida e obra, da importante poeta, teatróloga e professora, Mariana Luz, segunda mulher a ter assento na Academia Maranhense de Letras em 1949.  Apesar de bem aceita por pesquisadores, estudantes e críticos literários, percebi que a  obra  não atingiu os alunos da educação infantil.
 
Participando de alguns eventos escolares e vendo os alunos representarem a imortal Mariana Luz sempre retratando-a na sua velhice, já que alguns dos episódios marcantes da sua vida ocorreram no outono da sua existência, como o primeiro emprego aos 70 anos e  o ingresso na Academia Maranhense de Letras aos 78 anos, entendi que a compreensão assimilada pelas crianças era tão somente a de uma professora idosa e muito exigente.
Mariana pintando quadros
A partir dessa constatação, compreendi que se fazia necessário mostrar aos pequenos outras facetas de Mariana, como sua avidez pelo conhecimento desde a infância, as crises com os pais na adolescência e  a sua paixão pelas artes associada ao seu desejo de colaborar na construção de um mundo melhor.

Os pequenos leitores, ao adentrarem um pouco mais na vida da artista, descobrirão uma mulher que buscou sua independência, que batalhou para ter seu talento reconhecido em um ambiente preconceituoso e patriarcal, sendo dessa forma também, alguém que esteve na vanguarda de importantes lutas e conquistas por respeito, espaço e aceitação dos marginalizados de nossa sociedade.

Mariana teve muitos apelidos como: Sianica, Poetisa das Rosas e Cigarra, porque gostava de contar e tocar vários instrumentos.


                               Lançamento da Cigarra Mariana Luz.

A obra infantojuvenil, que foi ilustrado pelo renomado artista plástico itapecuruense, Alex Muniz,  foi lançada na 13ª feira de livros de São Luis – FELIS e na II Festa Literária de Itapecuru Mirim – FLIM no mês de outubro e  está sendo usada em algumas escolas de Maranhão.
Através dessa obra, esperamos tornar Mariana Luz mais conhecida e assim contribuir para o seu justo reconhecimento.
Mariana musicista

Mariana com amigos





Nenhum comentário:

Postar um comentário