terça-feira, 11 de maio de 2021

HOMENAGENS AS MÃES – José Carlos Sanches

                                  MÃE ZAZÁ

 *José Carlos Castro Sanches

 Nesta data homenageio Zanilde Castro Sanches, a quem devo o presente da vida. Obrigado pelo carinho, atenção, amor, serenidade, amizade, companheirismo e segurança dedicado aos filhos. Agradecemos a Deus por nos presentear uma mãe sábia, abençoada, forte, guerreira, destemida. Sustentáculo emocional do nosso lar. A sua presença transmite paz, harmonia, alegria, felicidade e energia. A sua comida é a melhor de todas. As palavras de conforto, ternura e carinho são bênçãos inigualáveis. A pureza d'alma, aconchego no ninho e espírito cativante são bálsamos para a minha vida. O cuidado ao dormir e acordar, no almoço e jantar, lanche e ceia, roupa lavada, saúde, educação, lazer... são atributos exclusivos de uma mãe exemplar. O beijo, a bênção ao deitar e levantar, sair e chegar. O sorriso de alegria nas vitórias e conquistas e, as lágrimas na tristeza, sofrimento e doença. Ninguém faz igual: só você minha mãe Zazá. A você dedico este poema:

  Mãe hoje eu quero te homenagear   

Dizer mais uma vez que te amo

Poder contigo me alegrar e dançar

Voltar no tempo como um cigano

Com carinho te abraçar e beijar

Nadar do Itapecuru para o oceano

Em tua casa: correr, cair e levantar

No Rosário, estar feliz ao teu lado.

 

 Um presente de amor quero te dar

Pequena, forte, virtuosa e delicada

Mulher, mamãe e esposa exemplar

Afetuosa, determinada e educada

Lua cheia que comanda o alto mar

Paz divina, iluminada e abençoada.

 

 Tu és a minha infinita certeza

Aquela com quem posso contar

O prelúdio encantado da beleza

É impossível o teu brilho ofuscar

Na doença, alegria ou tristeza

Prometo eternamente: te amar.

 

Nesta data especial e colorida

Te desejo saúde, paz e alegria

Abundância de luz e longa vida

É tudo o que importa neste dia.

 

És a minha preciosa estrela guia

A bússola, a régua e o compasso

Pássaro que canta com maestria

E ensinou-me o primeiro passo

Os anjos festejam com euforia

Zazá: a obra inédita de Picasso

Maravilhados com a tua magia.

 

 


 

ACRÓSTICO: MINHA AMADA MÃE!


*M*amãe é uma palavra divina. É flor, mel, benção, aconchego, luz, paz e sossego

*I*nteligência protetora incondicional seja rica ou pobre sempre será acolhedora

*N*os dias de sol ou de chuva carrega o(s) filho(s) protegido(s) do raio, vento e da água

*H*oje e sempre será a eterna canção de ninar dos rebentos saídos ou não do ventre  

*A*ma incondicionalmente nas trevas ou no céu, na liberdade ou prisão, sadio ou doente.  

 *A*mada e paciente, serena e reverente, garbosa e abençoada, minha mãe dedicada

*M*ulher forte, brava, carinhosa e educada, resumo a sua vida numa única palavra

*A*mor, amor, repetidamente vezes amor, infinitamente amor, amor, tudo por amor  

*D*elicada, apreciada, humorada e eternamente amada, humanamente insuperável

*A*quela que diz sim quando não pode, que diz não para educar pela essência de amar.

 *M*amãe Zanilde Castro Sanches, Zazá, menina linda, pequena, valente e sorridente.

*A*miga, mulher virtuosa, sábia, admirável, não tenho palavras para lhe agradecer. Minha eterna gratidão pelo carinho, afeto, leite, pão, palavras de consolo, sono perdido e amor correspondido.

*E*levo a Deus as minhas preces por sua gloriosa vida e pelas bênçãos derramadas em nossa família, queria voltar a ser criança para ficar no seu colo, deitar ao seu lado, comer sopa nas tuas mãos, beber o seu leite, brincar, chorar e sorrir no seu ninho. Insubstituível recanto de amor e paz que me traz à memória as boas lembranças de outrora.

Minha Amada Mãe! Parabéns pelo seu dia! Feliz Dia das Mães! Te amo profundamente. Seu filho primogênito.

 

 

MINHA MÃE: UM TESOURO BEM GUARDADO!

I

Quero retribuir o tesouro 
Que em mim fizeste brotar
Naquele berço de ouro
Que jamais vou reencontrar
Plantaste em minha alma
Uma riqueza peculiar
Com amor incondicional
Que só uma mãe pode dar.

 

 Não existe amor maior 
Que alguém possa encontrar

É natural e divino

Moldado no ventre materno

No ambiente uterino

É um laço forte e eterno
Submerso como um submarino.

II

 Querida mãe, hoje estou distante 

Relembrando do seu carinho

Da sua presença marcante

Ainda que um pouco crescido

Lembro também dos seus beijos

Sinto a ternura, o calor e o abrigo

Dos seus abraços, afagos e cheiros

Sei que sempre preciso.


Cuidava dos meus brinquedos 
Ouvia-me com atenção 
Guardava os meus segredos
Servia o café, o almoço, a sopa e o jantar
Mantendo sempre o meu sossego.

Preparava o mingau de aveia 

Cantava para eu dormir
Com muito sangue na veia
E a essência para transmitir
Um olfato de sereia 
Querendo para eu ouvir

A palavra que semeia

Hoje eu quero retribuir!

 

Se a comida era pouca 
Juntos, éramos oito irmãos
Com tudo bem dividido
Em igual proporção
Não existia partido
Nem distinção
Todos recebiam
O mesmo quinhão
Tudo era feito com amor
E muita dedicação
No mais gostoso sabor
Temperado com emoção
Com o néctar do beija-flor
Zelo, cuidado e atenção
Por você minha linda flor
Mãe, amada do coração.

 

 III

 Minha mãe, mamãe!

Meu eterno tesouro
Te amo no fundo do coração!
No teu ventre fui gerado
Com muitas bênçãos e unção 
Nascido de sete meses
Naquele dia de emoção.

 

Ao teu lado fui criado 
Do teu grande amor
Muito bem alimentado
Este presente é pra você
Neste dia abençoado
Pela bênção de Deus
Sou bem-aventurado.

 

Meu tesouro!

Se não fosse o seu amor
Poderia ser um vassalo 
Mas, do contrário eu sou 
Um homem realizado
E para minha grande alegria
Um cronista e poeta afortunado
Dou graças por Deus ter me escolhido

Para estar sempre ao seu lado.

 

Você é um tesouro

Bem guardado no fundo

Do meu coração

Te amo! Minha mãe!

 

 

MÃE: O NOME MAIS DOCE DO MUNDO!


 “Mãe... Que a beleza das flores, a doçura do mel, o brilho das estrelas, envolvam você hoje e que você continue irradiando amor e alegria que você sempre nos ofereceu! ”  (Autor desconhecido)

 O alicerce da vida começa com o amor de mãe que nos dá força e se renova a cada gesto de carinho, no presente ou nas lembranças eternas que sempre estarão em nossa memória e fazem parte da nossa história.

Mãe, mulher, amor sem limite, incondicional. És mulher virtuosa... cheia de graça... Esposa, dona de casa, com seus afazeres pessoais e profissionais. Acha tempo para tudo e para todos. Atenciosa, intuitiva, com o sexto e sétimo sentidos apurados, luta pelos filhos, sem limite, nem medo, suporta qualquer torpedo, é mais forte que um elefante, mais resistente que estrutura de ponte, mais dura que qualquer diamante, é sempre a estrela mais brilhante.

“O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho. ” (Agatha Christie)

 Querida mãe, o que posso dizer neste dia: sem você a minha vida seria vazia, para dizer a verdade eu não existiria.

Parabéns querida mãe, estamos felizes por tê-la sempre ao nosso lado. Somos oito, frutos do seu ventre abençoado: Zequinha, Caca, Nilra, Beto, Nilma, Nilde, Nilma, Uilton e Josete, como você carinhosamente nos chamava na infância.  Você é mãe eternamente, incondicionalmente, sempre será amada, e por demais admirada. Não precisa dizer que também pode ser “Brava”. A vida é bela mãezinha do coração, a sua missão continua siga firme a sua estrada porque a caminhada é longa e a vitória assegurada.

“Mães judiciosas sempre têm consciência de que são o primeiro livro lido e o último posto de lado, na biblioteca dos filhos. ” (Charles Lenox Remond)

Mãe protetora, mulher admirável, exemplo para os seus filhos. Que Deus continue iluminando os seus passos a cada dia. Você é a melhor mãe do mundo! Te amamos profundamente!

Se tiver dúvida do que te digo, pergunte para qualquer um dos seus filhos: Qual é a melhor mãe do mundo? A minha!

 “Mãe...

São três letras apenas,

As desse nome bendito:

Três letrinhas nada mais...

E nelas cabe o infinito

É palavra tão pequena

Confessam mesmo os ateus

É do tamanho do céu

E apenas menor que Deus! ”

(Mario Quintana)

 Feliz dia das mães!

 


*José Carlos Castro Sanches é
químico, professor, escritor, cronista e poeta maranhense.  Membro Efetivo da Academia Luminense de Letras – ALPL, autor dos livros: Colheita Peregrina, Tenho Pressa e A Jangada Passou (Tríade Sancheana); No Fluir das Horas é tempo de ler e escrever, Gotas de Esperança e A Vida é um Sopro! (Trilogia da Vida), e outros dez livros inéditos. Visite o site: falasanches.com e a página Fala, Sanches (Facebook) e conheça o nosso trabalho como escritor, cronista e poeta. Adquira os Livros da Tríade Sancheana e Trilogia da Vida na Livraria AMEI do São Luís Shopping ou através do acesso à loja online www.ameilivraria.com.

    NOTA: Esta obra é original do autor José Carlos Castro Sanches e está licenciada com a licença JCS10.05.2019. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas. Esta medida fez-se necessária porque ocorreu plágio de algumas crônicas do autor, por outra pessoa que queria assumir a autoria da sua obra, sem a devida permissão – contrariando o direito à propriedade intelectual amparado pela lei nº 9.610/98 que confere ao autor Direitos patrimoniais e morais da sua obra.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário