O Poeta e a história
*Gabriela Santana
Eis que chega o IV volume do Púcaro Literário, livro coletivo e colaborativo idealizado no ano de 2017 por Jucey Santana, que com seu costumeiro entusiasmo e capacidade de convencimento, convidou o amigo João Carlos Pimentel Cantanhede para organizarem um livro que oportunizasse espaço para escritores iniciantes e ao mesmo tempo agregasse literatos já cristalizados. Na verdade, esse livro iria tornar tangível aquilo que Jucey já fazia no seu blogger http://juceysantana.blogspot.com/, espaço web criado por ela em 2015, no qual publica produções literárias de escritores, independente de idade, estilo ou qualquer outra possibilidade de classificação.
Após algumas conversas e ideias, Jucey e João Carlos resolveram batizar de Púcaro, a sua obra em germinação, título este, em alusão ao antigo nome de Itapecuru, “Itapucuru” que em tupi guarani significa, “Púcaro de Pedra”. E assim nasceu o Púcaro Literário, em 2017.
A primeira edição (2017) com temática livre contou com a participação de 30 coautores, com produções em poesia, conto, crônica e textos de pesquisa histórica. Foi uma obra que propiciou ao leitor conhecer a literatura contemporânea itapecuruense, bem como a alguns aspectos dessa histórica cidade maranhense, e ainda, promover intercâmbio de ideias e congregação cultural do Estado.
Com o êxito do primeiro volume, no ano seguinte foi publicado o segundo, Púcaro, com a temática: Os 200 anos da Fundação da Vila de Itapecuru Mirim (1818-2018), data relevante, mas completamente esquecida pelos itapecuruenses. O Púcaro II (2018) teve 35 participantes, incluindo escritores de outras academias do Maranhão. Nesse ano, foi lançada em Itapecuru Mirim a Festa Literária de Itapecuru (FLIM).
O Púcaro III (2021) ganhou muitas adesões de escritores maranhenses ligados a várias instituições literárias, totalizando 65 coautores, com o tema chamativo, Protagonismo feminino, em referência ao sesquicentenário da poeta Mariana Luz, importante escritora e professora itapecuruense.
O Púcaro IV, ressalta as homenagens ao bicentenário do poeta Gonçalves Dias e perpetua a memória do bicentenário da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, com o tema, “O poeta e a história”.
Além das duas temáticas históricas, os organizadores do Púcaro, decidiram homenagear um (a) escritor (a) em vida, algo significativo para os literatos, que normalmente só recebem homenagens póstumas. Ou nem isso. Visto que a maioria acaba simplesmente sendo esquecida paulatinamente. A homenageada deste IV Púcaro é a a escritora itapecuruense Benedita Azevedo.
Assinam a citada obra, 80 escritores de várias cidades do Maranhão e de outros estados brasileiros, que homenageiam o ilustre poeta caxiense, com textos criativos e inéditos, bem como sobre a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil.
O conceito central deste projeto, além de ressaltar os escritores maranhenses, dando publicidade e relevância às suas produções, é a imersão em temas do passado e da contemporaneidade para que não sejam esquecidos.
Diante disso, o Púcaro Literário cumpre seu papel de agente mobilizador e fomentador de novas ideias, por meio de um trabalho coletivo de resgate histórico, colaboração e união de escritores para registro de produções nos mais diversos gêneros literários.
O presente projeto, apresenta-se de forma independente, com o apoio da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes e outras Academias de Letras do Estado do Maranhão, que sempre participaram do projeto.
Com a materialização deste IV volume do Púcaro Literário, fica confirmada a força deste projeto realizado colaborativamente e consolidado pelo esforço de todos, como um trabalho sério e relevante para a literatura maranhense.
Por fim, quero deixar aqui os nossos parabéns a todos que participam desta significativa obra literária.
* Gabriela Santana .
Escritora e pesquisadora maranhense
Nenhum comentário:
Postar um comentário