quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ADOLESCENTE ITAPECURUENSE PUBLICA LIVRO DE POESIA


                                                MINHA VIDA EM POESIA

Jucey Santana


A pequena Deborah Fernanda Pereira Ferreira, nascida em 05 de outubro de 2008, sempre se destacou pela sua determinação. Eu a conheci em 2015, quando ela contava apenas sete anos de idade, nos bancos da escola de desenho da Casa da Cultura de Itapecuru Mirim. Na ocasião, levada por seu tio, Antonio José, aluno da Escola, eu sendo coordenadora daquela Casa, na época. Era a menor da turma e a mais exigente, todos os seus trabalhos, constituídos de pequenos desenhos de flores, sol, lua, casa e de seus pais e tios. Também devo informar que eu era sua modelo favorita, quase todo dia, ganhava um retrato desenhado pela infante desenhista. Minha mesa vivia cheia dos desenhos de Débora, que ainda exigia que eu colocasse notas nos seus trabalhos, para sua avaliação pessoal.

Ficou na escola durante quatro anos, com as suas grandes tranças nos cabelos, acompanhando o seu jovem tio, um excelente desenhista, dando uma trabalheira ao seu professor Flávio Abreu, que aliás assina as ilustrações deste seu primeiro livro .


No final de 2019, mais uma vez a Débora me surpreende. Sendo presidente da Academia Vargem-grandense de Letras (AVLA), lancei o projeto, “AVLA na escola, descobrindo talentos”. Quando cheguei ao local da apuração do concurso literário, em 21 de dezembro, encontrei entre os catorze finalistas,  a jovem Débora, com um poema em homenagem ao cientista vargem-grandense, Nina Rodrigues. Ela fez questão de declamar no momento, me enchendo de emoção e orgulho!  Que pirralha metida!!!

M sinto muito feliz acompanhando este seu primeiro passo rumo a arte poética, com certeza virão outros, servirá, assim, de inspiração a outras crianças de sua terra. Seguramente, a menina terá um futuro promissor, com o apoio e incentivo da família, principalmente seus tios: Antonio José, João Batista, Manoel e Leonardo e da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes - AICLA e da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes – AVLA. O seu lançamento está marcado para o dia 5 de novembro próximo, em Itapecuru Mirim, por ocasião do lançamento coletivo organizado pela IV FLIM e a Biblioteca Benedito Leite.

Avante, Débora!

  

10 comentários:

  1. Muito bom!
    Que seja o primeiro de muitos!
    Agradeço em especial a sua colaboraçào dona Jucey, por tornar esse projeto uma realidade!

    ResponderExcluir
  2. É maravilhoso ver nascer novos leitores e escritores em nossa terra. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A Débora será um orgulho para os Itapecuruenses!

    ResponderExcluir
  4. Esse lançamento vai ser um sucesso, parabéns as oportunidades que está sendo gerada pra Débora e eu creio que Aparti da i muitas pessoas vão passar a acreditar em si e dizer eu consigo parabéns Itapecuru parabéns Débora e sucesso não apenas nesse mais nus muito que viram

    ResponderExcluir
  5. Uma menina de ouro, merece todo reconhecimento por sua dedicação e vocação.
    Parabéns Deb,seu futuro é brilhante. Parabéns e obrigada a todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  6. É realmente um orgulho a Débora desde criança é muito inteligente.sempre mi surpreendeu com tudo.e é com muito orgulho dela q digo vc vai ser..já é uma escritora fantástica. Amo vc minha sobrinha linda.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Débora, que Deus abençoe seus projetos e sonhos, que eles sejam grandes, assim como a sua inteligência e determinação👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  8. Com certeza será um orgulho para os itapecuruenses está de parabéns tá top o livro

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Débora que Deus proteja a sua inteligência e que seu futuro seja muito sucesso e glória. Aplausos!

    ResponderExcluir