terça-feira, 31 de outubro de 2023

LOVECRAFT: A CRIAÇÃO DO TERROR CÓSMICO E A ASCENÇÃO DO TERROR PSICODÉLICO

Christian Fonseca

H.P. Lovecraft é reconhecido como o mestre do terror cósmico. Seu estilo único e perturbador de escrita estabeleceu as bases para um subgênero literário que ficou conhecido como "terror cósmico" ou "horror cósmico".

Lovecraft criou um universo fictício chamado "Mitos de Cthulhu", onde entidades cósmicas antigas e poderosas governam o cosmos. As entidades do universo deste aclamado autor, como Cthulhu, Nyarlathotep e Azathoth, estão além da compreensão humana, e sua mera existência é capaz de enlouquecer as mentes mais racionais.

Embora a os gêneros cósmico e psicodélico sejam distintos, eles compartilham elementos temáticos e estilísticos que se entrelaçam em certos contextos.

O terror cósmico de Lovecraft se baseia na ideia de que a humanidade é insignificante e impotente diante das forças do universo. Seus personagens são confrontados com a vastidão do cosmos e a descoberta de que a realidade é muito mais complexa e aterrorizante do que se pode imaginar.

Embora Lovecraft não tenha devotado sua escrita especificamente ao terror psicodélico, pode-se afirmar que alguns elementos de suas histórias estão ligados a esta dimensão estética. Seus contos apresentam descrições vívidas e alucinatórias de seres e paisagens cósmicas, evocando uma sensação de estranheza e maravilhamento.

Além disso, a experiência de seus personagens ao testemunhar a verdadeira natureza do universo muitas vezes é descrita como uma experiência de horror e êxtase, elementos que também são encontrados no terror psicodélico.

A conexão entre Lovecraft e o terror psicodélico é explorada por alguns escritores contemporâneos, que buscam combinar os temas e conceitos do terror cósmico com os elementos alucinatórios e psicodélicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário