Novos membros efetivos para a ACLAPREV
A Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas – ACLAPREV –, foi um sonho acalentado por diversas personagens vinculadas ao mundo do conhecimento formal do município de Presidente Vargas (MA), como o jornalista Gonçalo Amador, a professora Hedwirges Frazão, Professora Concita Lisboa, a pesquisadora Jucey Santana, o signatário, entre outros.
Em 07 de janeiro de 2023, nascia a ACLAPREV, com um corpo de membros marcado pela diversidade cultural, unindo conhecimentos adquiridos em bancos escolares, sabedoria e dons que se destacam no campo da ciência, das letras e das artes. A ACLAPREV, recebeu a alcunha de Casa de Pedro Daréu, em homenagem ao fundador da povoação.
A primeira publicação, com a participação dos futuros acadêmicos da ACLAPREV, se efetivou em 2020, com o lançamento da coletânea, “O Iguaraense, 175 anos de Vargem Grande”, organizada por Jucey Santana. Em 2023 com o lançamento da obra “Púcaro Literário, O Poeta e a História”, organizada por Jucey Santana e Carlos Pimentel Cantanhede, o número de participantes, como coautores, integrantes dos quadros da ACLAPREV, cresceu de modo expressivo, mostrando claramente a necessidade de uma publicações própria do sodalício presvarguense, para incentivo e difusão da produção literária da região e assim contribuir para o resgate, preservação e valorização da memória cultural da região.
Diante desses pressupostos, ao completar o primeiro ano de fundação, entendemos ser o momento de lançar a primeira obra literária, própria da ACLAPREV. Assim, nasceu, “Resgate da História de Presidente Vargas” organizada pelos acadêmicos, Raimunda Fortes, Hilton César e Jucey Santana, que contempla um número de 22 coatores, acadêmicos pertencentes aos quatros da ACLAPREV, e convidados comprometidos com o município, trazendo em seu bojo, textos de poemas e narrativas, voltados exclusivamente para a região, com registro de relevante resgate. Esperamos que esta obra seja bem aproveitada por estudantes, pesquisadores e leitores simpatizantes, como uma contribuição da ACLAPREV, para a História e Literatura do Município.
Em 04 de maio do corrente ano, para celebrar o primeiro ano da Academia de Letras e Artes de Presidente Vargas, foi realizado um grande evento, para o lançamento da Coletânea, Resgate e a História de Presidente Vargas, ocasião que foi dado posse a 5 membros efetivos, para o sodalício de Pedro Daréu.
A ACLAPREV foi criada com 40 cadeira patroneadas por ilustres iguaraenses, que contribuíram efetivamente para a educação, cultura e o desenvolvimento da região e tem entre seus objetivos: Estimular a produção e difusão das manifestações culturais em defesa e preservação das tradições e memória histórica do passado e da atualidade da antiga região do Vale do Iguará, compreendendo os municípios de Presidente Vargas, Vargem Grande, Nina Rodrigues, e Itapecuru Mirim que detém grande entrelaço histórico, para perpetuação, renovação e revitalização do legado memorial da região de abrangência dos municípios supras citados;
a) – científica;
b) – literária;
c) – artística;
Agradecimento especial a todos os coautores que contribuíram para a construção dessa
obra, para o engrandecimento da nossa cidade.
Hilton César Neves da Silva - Presidente da ACLAREV e coautor
Nenhum comentário:
Postar um comentário