Pages

terça-feira, 6 de julho de 2021

LAGUSA POEMAS I: orgasmos em dose dupla de poesi

                             Último lançamento de Assenção Pessoa

Assenção Pessoa

 A obra de Assenção Pessoa que seduz o leitor por meio do prazer poético atraindo experiência de diversas sensações para aproximar leitor e leitura de forma frenética, ao mesmo tempo em que se permita transitar por mundos reflexivos, indagativos sobre a vida, as interfaces da mulher e da natureza, bem como, os relacionamentos vividos. A obra apresenta questionamentos sociais e culturais nas entrelinhas de seus versos. Nos convida a refletir sobre a condição humana e a natureza feminina intrínseca na natureza ambiental e cósmica.

A obra está dividida em três partes: Momento Mulher, em que retrata a vida das mulheres ao longo das suas existências femininas cercadas de nuances de sedução e efervescência entre paixões, desejos, realidades e enigmas. Em Deslizes Enigmáticos destacam-se versos de dor, perdas e incertezas, no entanto, traz a mulher protagonista de sua própria história. Em Poemas Imensuráveis revela uma realidade profunda e contraditória onde a indiferença se confunde com o progresso social e pessoal, ao mesmo tempo em que incita à contemplação e ao deslumbramento dos amores e das paixões.

Prefaciado pela professora, socióloga, psicóloga, escritora Dilercy Adler, que faz uma reflexão da força mulher no calendário cristão percorrendo por entre a história da mulher submissa até os dias atuais onde ela se revela sexual e feminina. Capa e imagens feitas especialmente para esta edição pelo artista plástico, o itapecuruense Alex Muniz é um convite para adentrar ao mundo enigmático de LAGUSA POEMAS I: orgasmos em dose dupla. 

Com um título bem sugestivo seus versos lhe reporta ao orgasmo que no sentido figurado trata da excitação poética e provocações que te permitem desvendar o universo da poesia escrita por Assenção Pessoa sem censura, sem preconceito, sem tabus. O título LAGUSA vem do seu Blogger, em homenagem aos seus netos.

Se permita, ouse… Se desvende pelos desconhecidos e inexplicáveis versos de LAGUSA POEMAS I: orgasmos em dose dupla.   (Assenção Pessoa)

 

 


Maria da Assenção Lopes Pessoa
. Nasceu em Itapecuru Mirim, MA - Brasil. Professora com Licenciatura em Ciências (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA). Possui especialização em Biologia (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA), Gestão, Supervisão e Planejamento Educacional (Instituto Educacional Superior Franciscano – IESF).

Funcionária pública estadual, Assenção trabalhou na cidade de Pirapemas, MA, na unidade integrada Pirapemas, foi professora e gestora. Trabalhou na sua terra Itapecuru Mirim na Unidade Wady Fiquene, CAIC, Newton Neves e Ayrton Senna, exercendo sua função de professora e gestora, contribuindo com a educação estadual no município. Também construiu com escolas municipais como a Gomes de Souza, Goncalves Dias e João da Silva Rodrigues. Atualmente é Superintendente de Cultura na Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

Escritora, poeta, pesquisadora, Assenção é membro fundadora da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, membro efetivo da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão - SCLMA. Membro Correspondente da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes.

Trabalhos publicados: Recordações (poesia) (Editora NELPA, São Paulo, 2011); Infanto-juvenis: José e as Três Mosqueteiras, A Princesa Sarah e o Sapo, Mirela a princesa que vivia sonhando, Os Sonhos Dourados de Amália, Sapatilhas de Pontas (Editora Gregory, São Paulo, 2015); Itapecuru Mirim, sua gente, sua história (Editora NELPA, São Paulo, 2015); Educação Sexual e Saúde Escolar; Alana, um ser de luz outros contos e poesias (Gráfica Valle – São Luís, MA, 2018). Participante em várias antologias, dentre algumas temos: Mil Poemas para Gonçalves Dias (2014); Cento e Noventa poemas para Maria Firmina dos Reis (2015); Púcaro Literário I, II (2017/2018). Coautora do Livro Inspirações Poéticas (2016), juntamente com Jucey Santana.

É Membro coordenador e participante da FESTA LITERÁRIA DE ITAPECURU MIIRIM (FLIM).

 


2 comentários:

  1. Parabéns, Assenção, por mais esta realização literária!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Benedita. Obrigada Jucey por mais essa divulgação de nossas produções.

    ResponderExcluir