terça-feira, 6 de julho de 2021

MURMÚRIOS DE MARIANA LUZ

 Bendito Buzar


Os itapecuruenses vão comemorar no final de 2021, um fato auspicioso e memorável: os cento e cinquenta do nascimento da poeta Mariana Luz, nascida a 10 de dezembro de 1871.

A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, que tem a vate como patrona, é a instituição que assumiu a incumbência de realizar o evento, com o objetivo de exaltar a figura de Mariana Luz como intelectual, poeta e professora.

A professora Gabriela Santana, cuja procedência genética vem de Itapecuru-Mirim, terra de sua genitora, a escritora e pesquisadora , Jucey Santana, em boa hora, executou um auspicioso trabalho e o apresentou ao Grupo de Pesquisa em Lírica da Graduação e Mestrado do Curso de Letras, da Universidade Federal do Maranhão, com o título de “Mariana Luz - Murmúrios e outros poemas”.

 O trabalho de Gabriela, pela qualidade literária,  transformou-se em livro por iniciativa da Academia Maranhense de Letras, que, em homenagem ao sesquicentenário de Mariana Luz, mulher simples que ao longo da vida dedicou-se  devotadamente à  iniciativa de escrever sob a forma de poemas, o que pensava e sentia pelas pessoas, pelo lugar e pelos  costumes de uma época, em que vivia de maneira modesta em sua terra natal e praticava com humildade e dignidade o abençoado trabalho em favor da alfabetização dos conterrâneos.

O livro da autoria de Gabriela Santana, para melhor compreensão da vida e da obra poeta de Itapecuru, foi dividido em duas partes. Na primeira, a autora  discorre com propriedade sobre a trajetória de vida de Mariana Luz, dando oportunidade aos leitores de conhecerem a história de uma figura  humana feminina simples e honrada, que contribuiu de modo acentuado para alfabetizar os conterrâneos, quando as cidades do interior do Estado não dispunham e nem ofereciam escolas voltadas para esse mister, mas, ela, graças à sua grandeza pessoal e moral, não deixou o analfabetismo se propagar com espantosa velocidade na terra em que nasceu.

Na segunda parte, Gabriela, num trabalho de fôlego e de pesquisa, focaliza e traz a lume a obra poética de Mariana Luz, com os poemas conhecidos e publicados com o título de Murmúrios em duas edições anteriores e os inéditos  encontrados em jornais daqui e alhures, nos quais a sua grandeza de sentimento ficou registrada, razão porque recebeu convite e ingressou na Academia Maranhense de Letras, tomando posse a 10 de maio de 1949, a respeito da qual o escritor maranhense e membro da Academia Brasileira de Letras, Coelho Neto, quando esteve no Maranhão em junho de 1899, fez questão de visitar a cidade de Itapecuru somente para conhecê-la.

Eu, que tive a ventura de ser por ela alfabetizado, a tive o privilégio de quando secretário de Cultura do Maranhão, em 1990, mandar reeditar o livro Murmúrios, pelo Sioge, que se encontrava literalmente sumido e ignorado pelo mundo literário.    

 Em tempo: o livro de Gabriela Santana será lançado hoje, às 16 horas, na antiga sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão.   

 ------------------------------------

Foto-legenda: capa do livro Murmúrios e outros poemas de Mariana Luz

 


Benedito Bogéa Buzar
, Itapecuruense, jornalista e bacharel em Direito, professor, escritor e pesquisador.  Membro da Academia Maranhense de Letra da qual é presidente, professor aposentado da Universidade Estadual do Maranhão, funcionário público estadual, no exercício do qual ocupou cargos importantes, como chefe de gabinete da Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão, chefe de gabinete do prefeito de São Luis, secretário de Educação e Cultura de São Luis, presidente da Empresa Maranhense de Turismo, secretário da Cultura do Estado do Maranhão, Diretor-presidente do SIOGE, Gerente de Desenvolvimento Regional de Itapecuru Mirim. É membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes.   

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário