O Rogério do Grêmio
Jucey Santana
Rogério Silva Lima, ou Rogério do Som, Rogério Carne de Sol, Rogério Jurupeu ou ainda Rogério do Grêmio, assim o saudoso Rogério era conhecido pelos seus inúmeros amigos, itapecuruenses conquistados por ele em sua vida em Itapecuru Mirim. Pelo seu espírito agregador, companheirismo e alegria contagiante, fez de Itapecuru a sua casa e os amigos como sua família.
Filho de Vicente Garcés Lima e Francisca Chagas Lima, nasceu em 23 de novembro de 1958 na cidade de Esperantina (PI), ainda muito novo seus pais mudaram-se para Luzilandia (PI), onde nasceram seus irmãos: Reginaldo, Maria das Graças, Bata, Vicente, Ronildo, Antonia, Maria das Neves, Rosângela e Romero.
Ao mudar-se para o Maranhão, a cidade
escolhida por seus pais, foi São Mateus, local onde seus pais, com o apoio dos moradores locais, instalaram uma pequena venda de lanche, que desenvolveu graças aos esforços da família, inclusive os filhos ainda menores.
Precisando encontrar novos meios de trabalho, já que possuía uma grande família pra alimentar, necessitando de maiores recursos, mudaram-se para Itapecuru Mirim, (Entroncamento),
em 1977, onde conseguiram a expansão dos seus negócios. O seu pai foi proprietário
de uma churrascaria muito conhecida naquela época a “Cabana do Asfalto Carne de
Sol na Brasa”, se tornando muito popular, notabilizando-se como, “Vicente
Carne de Sol”, em alusão ao seu trabalho desenvolvido naquele povoado.
Rogério, nasceu no seio de uma família de músicos. O Senhor Vicente Garcez, era sanfoneiro, o que marcou a sua paixão pela música. A sua filha Das Neves também era uma eximia sanfoneira, segundo o músico Zé Paulo.
Com o apoio dos pais para realizar seu sonho, entrar para o mundo da música, conseguiu adquirir uma aparelhagem de som, e montou o seu conjunto musical, “Suceson”, tendo como seus primeiros parceiros musicais, Zeca Bill, Zé Paulo, Roberto Pedal, Lourival e Edvaldo. Dando início a sua trajetória musical, sua paixão, que o acompanhou a vida toda.
Com sua vocação para sonorização, criou o espaço de festa, o "Grêmio Recreativo", que funcionou durante 16 anos proporcionando lazer saudável a juventude itapecuruense.
No local atual do Grêmio Recreativo, funcionou uma Churrascaria e Casa Noturna e nos finais de semana era ponto certo dos amantes das músicas, ao vivo, com o conjunto SUCESOM. Em 1980, foi fundado definitivamente o Grêmio Recreativo.
A partir de 1985, as festas no Grêmio Recreativo, passaram a acontecer das Sextas-feiras aos domingos, as denominadas pela população de "Domingueiras". Iniciavam-se ás 08:00h da manhã até às 19:00h, aos domingos, a animação ficava sempre por conta da Radiola Rio Som de Propriedade do Rogério.
Rogério também fez parte como músico, do Grupo Versation, BRITO SOM SEIS de Bacabal (MA), durante 8 meses.
Com a sua banda, foi convidado por uma companhia circense, que passou por Itapecuru Mirim. Ele se aventurou a acompanhar o circo passando algum tempo na estrada. Porém bateu a saudade da família e dos amigos e resolveu que queria se estabilizar, na cidade que escolheu como sua e voltou... Porém já acompanhado. A união não deu certo, pelo fato da jovem ser de circo com espírito andarilho. Constituiu família com a Senhora Sonia, com quem teve 2 filhos, Rony e Robson.
Sempre trabalhador e inovador, ele foi o primeiro proprietário de carro de Som de Itapecuru-Mirim, o Rio Som Publicidade, nome baseado no primeiro Rock in Rio, em 1985.
Rogério fez sua história em Itapecuru Mirim, deixando um legado imorredouro, de serviços prestados a música, a cultura e ao lazer da cidade que amou. Foi vencido pela diabetes 15 de junho de 2020, aos 62 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário