domingo, 14 de julho de 2019

FUNDAÇAO DA ACADEMIA VARGEM-GRANDENSE DE LETRAS



 Por: Jucey Santana
A fundação da Academia Literária  de Vargem Grande, começou a ser gestada  em março de 2013,  através do saudoso José Jorge Gomes Rodrigues, que mesmo sendo Itapecuruense, tinha  laços familiares  em Vargem Grande com  muitas lembranças afetivas por ter vivido muitos anos nas terras de Raimundo Nonato dos Mulundus, que me pedia que ajudasse a fundar o sodalício do Iguará.   

Primeiros Passos


Depois de várias viagens, eu e Zé Jorge, com visitas a intelectuais, professores  e amigos não conseguimos motivá-los.    Frustradas as primeiras tentativas não desisti, procurei outros caminhos fazendo contatos com outras pessoas e me apaixonando por Vargem Grande, fiz até romaria de São Raimundo em 2016 para conhecer de perto os romeiros e as sua cultura. Sempre que visitava o amigo Zé Jorge, já doente, ele arregalava os olhos e perguntava: e a Academia de Vargem Grande? Eu respondia vai sair...


 Em 20 de maio de 2014, juntamente com o jornalista presvarguense, Gonçalo Amador e  o padre Raimundo Baiano, conseguimos reunir 14 intelectuais entre professores e poetas na escola  Escola Raulina de Sousa Silva.  Na ocasião foi formada uma comissão para os primeiros trabalhos do projeto da fundação. Apesar do entusiasmo  demonstrado por todos, não perseveraram e  mais uma vez o projeto foi abortado.

Fiz contato ainda com o ilustre escritor e musicista Dico Barroso, em 2015, que sempre esteve interessado na fundação, mas também não vingou. Talvez faltasse whatzap na época?
Adicionar legenda


Mas não desisti. Imaginava como fazer para motivar aquela gente! Em 02 de fevereiro de 2019, quando fomos para participar da fundação da Academia de Zé Doca, me bateu um saudosismo de Vargem Grande. Porque não dá certo  a academia de lá?  se Zé Doca é uma cidade nova com pouca história e já tem academia?  Por que não Vargem Grande com quase duzentos anos de historia? 

Então fiz um apelo ao confrade Antonio Noberto, presidente da Academia Ludovicense de Letras para reaver o projeto da fundação da Academia do Iguará, prontamente acatado por este, que na ocasião sugeriu alguns nomes.  Também foi montada  outra estratégia, a de descentralizar e criar núcleos em São Luís e nas cidades vizinhas  de  Nina Rodrigues e Presidente Vargas como forma de sustentação. Deu certo.  Entre  18 de fevereiro, a 13 de julho,    fizemos vários encontro, estabelecemos  comissões organizamos estatutos, eventos culturais e não se parou mais...

          174 anos de instalação da Vila em Vargem Grande

A Academia está sendo criada ao formato de um consórcio da antiga região  do Iguará, com grande entrelaço na história e cultura para alicerçar o sodalício. 

Formamos núcleos, para descentralizar, criando frentes de trabalho para uma culminância no dia 14 de julho, data comemorativa dos 174 anos de instalação da Vila em Vargem Grande, já que havia sido criada e emancipada politicamente e administrativamente em 19 de abril de 1833, em Manga do Iguará.

 
                   Patronos e Membros

A academia esta sendo criada com 40 cadeiras sendo patroneadas  por ilustres filhos da região do Iguará, in memorian, em caráter vitalício, que prestaram relevantes serviços, tendo deixado um legado cultural, artístico, educacional, literário ou tenha prestado relevantes serviços em prol do desenvolvimento da sua terra natal. 

Os membros efetivos representarão seus patronos, com levantamento de dados biográficos e bibliográficos para compor a memoria da região. 

A formação dos núcleos seguiu esta distribuição: Vargem Grande  10 membros,  residentes em  São Luis, 7  membros,  Nina Rodrigues, 6 membros, Presidente Vargas, 5 membros e Itapecuru Mirim 3 membros perfazendo um total de 31 ACADÊMICOS FUNDADORES DA  CASA DE NINA RODRIGUES. Teremos ainda 9 cadeiras vagas que serão abertas para votação posteriormente.

Um comentário:

  1. Parabéns nossa Imortal Jucey por esta grande e incansável luta pela cultura Maranhense e em especial por Vragem grande que possue muitos intelectuais que estavam com seus talentos adormecidos pela falta de um incentivo maior. Agora com a academia de Letras tenho a certeza que serao descobertos novos talentos para o engrandecimento da cultura vargengrandense. Parabens Jucey, que Deus continuem iluminando seu horizonte para novas descobertas de talentos.

    ResponderExcluir