Pages

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

A ESCRITORA SAMIRA FONSECA LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA LEGIÃO DE MARIA EM ITAPECURU

   No dia 18 de dezembro de 2020, no Salão de Formação Paroquial Edel Quinn, aconteceu o lançamento do livro Legião de Maria: a história do exército mariano em Itapecuru-Mirim, da escritora Samira Fonseca. O livro trata sobre o contexto histórico do grupo religioso fundado em 1960 na paroquia de Itapecuru-Mirim por padre Albino Campos e mais nove fiéis católicos. A Legião de Maria ajudou a paróquia a expandir a fé católica na cidade, por meio da construção de capelas nos bairros distantes do centro da cidade e propagando o evangelho de porta em porta.   

A escritora, que é membro da Academia Vargem- grandense de Letras e Artes – AVLA, passou dois anos coletando no acervo legionário documentos que viessem a fundamentar o resgate da memória oral dos membros do grupo, o que resultou em um maravilhoso livro de 172 páginas contendo um belíssimo acervo fotográfico dos legionários de Itapecuru-Mirim, desde a fundação até os dias atuais.

O lançamento se deu depois da bênção do diácono Railson Lima, estavam presentes, além dos legionários, fundamentais para a pesquisa, o imortal e artista plástico Beto Diniz, o qual fez a ilustração da capa; o também imortal da AICLA Júnior Lopes, o professor e poeta Theotonio Fonseca de Sousa, professores da rede municipal e estadual, acadêmicos de Letras da Universidade Estadual do Maranhão e o secretário de educação de Presidente Vargas e imortal da AVLA, Hilton César, se fez presente representando o núcleo de Presidente Vargas e a presidente da casa de Nina Rodrigues, Jucey Santana. 

 A escritora disse estar feliz pela realização desse resgate histórico da catolicidade do município e declarou em uma rede social: “Foram muitas histórias coletadas da memória oral desses homens e mulheres que construíram a história desse grupo, mas o que me deixou mais alegre foi encontrar nas primeiras atas do grupo, o nome de Raimunda Nonata Nascimento Fonseca, minha bisavó. Foi como se Maria Santíssima tivesse a colocado no grupo, para que 60 anos depois uma descendente viesse a escrever como tudo aconteceu”.


6 comentários:

  1. Obrigada a todos os que compareceram e adquiriram o livro que fala sobre o maior movimento mariano da Diocese de Coroatá, a Legião de Maria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora Samira! Como ex-aluno e amigo, fico feliz por mais esta conquista. Desejo sucesso, sempre! Já tive o privilégio de conhecer a obra, e indico a quem tenha interesse, a se surpreender com essa história cheia de descobertas.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi. Eu estava. Eu lembrarei para sempre! Foi um momento único e incrível. Professora Samira, saiba que eu sou o teu fã, não apenas por ser essa excelente escritora, mas por ser, especificamente, essa pessoa incrível. Você merece tudo de bom! E um dia eu colocarei em prática tudo que aprendi e aprendo diariamente com você. Sucesso! Tô ansioso para ler a sua obra. Viva!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, querida Samira, estou ansiosa para conhecer o livro que com certeza será um grande sucesso como os anteriores!
    Te admiro!

    ResponderExcluir