Pages

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

PÚCARO LITERÁRIO III

       Protagonismo Feminino


 

Jucey Santana

O Púcaro Literário, é um projeto da Academia Itapecuruense de Ciências,  Letras e Artes – AICLA com o apoio da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA e da Associação Maranhense de Escritores Independentes - AMEI. O projeto que teve inicio em 2017, organizado por Jucey Santana e João Carlos Pimentel Cantanhede, já está no terceiro volume, com a edição de 2021, com o tema: Protagonismo Feminino.

O Nome Púcaro, foi inspirado no antigo nome de Itapecuru, “Itapucuru”, com o significado de Púcaro de Pedras, daí surgiu o Púcaro Literário. Cada volume recebe um tema diferente. Pelo fato de 2021 as Academias de Letras estarem comemorando o sesquicentenário de Mariana Luz, foi escolhido o tema sobre as mulheres com ênfase nas homenagens a poeta itapecuruense.

O objetivo principal da coletânea é incentivar e publicar a produção literária dos autores itapecuruenses e dos integrantes das diversas Academias de Letras do Estado do Maranhão, criando um intercambio literários entre as instituições culturais para valorização do escritor maranhense.

Obrigado, Mariana Luz por nos incentivar e nos servir de guia em mais uma empreitada literária. Neste momento estamos já colhendo os louros e vendo a glória, que não se traduz em mera vaidade, e sim, em algo edificante para o nosso panorama literário.

Estamos diante de uma grande colheita, cujos frutos são resultantes de um amplo trabalho colaborativo capitaneado pela AICLA com a participação de diversas outras academias literárias, de várias vertentes, e estilos literários, que  se juntaram e o resultado foi esta coletânea consistente desde a sua temática que fez emergir o protagonismo de mulheres de diversas categorias, das mais conhecidas às mais anônimas. Todas igualmente protagonistas em seus meios de ação e atuação. Assim sendo, só nos resta agradecer a todas e a todos pelo generoso engajamento e compartilhamento de suas produções literárias, sem as quais não existiria esse nosso Púcaro. Eis aqui o fruto dos nossos esforços e talentos!

          No  Púcaro III,  reuniu 65 coautores,  das Academias e Instituições Educacionais e Culturais maranhense:

18 – Membros Academia Itapecuruense de Letras;

08 – Membros Academia Ludovicense de Letras;

07 – Membros Academia Vargem-grandense de Letras;

04 – Professores da UFMA;

04 – Professores da UEMA;

03 – Membros da Academia Maranhense de Letras;

03 - Membros da Academia Anajatubense de Letras

03 – Recuperandos da APAC;

03 - Membros da Academia Luminense de Letras;

02 – Professores do IFMA;

02 – Membros da Academia Matinhense de Letras;

01 – Membro da Academia Pedreirense de Letras;

01 – Membro da Academia Maranhense de Letras Militares;

01 – Membro da Academia Buritiense de Letras;

01 – Membro da Academia São-bentuense  de Letras;

01 – Escritora da Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil;

01 – Membro do Instituto Histórico de Arari;

03 – Estudantes e poetas.

 


          Na obra poderemos encontrar  6 textos sobre Mariana Luz,  sobre homenagens a mães e esposas,  sobre pioneiras na literatura  como Leonete Oliveira,  Conceição Aboud e Lucy Teixeira, Pioneiras na política maranhense como, Rosa Castro, Hildene Gusmão e  Zuleide Bogea,  Mulheres anônimas como as índias e as negras,  as romeiras de São Raimundo e muitas mulheres contemporâneas homenageadas na obra por seus feitos. Vale a pena conhecer.

    O livro sera lançado oficialmente no dia 24 de setembro as 17 horas, no Auditório do Palacete Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias.

          O obra encontra-se disponível a venda na livraria AMEI, no Shopping São Luís.

 

 

4 comentários:

  1. Sou uma das participantes. Estou ansiosa para receber meus volumes para conhecer o trabalho dos confrades e conterrâneos. Parabéns pelo projeto vitorioso.

    Um fraterno abraço!
    Benedita Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Pretendo estar presente para prestigiar esse sublime momento literário!!🌹🌷🌷👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  3. Estarei presente,esse é um momento muito especial para todos nós membros da AVLA!

    ResponderExcluir