Pages

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O IGUARAENSE 175 anos de Vargem Grande

               *Odarci Mesquita


Todas as grandes construções são iniciadas com partículas de várias matérias que promovem a base e o equilíbrio do futuro grandioso prédio que além de útil, embeleza a paisagem. Assim estou comparando a este, primeiro projeto literário da Academia de Letras de Vargem Grande.

A reunião de textos de 42 coautores, formando uma cadeia de pensamentos e temas expressados nas diversas formas literárias, como, poesias, contos, narrativas, pesquisas, crônicas e outras formas de declaração de amor pela terra que nasceu, ou seja descendente, ou tenha fortes vínculos de amor com o nosso rincão iguaraense, quer seja na área profissional, cultural ou no espiritual a exemplo dos milhares de  devotos  a São Raimundo dos Mulundus, o nosso santo vaqueiro, que nos une cada vez mais.

Com a fundação da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes, em 2019, o que se é o desabrochar da cultura literária que estava guardada em muitos dos seus membros e agora começa a mostrar seus talentos neste que é o primeiro projeto coletivo da instituição. O Iguaraense, é sem dúvida uma partícula base para muitos outros trabalhos que surgirão de resgate a nossa memória histórica, estimulando o exercício de escrever, ler, estudar e divulgar nossas realidades de ontem e hoje da região que formava antiga Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Iguará, hoje desmembrada em vários municípios.

Temos certeza que cada leitor do livro, se identificará com algum coautor, com pensamentos, descobertas, resgates e curiosidades sobre de nossa região de riquíssima memória histó- rica. Será também divulgador desse projeto literário para outras regiões ou além fronteiras.

Entre os 43 coautores poderemos encontrar 21 escritores da região iguaraense, 12 da vizinha Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes e os demais coautores de outras cidades ou instituições literárias que aproveitaram o espaço para fazer homenagens as suas origens. Afinal, cada um de nós tem histórias para contar e algumas precisam ser contadas ao mundo, então é oportuno lembrar que somos convidados a manter vivo essa chama cultural que a AVLA trouxe para a região do Iguará, para a continuação de O Iguaraense, o alicerce está construído.

À Escritora Jucey Santana, presidente da AVLA – Academia  Vargem-grandense de Letras e Artes, idealizadora e coordenadora desse Projeto, o nosso reconhecimento e especial agradecimento para essa realização.

“Se queres ser universal, cultiva a tua ideia”. Tolstoi – Filosofo Russo.


 

*Odarci Mesquita,sempre atuou na área de comunicação, escritora e Membro fundador da Academia Iguaraense de Letras (AVLA).

2 comentários:

  1. Um belo e expressivo texto de incentivo aos confrades da nova instituição literária maranhense do Iguara! Parabéns a presidente Jucey Santana pelo empenho e dedicação. Parabéns a todos os coautores! Vida longa a AVLA!

    ResponderExcluir
  2. Uma bela contribuição da amiga Odarci Mesquita para O Iguaraense. Obrigada, querida!

    ResponderExcluir