Leonete Oliveira |
Uma pioneira
Jucey Santana
Leonete Oliveira Lima Rocha nasceu em São Luís, Maranhão, em 17 de julho de 1888. Filha de Gentil Homem de Oliveira e Luiza Fernandes de Oliveira. Foi professora, poeta, congressista, oradora e bibliotecária. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1969.
Lecionou Português em casa, principalmente para mulheres, e foi a precursora do ensino de Estenografia, em São Luís. Não chegou a concluir o curso Normal. Acreditava ser esta uma das alternativas para o acesso, principalmente da mulher, ao mercado de trabalho.
Participou com desenvoltura dos meios literários desde a adolescência. Fez parte do projeto “Oficina dos Novos” para a construção do busto do imortal Odorico Mendes, com apenas 14 anos (Pacotilha, 9.4.1902). Foi eleita para o quadro de membro correspondente do Congresso Maranhense de Letras aos 21 anos (Pacotilha,16.11.1909).
Antes de se tornar conhecida do público, Leonete, usou em diversas ocasiões, o pseudônimo da escritora e atriz espanhola, Ângela Grassi (1823-1883), a quem admirava, como confirma Manoel Lopes, na Coluna “Reflexo” do Diário do Maranhão de 5.6.1909.
Aqui há tempos, os jornais publicaram os primeiros sonetos de uma poetiza que assinava, Angela Grssi. Tivemos suas produções poéticas a ventura de despertar os intelectuais (...) procurarem desvendar o segredo do verdadeiro nome da poetiza invisível em seu gracioso pseudonymo. Leonete auctora dos versos de Ângela Grassi, animada pela sympatia dos que se interessam por seus versos, continuou a publical-os.
Se tornou importante conferencista, viajando para quase todos os estados do país, como convidada para proferir palestras e testemunhos de vida literária e incentivo as mulheres.
Foi a primeira mulher que, no Maranhão, ingressou no serviço público, sendo nomeada auxiliar da Biblioteca Pública do Estado, quando do Governo do Dr. Luiz Domingues, e o diretor da BBL era o historiador, José Ribeiro do Amaral, em seguida assumiu a biblioteca o também imortal Antonio Lobo que foi um grande admirador e incentivador da poeta. Leonete chegou a ser nomeada para o cargo de Auxiliar do Diretor, um pioneirismo (Correio da Tarde, 22.7.1910).
Enquanto esta nomeação, nos meios sociais de São Luís, criou escândalo, em outras capitais repercutiu de maneira surpreendente, fazendo-se em torno do ato do Governo maranhense referencias elogiosas, por haver sido, no Brasil, àquela época, um dos primeiros Estados a empregar uma mulher em repartição, em cargo de destaque.
Em 1909, houve concorrida conferência na Biblioteca Pública, ministrada pela poetisa Leonete Oliveira, com o tema “Mulher”. O evento gerou grande polêmica pelo assunto abordado. A conferencista enalteceu o papel na mulher na sociedade, citando importantes vultos femininos, como: Catarina da Rússia, Santa Teresinha, as escritoras Júlia de Lopes Almeida, Laura Rosa, Mariana Luz, entre outras.
Estava lá representado não só freqüentadores que vão a essas reuniões por simples prazer intellectuais, mas igualmente o burguês escandalizado pelo facto extraordinário de ser a conferencista uma moça, e principalmente o tema ser “mulher” (Diário do Maranhão, 29.10.1909 e Pacotilha, 1.11.1909).
Ainda sobre a evidencia da mulher nas letras, em matéria no jornal Gazeta da Notícia do Frio de Janeiro, com o título “Letras Femininas”, com destaques para Mariana Luz, Adelina Teixeira Marques, Maria Firmina dos Reis, Laura Rosa, Leonete Oliveira e outras, enfatiza “O Maranhão é incontestavelmente das diversas partes do Brasil, aquela que se cultiva com mais abundancia o poesia” (Gazeta de Notícia, 30.3.1919).
Leonete Oliveira, se firmou como excelente poeta, publicando seus poemas em jornais e revistas, O esmero de sua técnica a fez reconhecida como uma grande escritora de seu tempo. Vale ressaltar que Novos Atenienses (2016.4.Ed.p.84) de Antonio Lobo, refere-se a Leonete, como: “poetisa adorável pela simplicidade cantante e doce dos seus versos”. Clovis Ramos em, As Aves que aqui gorjeiam: Vozes feminina na poesia maranhense (1993,22) afirma que “Mariana Luz ao lado de Laura Rosa e Leonete Oliveira é uma das mais importantes poetas da vida maranhense e não será esquecida”.
Segundo Crisóstomo de Souza, na obra inédita Páginas da Saudade (1945) “Leonete madrugou para a poesia, em um tempo em que a maioria das moças cuidava apenas de festas, casamentos e trivialidades, descuidando-se da elegância espiritual”.
Com 21 anos de idade Leonete, publicou seu primeiro livro, intitulado, Flocos, em 1910, tendo recebido muitos elogios da crítica nacional:
Com o presente volume, que deu o nome de “Flocos” que é a reunião de todas as produções poéticas destes dois últimos anos, algumas já publicadas em jornal, vem a jovem poetiza alistar-se com galhardia no grupo dos nossos intellectuaes, onde faltava, devido a culpável indiferença do bello sexo da nossa Athenas, pelas coisas literárias, um vulto gracioso de mulher. (Pacotilho, 18.1.1910).
Em 1912 passou a morar no Rio de Janeiro, casando-se com o cidadão português, Mauricio Lima Rocha, tendo acrescido em sua assinatura o sobrenome de Lima Rocha do esposo. Depois de residir alguns anos em Portugal, lá publicou, em 1917 o livro, Cambiantes. O livro foi lançado em Lisboa e em Fortaleza. Depois lançou no Rio de Janeiro e posteriormente em São Luís, para amigos e admiradores. Publicou muitos poemas em jornais de todo o país e de Lisboa.
O livro Flocos (1910), deu-lhe imediatamente um lugar de proeminência na literatura (....). Agora Leonete tendo melhor afinado a sua lyra divina (...) brinda-nos com o segundo livro. Veio de Lisboa para Fortaleza, onde de encontra atualmente residindo a distinta poetiza maranhense. Intitula-se Cambiantes, com suas ultimas produções. Inteligente, culta, sabendo rimar com propriedade e metrificar com elegância. Seus versos de amor, de saudade, de ventura e de tristeza, que faz rir e chorar, sofrer e pensar ( Jornal das Moças, RJ, 26.7.1917).
Após residir vários anos em Lisboa, ao retornar ao Brasil, fixou residência em Fortaleza, onde integrou a Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno, instituição literária idealizada e fundada em 1919.
De volta ao Rio de Janeiro, fez parte do quadro do pessoal do Ministério do Exército, lotada na Biblioteca. Em 1959 publicou, o seu terceiro livro, Folhas de Outono, sob os auspícios da editora da Biblioteca, em que trabalhava.
Participou de várias antologias, entre as quais: Sonetos Brasileiros, organizado pelo imortal da Academia Brasileira de Letras, Laudelino Freire (1913), Sonetos Maranhense, organizado pelos jovens, da Távola do Bom Humor, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil (1922), Antologia Maranhense, de José Ribeiro Sá Vale (1937), Novos Atenienses de Antonio Lobo (1916).
A poetisa, tempos depois enviuvou e aposentou-se em 1968, tendo falecido no ano seguinte, 1969, sem mais voltar ao Maranhão.
Leonete Oliveira, virou nome de rua em São Luís (MA), no bairro, Cohab Anil II.
A escrita de Leonete Oliveira, revela a sua preferência por versos medidos e rimados. É possível perceber o cuidado com a sonoridade dos textos, que imprime aos seus versos uma forte carga emotiva, como no poema “Gotas de prantos”, publicado na obra, Os Novos Atenienses. O soneto em tom descritivo, explora a temática da melancolia e da saudade:
Gotas de pranto
Gotas de pranto, gotas cristalinas,
Que tristemente dos meus olhos descem;
Pérolas brancas, trêmulas, divinas,
Flores de inverno que jamais fenecem.
Ide nas duas asas pequeninas
Dos meus sonhos azuis que empalidecem,
Ide por sobre as ondas diamantinas,
Ide! E dizei que as minhas dores crescem.
Voai! Correi nessa galera branca,
Que esta saudade do meu peito arranca,
Cheia de sonhos e ilusões fugaces.
... Depois de terdes doidejado aflitas,
voltai de novo, oh! lágrimas benditas,
voltai de novo para as minhas faces.
Depois, evoluindo para a arte, poética, sente-se nos seus versos a encantadora sensualidade dos sons e cores cambiantes, como em “Vênus”, Leonete traz o intertexto com a emblemática pintura “Nascimento de Vênus” de Sandro Boticelli. No texto a autora explora a volúpia e sexualidade da figura mítica, a deusa greco romana do amor e da beleza. Nota-se, como a autora aproxima elementos paradoxais na discrição da divindade, a saber: a frieza e brancura de mármore, com o calor e cores quentes do fogo:
Vênus
Ei-la que surge enfim do mar resplandecente
de bustos, de corais, de pérolas brilhantes,
a coma desnastrada, os seios nus frementes,
o olhar em fogo a rir nos olhos fulgurantes.
Treme-lhe o corpo, assim, como se de repente
sentisse percorrer lhe as carnes deslumbrantes,
uma volúpia, uma volúpia ardente,
um surdo palpitar de estonteantes.
... E ela parte a cantar, e na praia deserta
fica o suave calor das suas tranças soltas,
e o perfume sutil que sua alma desperta
E jamais pôde o mar, nem ao menos de leve,
apertar contra o peito, entre as águas revoltas,
esse mármore vivo, esse corpo de neve!
Leonete também explora a temática amorosa, como no poema Beijo, do livro Cambiantes. A autora, de maneira interessante, coloca na fala de uma pessoa, a expressão de sofrimento de um amor perdido. A referência a beijos, mesmo de forma sutil, se refere em uma temática mais sensualizada, o que não era um território visitado por escritoras naquela época. Observa-se também a dimensão metalinguística que acompanha o desfecho do poema. O último verso traz a ideia da inadequação da linguagem diante das experiencias vividas:
Beijo
Para jamais te enganares,
não sejas juiz de ninguém.
- Como os outros tu julgares,
serás julgado também...
Naquele beijo inocente,
que os nossos lábios uniu,
meu coração, de repente,
para o teu peito fugiu.
É dolorosa a verdade,
mas eu sempre assim senti,
tenho raiva da saudade,
que lembra o bem que perdi.
Do que penso e no que sinto,
Você quer tudo saber.
Mas, pode crer, eu não minto,
Sei senti, não sei dizer...
Nessa breve exposição de três poemas, o leitor poderá perceber a beleza da escrita de Leonete Oliveira, que merece melhor acolhida do público.
Vale observar que Leonete Oliveira, estava completamente esquecida da esfera literária maranhense, graças as pesquisas dos imortais da Academia Ludovicense de Letras, Antonio Ailton Santos e Leopoldo Gil Vaz em 2020, foi publicado um interessante ensaio sobre a autora de Flocos.
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