Quem é Jucey Santana




JUCEY SANTANA


Jucey Santos de Santana, natural de Itapecuru Mirim (MA), filha de Manoel Germano dos Santos e Margarida Barbosa dos Santos. Graduada em Direito, pesquisadora, memorialista, biógrafa e antologista. Membro Fundador das seguintes  Academias de Letras e Instituições literárias: Academia Itapecuruense de Ciências, Artes e Letras - AICLA; Academia Vargem-grandense de Letras e Artes – AVLA; Academia de Belas Artes do Rio Grande de Sul – ABARS; Associação Maranhense dos Escritores Independentes - AMEI;  Faz parte ainda  das seguintes instituições: Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALMA, (atual presidente); Sociedade de Cultura Latina do Brasil - SCLB; Academia Norteamericana de Literatura Moderna - ANLM; Academia Ludovicense de Letras - ALL; Associação de Escritoras e Jornalista do Brasil – AJEB; Núcleo de Estudos de Mariana Luz – NEMA; Academia Maranhense de Trovas  e outras.

Publicou as seguintes obras:

 - Mariana Luz: Vida, Obra e Coisas de Itapecuru Mirim (2014);

 - Itapecuruenses Notáveis (2016), seg. edição (2018);

 - Sinopse da História de Itapecuru Mirim (2018);

 - A Cigarra Mariana Luz, categoria infanto-juvenil (2019), Seg, Edição (2019);        -  Em parceria com Assenção Pessoa, publicou a coletânea, Inspirações Poéticas (2016);

 - Em parceria com Inaldo Lisboa; João Batista, um homem itapecuruense e sua múltipla história (2016);

  - Em parceria com João C. Pimentel Cantanhede, Púcaro  I (2017);

  -     “                        “               “             “             Púcaro II (2018);

        “                        “               “             “             Púcaro III,(2021).

 - Organização individual; As Aventuras do Gato Syd, para o neto Davi (2018), Seg. Edição (2018);

 -  Organização Individual, O Iguaraense, 175 anos de Vargem Grande (2020);

Participou de várias antologias no Maranhão e no Brasil.

    O último trabalho literário em andamento trata-se da obra, Notáveis Maranhenses, Pioneiras na literatura e na política, à publicar.

Obs: Tem como foco de interesse maior o incentivo e a divulgação da  produção literária e artística   maranhense notadamente da região itapecuruense e iguaraense. Para isso usa como ferramenta o blog cultural Jucey Santana, o Jornal de Itapecuru, que é redatora desde 2010  e os livros coletivos que organiza desde 2012.

9 comentários:

  1. Li o livro O Itapecuru de Zuzu Nahuz, presente do famoso Benedito Buzar. Cada página lida, sentia-me no rio Itapecuru, nas goiabeiras, nas gincanas culturais das escolas, na mesa farta na casa dos pais, amigos ou tias... Muito emocionante. Queria mais, acessei internet em busca do Itapecuru da época do Zuzu
    Estou triste, não visualizei a casa onde morou, a escola onde estudou, os quintais onde brincou..., mas encontrei você. Tens fotos, dessa época que possas disponibilizar no seu blog!
    Ele morreu com quantos anos e de que ? Da família ainda alguém vivo ?

    ResponderExcluir
  2. A biografia do jornalista Zuzu Nahuz está no meu livro Itapecuruenses Notáveis. O livro das cronicas dele lançado por Buzar está muito procurado, uma viagem a Itapecuru dos anos 20/30/40. Infelizmente perdemos nossa memória arquitetônica. Na próxima semana estarei postando mais informações sobre o jornalista e algumas fotos do seu tempo. Voce é itapecuruense?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Sra. Jucey Santana, poderia me informar se tens algum conhecimento sobre a árvore genealógica da família Rodrigues (Francisco Solano e ou Nina Rodrigues)? Atenciosamente, Solano Netto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia entrar em contato comigo? WhatsApp 98 9 9994 3777
      Estamos levantando dados sobre a família.
      Grata pela comunicação
      Jucey Santana

      Excluir
  4. Raimundo Nonato Cardoso, meu avô paterno. Gratidão por citá-lo em seu livro.

    ResponderExcluir
  5. Mermam adimiro muito me aceita no facebook ta bom JohnnyLago

    ResponderExcluir
  6. Admiro o seu grande esforço enfocando na abertura de academias e na divulgação da cultura literária no estado. És uma mulher forte e determinada.

    ResponderExcluir
  7. Jucey, muito interessante este seu perfil biográfico do Pe. Dourado. Eu estou escrevendo biografia de um pracinha da FAB que conheceu p Pe. Dourado, e gostaria de saber onde posso conseguir os livros que ele escreveu durante sua estada na Guerra da Italia. Haveria alguma livraria ou sebo aí em sua cidade que tivesse estes livros? OUtra curiosidade: há alguem da familia que possua cartas do Padre durante a guerra? Obrigado.

    Outros Céus, 1942;
    − Estou Ferido, 1945;
    − E... a guerra acabou, 1948;
    − Bom Soldado, (crônicas educativas), 1949;
    − Homens que lutaram, 1950;

    ResponderExcluir
  8. Sou amigo e conterraneo de Mauro rego
    Como vc é de itapecuru pesquisou algo sobre o comendador rosa?

    ResponderExcluir