quarta-feira, 14 de agosto de 2024

PÚCARO LITERÁRIO IV – O POETA E A HISTÓRIA

                                                 Apresentação dos Organizadores


Estamos diante de uma volumosa obra, fruto do talento de 80 escritores a quem temos muita gratidão por aceitarem participar deste IV Púcaro Literário, cuja temática versa sobre “Os 200 anos do nascimento de Gonçalves Dias e a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil (1823-2023)”.

          Como escreveu o nosso homenageado em 1846, no prólogo do seu livro Primeiros Cantos (1846):

“...gosto de afastar os olhos de sobre a nossa arena política para ler em minha alma, reduzindo à linguagem harmoniosa e cadente o pensamento que me vem de improviso, e as ideias que em mim desperta a vista de uma paisagem ou do oceano – o aspecto enfim da natureza. Casar assim o pensamento com o sentimento – o coração com o entendimento – a ideia com a paixão – cobrir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com a vida e com a natureza.”

Por este fragmento temos uma ideia do quanto ele amava a literatura. Amor para a vida toda... Que nos desculpe Ana Amélia, mas o grande amor da vida de Gonçalves Dias foi a literatura.

Essa relação frutificou e resultou em obras clássicas de notável valor e conhecidas por muitos. Mesmo que a maioria conheça apenas um ou outro fragmento como a primeira e a segunda estrofes da Canção do Exílio.

Hoje, 200 anos depois, cada um de nós, a seu modo e com o seu nível de talento e estilo, expressa neste Púcaro a sua homenagem e alusão a Gonçalves Dias e sobre a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

Incluímos também nesta obra, uma homenagem a um (a) escritor(a) vivo (a), algo que permanecerá nas edições vindouras. A homenageada deste Púcaro é a talentosa imortal da AICLA e de várias outras instituições, Benedita Azevedo.

A sua produção gonçalvina e biografia abrem a produção dos coautores do livro, formando a Parte 1. Posteriormente temos a mesma estrutura adotada na edição anterior, com a seguinte divisão: Parte 2: Poesia; Parte 3: Contos e Crônicas; e Parte 4: Pesquisa Histórica.

          Iniciamos esta apresentação citando a participação de 75 escritores nesta obra. Observamos que a grande maioria pertence a agremiações literárias. vários coautores pertencem a instituições nacionais e internacionais, mas para sintetizar essa estatística, listamos apenas as instituições maranhenses. Temos representadas no IV Púcaro, 24 academias, 2 institutos históricos e uma sociedade cultural, conforme relação abaixo:

Academia Maranhense de Letras (AML)

Academia Caxiense de Letras (ACL)

Academia Sambentuense de Artes e Letras (ASAL)

Academia Vianense de Letras (AVL)

Academia Ludovicense de Letras (ALL)

Academia dos Blocos Tradicionais de São Luís (ABTSL)

Academia Zedoquense de Letras (AZL)

Academia Urbano_Santense de Letras, Ciências, Cultura e Artes (AULCA)

Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – (AICLA).

Academia Vargem-grandense de Letras e Artes (AVLA).

Academia Icatuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA)

Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM)

Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras (AMCAL)

Academia de Letras de Paço do Lumiar (ALPL)

Academia Maranhense de Trovas (AMT)

Academia Magalhense de Letras (ALMAG)

Academia Maçônica Maranhense de Letras (AMML)

Academia Maranhense de Letras InfantoJuvenil (AMLIJ)

Academia Maranhense de Ciências e Belas Artes (AMCBA)

Academia Rosariense de Letras Artes e Ciências (ARLAC)

Academia Arariense de Letras Artes e Ciências (ALAC)

Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas (ACLAPREV)

Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa (ACLAJOL)

Academia Anajatubense de Letras, Ciências e Artes (ALCA)

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)

Instituto Histórico e Geográfico de Viana (IHGV)

Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão (SCLMA).

A adesão de tantas instituições literárias demonstra uma significativa integração entre elas, capaz de gerar uma grande convergência de produções para uma única obra literária, a qual temos o orgulho de organizar.

Também digno de registro é a participação no IV Púcaro de 15 presidentes de instituições literárias, a saber: Jucey Santana (Academia Ludovicense de Letras); Maria Natividade Silva Rodrigues (Academia de Letras de João Lisboa)), Cesar Brito (Instituto Histórico e Geográfico de Viana) Hilton César (Academia de Letras e Artes de Presidente Vargas), Carlos Furtado (Academia de Letras Militares Maranhense), Dilercy Adler (Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão)), Nilma Sodré (Academia Urbano Santense de Letras), Ezequias Sousa (Academia Zedoquense de Letras), Alice da Luz (Academia Vargen-grandense de Letras e Artes), Fatima Travassos, (Academia Vianense de Letras), Wanda Cunha, (Academia Maranhense de Trovas), Mauro Rego (Academia de Letras Anajatubense), José Almeida (Academia Icatuense de Letras), Vavá Melo (Academia Sambentuense de Letras) e Ana Liz da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

Tamanho engajamento nos orgulha e nos motiva a seguir para as próximas edições do Púcaro, obra que está se afirmando como uma referência da produção literária maranhense contemporânea pela sua abrangência e diversidade de estilos e categorias literárias.

Finalizando nossa apresentação, agradecemos a todos que contribuíram para a realização desta obra e esperamos que você, leitor (a) aprecie essa nossa homenagem aos 200 anos de Gonçalves Dias e à Adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

Um grande abraço e até o V Púcaro!

 

 

Jucey Santana e João Carlos Pimentel Cantanhede (organizadores)

 

2 comentários:

  1. Escrever é um ato de liberdade. E como iniciante, neste ato libertador, quero dizer que foi um orgulho, e por que não acrescentar uma pitada de vaidade, ter tido a honra de participar deste valiosa publicação. Obrigada! Que "IV Púcaro Literário" desbrave o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Grata, Ana Margarida, pela participacao!

    ResponderExcluir