quinta-feira, 18 de julho de 2019

BIBLIOTECAS DE ITAPECURU MIRIM

          






                                                Primeiras Bibliotecas 

As primeiras notícias da organização dos acervos literários em Itapecuru Mirim deram-se a partir da fundação do Clube Familiar, no início dos anos 70 do século dezenove, figurando entre os fundadores o casal João Francisco da Luz e Fortunata Gonçalves da Luz, pais da poetisa Mariana Luz. Um dos requisitos estatutários do clube era a obrigatoriedade dos sócios doarem livros e assinaturas de jornais para uso dos frequentadores. O clube promovia saraus, soirées, tertúlias e outros eventos com fins lucrativos para manutenção do hospital [1] construído à custa do deputado itapecuruense Raimundo Nogueira da Cruz e Castro e inaugurado em 1876, na gestão de Boaventura Catão Bandeira de Melo. Com a extinção do clube no final do século dezenove, possivelmente os livros ficaram sob os cuidados de Mariana Luz, muitos dos quais, posteriormente, doados à Biblioteca Benedito Leite, segundo documentos encontrados em jornais no início do século vinte. 

Com a criação do Instituto Rio Branco em 2 de abril de 1926 pelo professor Newton de Carvalho Neves, foi recuperado e reorganizado o acervo literário que culminou com a instalação da primeira Biblioteca Pública de Itapecuru Mirim.

  Biblioteca Henriques Leal

Em 17 de agosto de 1944 foi aprovado um Decreto-Lei da Prefeitura Municipal pelo Conselho Administrativo do Estado do Maranhão para a criação de uma biblioteca municipal denominada Henriques Leal, na gestão do prefeito Bernardo Thiago de Matos. O prefeito organizou e adquiriu livros de várias categorias literárias, porém, com as constantes mudanças de gestores o acervo ficou reduzido. 

Ao ser empossado na Prefeitura Municipal em 16 de outubro de 1952, depois de uma penosa batalha judicial, o jornalista e professor João da Silva Rodrigues levou consigo o seu precioso acervo literário e otimizou a biblioteca em uma das salas do recém-inaugurado edifício da Prefeitura Municipal. Trinta e quatro dias depois da sua posse em 20 de novembro de 1952, sancionou a Lei Municipal nº 52, que recriou a Biblioteca Municipal Henriques Leal, tendo a sua esposa Lenice Serra Rodrigues assumindo a função de guardiã do espaço. Na ocasião alguns intelectuais itapecuruenses doaram livros,biblioteca.  

Em 1961  Abdala Buzar Neto assumiu a prefeitura, tendo por chefe de gabinete o professor e jornalista João Rodrigues, defensor da cultura, educação e preservação da Biblioteca Municipal. Ainda em 1962, o desembargador itapecuruense Raimundo Públio Bandeira de Melo, por motivo de aposentadoria e mudança para o Rio de Janeiro, doou toda sua biblioteca particular para o acervo de Itapecuru Mirim, intermediado pelo secretário João Rodrigues.

 Biblioteca Manoel Caetano Bandeira do Melo

Em 1969, na gestão de João da Silva Rodrigues, foi inaugurada a Escola Municipal Mariana Luz, agrupando quatro escolas em moderno edifício. Os turnos matutino e vespertino ficaram sob a supervisão da professora Teresinha Bandeira de Melo e à noite em cada ala funcionava uma escola de adultos: a antiga Escola Padre Cabral, da Escola Paroquial, passou a denominar-se Escola Gonçalves Dias, dirigida pelo professor Boaventura Bandeira de Melo, e a Escola Tiago Ribeiro era dirigida por Luís Bandeira de Melo. 

Ao final, em ampla sala, foi instalada uma moderna biblioteca, denominada Manoel Caetano Bandeira de Melo, cadastrada na Comissão do Livro Técnico e Didático – COLTED e na Fundação Nacional do Material Escolar – FENAME, vinculadas ao Ministério da Educação-MEC.  

Biblioteca Dr. Raimundo Públio Bandeira de Melo

Em 1972, o prefeito municipal Raimundo Nonato Coelho Cassas alterou a denominação da  para Biblioteca Municipal Dr. Raimundo Públio Bandeira de Melo, pela Lei nº 344, de 11 de setembro de 1972, em homenagem ao benfeitor da biblioteca municipal, o ilustre desembargador falecido em 1966. 

 Pela mesma Lei o prefeito autorizava o convênio com o Instituto Nacional do Livro, do Ministério da Educação e Cultura, para manutenção e assistência técnica, e incluía no orçamento uma dotação anual de dez salários mínimos  para aquisição de livros. São escassas as informações sobre a continuidade do projeto.

Biblioteca do Mobral

 Em 1971 foi instalado o Núcleo do Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, em Itapecuru Mirim, iniciando no Clube das Mães. Depois mudou para uma  ampla casa na Avenida Benedito Leite, com vários setores como: triagem, matrículas, cadastros,  acompanhamento de professores e a biblioteca.

A biblioteca era dotada de grande acervo, de livros didáticos e outros gêneros literários utilizados pelos  usuários do projeto e  toda população que procurava os serviços da biblioteca, na forma de pesquisas ou empréstimos.

 Biblioteca Benedito Buzar

No segundo mandado do senhor José Ribamar Lauande foi construída a Biblioteca Municipal de Itapecuru Mirim, na Praça Padre José Albino, na lateral da paróquia Nossa Senhora das Dores, com a anuência do padre Benedito Chaves, que solicitou ao prefeito uma destinação à praça que, segundo ele, servia de encontros clandestinos de namorados e jovens desocupados.

 Apesar de bem instalada, com as subsequentes mudanças de administradores municipais foi relegada ao descaso, com a falta de renovação do acervo.

Em 1999 passou por uma importante reforma  e renovação do acervo  e pela Lei nº 799, de 21 de dezembro de 1999, passou a denominar-se Biblioteca Pública Benedito Buzar, na administração de Miguel Lauand Fonseca e a partir de então o jornalista Benedito Buzar passou a ser o maior provedor do acervo literário. 

Reformada e reinaugurada em 18 de julho de 2019, pelo prefeito Miguel Lauand, e dotada de novo acervo literário e mobiliário através de projeto financeiro cultural do deputado Júnior Marreca.

Biblioteca Farol do Saber

A Biblioteca Farol da Educação Maria do Rosário Barros Amorim, situada na Avenida Benedito  Bráulio Mendes, no bairro Caminho Grande, foi inaugurada em 2006. É uma das 118 unidades existentes em todo o Estado, disponibilizando um farto acervo literário aos leitores. Atualmente  sob a coordenação do Sistema Estadual das Bibliotecas Públicas, criado pela Lei nº 10.613 de 5 de julho de 2017, com o objetivo fomentar o acesso da população ao livro e à leitura. A Biblioteca Farol da Educação  reformada e reinaugurada no inicio do ano de 2019 com acervo literário renovado.

 O itapecuruense está bem servido de bibliotecas

A população de Itapecuru Mirim ainda conta com a Biblioteca Viriato Correa da UEMA, Campus Itapecuru Mirim, Biblioteca do SESC de Itapecuru, Biblioteca Mariana Luz no IFMA, Campus de Itapecuru Mirim e outras instaladas em colégios da rede municipal e estadual. Brevemente será inaugurada a Biblioteca Virtual ao lado da Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim.  
 
               Do livro Sinópse da História de Itapecuru Mirim, pag. 75 da autoria de Jucey Santana



Um comentário:

  1. O itapecuruense está de parabéns pelo acervo bibliotecário que possui. Jucey, meus aplausos pelo seu envolvimento com a cultura, não só de Itapecuru, mas com a maranhense, como um todo. 👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir