sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

FRANCISCA ELIANA RAMOS


           


                           A Popularidade de Doutora Francisca

Jucey Santana. 
             
A médica Francisca Eliana Ramos, nasceu em Fortaleza (CE) em 29 de abril de 1946. Filha de Francisco Xisto Ramos e Geraldina Magalhães Ramos, desde criança acalentava o sonho de um dia ser médica para  ajudar a população menos favorecida, que observava enfrentando filas nos hospitais, quando sua mãe a levava  para consultas rotineiras.

Fez seus primeiros estudos na capital cearense e em 1973 chegou à São Luis do Maranhão, com um grupo de 15 jovens cearenses para se submeter ao vestibular para a  20ª turma de Medicina da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, se saindo vitoriosa como a maioria de seus conterrâneos.  


 Como acadêmica, com certas  limitações financeiras,  precisou trabalhar como professora de Biologia,  no Colégio Silva Martins de 1975 a 1977, e realizando plantões noturnos em postos médicos, para custeio das suas necessidades.

Em 31 de dezembro de 1979, concluiu o curso de medicina na UFMA e imediatamente se inscreveu para a primeira turma de residência médica no Hospital Presidente Dutra com duração de dois anos e meio para  especialização em Medicina Geral Comunitária, com carga horária de 6.000 horas. Como residente médica também participou do III Curso  de Saúde Pública, patrocinado pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA e da Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ. 

            A médica Francisca Eliana teve seu primeiro emprego em 1982, como  Diretora Regional de Pinheiro na baixada maranhense,  em seguida foi nomeada para o Hospital Regional Adélia Matos Fonseca,  ainda em  1982, nomeada pelo governador João Castelo a pedido do Dr. Miguel Lauand. Chegou a ser diretora do hospital em dois períodos,  em 1989 e depois em 1996.  
             Lecionou alguns anos, Química, no Colégio Leonel Amorim. 



                        Participação em Cursos e  homenagens recebidas 

         - I Jornada Médica INAMPS-MA, com carga horária de 40 horas, pelo Centro de Estudos do Hospital Presidente Dutra, novembro de 1980.

            - Treinamento em Controle de Tuberculose, com carga horária de 40 horas, pela Secretaria de Saúde Pública do Maranhão, dezembro de 1987.

            - Curso de Psiquiatria, com carga horária de 60 horas, pela Secretaria de Saúde Pública do Maranhão, setembro de 1991. 

-  Treinamento Introdutório para Médicos e Enfermeiros do Programa de Saúde da Família, com carga horária de 40 horas pela Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, em julho de 1999.

- Capacitação em Fortalecimento das Competências Familiares,  carga horária de 16 horas, em Quixadá (CE), pela   Secretaria de Saúde do Ceará,  novembro de 2002.

            - Normas e Condutas Diagnósticas e Terapêuticas para assistência aos pacientes graves de Leishimaniose Visceral, com carga horário de 24 horas, pela Secretaria de Saúde Pública do Maranhão, agosto de 2005.

            - Oficina de Educadores Sociais, projeto para redução da mortalidade infantil, pela Fundação Sousandrade, São Luis (MA), março de 2010.

            - Diploma de melhor - Desempenho em Atendimento e Apoio a Comunidade Itapecuruense, outorgado pela Imprensa Itapecuruense em 25.10.1986.   

            - Título de Cidadania itapecuruense, conferido pela Câmara Municipal de Itapecuru Mirim em 21.7.1988.

            - Certificado de “Amigo do Lions”  conferido pelo Lions de Itapecuru de Itapecuru Mirim, Distrito L – 26  em 29.9.2001.

            - Comenda Municipal Mariana Luz, outorgada pela Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim, através do prefeito através do prefeito Miguel Lauande em parceria com a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, em 10.12.2017. 

                                            Médica em  Itapecuru Mirim

            Considerada a médica mais querida e  popular de Itapecuru Mirim, cidade que a acolheu com carinho, casou-se com o Senhor Raimundo Veras com quem  teve dois filhos:  Paulo Vinícius e Paula  Valéria. A sua casa passou a ser considerada, casa de acolhimento, por ter criado encaminhado na educação e posteriormente ao   mercado de trabalho,  vários  jovens que os acolhia com carinho como se fosse seus próprios,  que em suas contas,  passam de 20 pessoas. Sempre gostou de casa cheia. Além disso, com seu espírito gregário e humanitário, sempre esteve de portas abertas a quem a procurasse a qualquer hora do dia ou noite para atendimento médico ou social. 

            Entre seus primeiros  amigos ela destaca:   Graciete Cassas, Zé luís Garcia, Dr. Edmar Bezerra, Dr. Fernando Wellington, Dr. Miguel Lauande e muitos  outros.

Nunca participou de política partidária, sempre foi amiga de todos. Tem várias dezenas de afilhados e compadres em Itapecuru Mirim. 


A sociedade itapecuruense  que sempre  esteve ao seu lado mesmo nos momentos difíceis oferecendo apoio e carinho    e seus inúmeros ex-alunos do Colégio Leonel Amorim, onde a classificaram como uma Itapecuruense Notável.
           
           

Um comentário: