domingo, 4 de agosto de 2019

III ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL


  De 25 a 27 de julho, o concelho de Valpaços recebeu o III Encontro  numa iniciativa de promoção da relação entre portugueses e brasileiros.
Adicionar legenda
A Sociedade de Cultura Latina  com o apoio do Concelho  de Valpaços, promoveu o importante encontro para homenagear  escritores brasileiros e portugueses e congregar  a cultura do Brasil e de Portugal.  Dilercy Adler, presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB), abriu os trabalhos no auditório da Casa do Vinho, em Valpaços com a presença de várias autoridades como professores, o presidente da Câmara Municipal, Amilcar Almeida vereadores, o diretor regional da Cultura do Norte, Antonio Ponte  e escritores e  o presidente honorário da SCLB para a Região Norte de Portugal, António Alves.


O presidente da Câmara  Amílcar Almeida se  mostrou orgulhoso  pela realização do encontro no concelho, enumerando alguns aspectos da cultura do povo português e brasileiro. 

Houve  várias mesas redondas, que possibilitaram  a abordagem de temáticas como: a Integração Cultural e Latinidade, as Tendências da Literatura Contemporânea, a Linguagem Poética Brasil e Portugal, as Práticas pedagógicas nas escolas brasileiras e portuguesas e a Génese da criação literária no Brasil e Portugal.

Na ocasião houve lançamentos coletivos  livros de portugueses e brasileiros e  declamações de poesias com momentos de partilha de leituras, vídeos, filmes,  apresentações artístico-culturais,  musicais, passeios turísticos .

Este III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil potenciou a partilha da cultura latina e o reencontro dos povos do Brasil e de Portugal.
Vale registrar que durante os três dias do encontro a comitiva de mais de 20 brasileiros  contaram com cordial  acolhida do Poder Público do concelho de Valpaços,  através do Presidente da Câmara, Senhor Amilcar Almeida, do Presidente da Junta do Concelho (prefeito), Senhor Antonio de Jesus Costa, membros da academia de Letras de Tras-os Montes, intelectuais, escritores, professores e demais autoridades. 



                       Objetivos do encontro:
Congregar os povos latinos, promovendo a sua cultura, em especial entre o Brasil e Portugal;
Divulgar a cultura e os vultos latinos;
Analisar e refletir acerca da dimensão política na cultura, em especial na   Latina;
Refletir acerca do papel da Mulher Latina na cultura dos seus países;
Promover e apresentar projetos culturais com escolares do Brasil e Portugal;
Homenagear 5 importantes mulheres, entre as quais, duas maranhenses:
  - Florbela Espanca – Portuguesa;
  - Judith Teixeira – portuguesa;
  - Maria Firmina dos Reis – Brasileira (Maranhão);
 - Mariana Luz – Brasileira (Maranhão);
-  Nélida  Piñón – Brasileira.
                              
Um pouco da História da SCLB


A primeira Sociedade de Cultura Latina foi fundada em 1909, em Lácio, próximo à Roma, na Itália. Em 1942, foi fundada em Portugal.    Posteriormente, o português, Joaquim Duarte Baptista, trouxe a Sociedade para o Brasil e trabalhou pelo seu  fortalecimento estimulando a criação de Núcleos em todo Brasil.

Joaquim Duarte Baptista oficializou a SCLB nacionalmente  em uma Assembleia Geral  nos dias 24 e 25 de julho de 1988. Escritores de diversos Estados Brasileiros reuniram-se na Casa de Portugal no Centro de São Paulo para deliberarem sobre a fundação da entidade. Na fundação ficou definido que a Sociedade de Cultura Latina seria uma entidade civil, sem fins lucrativos, com objetivo principal de difundir, divulgar e, primordialmente, lutar pela Democratização da Cultura Brasileira.

Assim, em 24 de julho de 1988, foi fundada  que em  2018, completou 30 anos no Brasil. A data  foi comemorada  com o  IV Encontro Nacional, com a finalidade precípua de festejar os 30 anos de existência da SCLB,  realizado de 19 a 21 de julho de 2018 em São Luís/Maranhão/Brasil. 

Na ocasião ficou decidido e aprovado em Assembleia Geral que os encontros nacionais serão realizados bianualmente e que os internacionais ficaram com periodicidade aberta, mas que haveria a possibilidade de o III Encontro Internacional da SCLB ser realizado em Portugal, em 2019. Isso devido a SCLB contar com um Presidente Honorário para a Região Norte de Portugal, Antonio Luis Alves, por indicação de Joaquim Moncks (RS) e com aprovação, por unanimidade, em Assembleia Geral.

Ao longo dos 30 anos de fundação da SCLB foram realizados dois Encontros Internacionais, segundo o Novo Liberal de agosto de 2010 (Ano 6, nº 27): nos EUA, organizado por Terezinka Pereira e outro em Portugal, organizado por Maria José Fraqueza.

Portugal, terra definida para o II Encontro Internacional da SCLB nasceu no Norte. Foi na região do Porto e Norte que os portugueses começaram enquanto povo e nação. Esse espaço geográfico apresenta o valor da diferença e, concomitantemente a complementaridade das culturas.
Porto, cidade Património Mundial, é a grande porta de entrada e pode ser ponto de partida para uma viagem pela diversidade natural e cultural da região. É conhecida pelo vinho que de lá parte para todo o mundo, e, ainda, pela Escola de Arquitetura, de onde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos Prémios Pritzker. Combina também a antiguidade de igrejas e monumentos, como a Sé ou a Igreja de S. Francisco, com a contemporaneidade de edifícios marcantes como a Casa da Música, o Museu de Serralves e outros.

O rio Douro atravessa a região. Entra em Portugal apertado entre as ravinas e montanhas do interior  para percorrer toda a paisagem do Património Mundial onde se cultivam os vinhos do Porto e do Douro.



Nessa região de montanhas e parques naturais, espalham-se castelos, como o de Guimarães, santuários e igrejas que no verão são palco de romarias. Ao lado de ermidas rurais encontram-se o Barroco do Norte de Portugal feito de granito e talha dourada.  Em cidades que souberam preservar a escala humana, como Viana do Castelo, Braga, Lamego, Chaves ou Vila Real, ou em solares e casas senhoriais, vê-se o português mais autêntico, aquele que gosta genuinamente de receber, de partilhar a sua mesa  e suas tradições. No Porto e Norte de Portugal as pessoas vivem de forma natural, com alegria e gratidão por tudo o que têm e são.
Carrazedo de Montenegro situa-se em Trás-os-Montes no Distrito de Vila Real, Concelho de Valpaços. Encontra-se ainda equidistante de Murça, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Chaves.





Programação

Dia 25 – Quinta feira – Casa do Vinho de Valpaços

9h00 Credenciamento
9h30 Cerimónia de Abertura
Prof.ª Doutora Dilercy Aragão Adler, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil
Escritor António Alves, Presidente Honorário da Sociedade de Cultura Latina do Brasil para a Região Norte de Portugal
Dr. António Ponte, Diretor Regional da Cultura do Norte
Dr. Amílcar Castro de Almeida – Presidente da Câmara Municipal de Valpaços
10h00 Palestra de Abertura
Prof.ª Doutora Carla Araújo – Contributos da Linguística de Corpus para o estudo da obra de Álvaro do Carvalhal (Portugal)
Prof.ª Doutora Dilercy Aragão Adler – Centésimo Sexagésimo Aniversário de Úrsula: Romance de Maria Firmina dos Reis – primeira romancista brasileira (Brasil)
Mediador: Eng.º Augusto Lage (Portugal)
11h00 – Mesa (1) de Leitura de Poesia
Mediador: Escritor Carlos César Silva Brito (Brasil)
11h30 Abertura de Exposição “Das Musas – Arteterapia”: (de telas a óleo e livros)
Vanda Lúcia da Costa Salles
Poesia Visual – Convergências – Curadoria: Renata Barcellos – Artista Tchello D’Barros
12h00 – Visita ao Museu Interactivo da Casa do Vinho
12h30 Almoço
14h30 – Mesa Redonda (1): Integração Cultural e Latinidade
1 – Escritora Dyandreia Valverde Portugal – Sobre a Rede Cultural Sem fronteiras – Rio de Janeiro – (Brasil)
2 – Escritor Carlos César Silva Brito, Terra encantada – Matinha – (Brasil)
3- Escritor Joaquim Moncks – A Casa do Poeta Brasileiro – Pelotas – RS (Brasil)
Mediador: Prof. Me. Raimundo Nonato Serra Campos Filho (Brasil)
 15h45– Mesa Redonda (2): Tendências da Literatura Contemporânea
1 – Prof.ª e Escritora Vanda Lúcia da Costa Salles – A génese da criação literária em Olavo Bilac e Judith Teixeira- O Primado do Desejo e da Luxúria em Arte – Rio de Janeiro – (Brasil)
2- Prof.ª Doutora Renata da Silva de Barcellos – Poesia Visual de Tchello D’Barros – Rio de Janeiro – (Brasil)
3 – Dra. Maria Isabel Viçoso – As Misericórdias – Leonor de Bragança, Espírito Genial da Humanidade vivido também no Brasil – Revista Aquae Flaviae (Portugal)
Mediadora: Dra. Manuela Tender – Deputada à Assembleia da República (Portugal)
17h00 – Lançamento coletivo de livros e exposição da produção literária (1)
Mediadora: Escritora Magnólia Pedrina Sylvestre (Brasil)
18h00 – Porto de Honra – prova de vinhos e iguarias do concelho de Valpaços
19h00 – Apresentação Cultural:
 Dança de Integração – Coreógrafa Magnólia Sylvestre – ES (Brasil)
 Prof. Francisco Doutel (Portugal)

Dia 26 – Sexta feira – Carrazedo de Montenegro

9h30 –  Visita guiada pelo Concelho de Valpaços
– Igreja de Carrazedo de Montenegro (ponto de encontro)
– Igreja Matriz de Valpaços, Jardim Público e Câmara Municipal
– Cooperativa de Olivicultores de Valpaços e Adega Cooperativa de Valpaços
12h30 Almoço
14h30 – Continuação de passeio
Vilarandelo – Igreja matriz, Lagares cavado na rocha,
Praia Fluvial do Rabaçal
17h30 Casa do Vinho de Valpaços
Reunião de Representantes das SCLs
18h15 Mesa (2) de Leitura de Poesia:
Mediadora: Ana Lúcia Teixeira Xavier (Portugal)
19h00 Documentário: Nélida Piñon -Mapa dos Afetos (2000) Produtor Júlio Lellis

Dia 27- Sábado -  Carrazedo de Montenegro

 9h00 – Mesa Redonda (3): Linguagem Poética do Brasil e Portugal
1- Prof. Me. Cleyton de Sousa Braga – O Lirismo em Florbela Espanca – São Luís – Ma (Brasil)
2 – Escritora Jucey Santos de Santana – Mariana Luz – Itapecuru Mirim – MA (Brasil)
3- Profª. Doutora Dilercy Adler – Maria Firmina dos Reis e Nélida Piñon: dois
Ícones da Historiografia Literária Feminina no Brasil- Breve ensaio –  São Luís – MA (Brasil)
4- Escritora Teresa Elizabete Teixeira Xavier – Da saudade como tema à saudade como problema com Joaquim de Carvalho – Carrazedo de Montenegro (Portugal)
Mediador: Escritor Carlos César Silva Brito (Brasil)
10h30 – Mesa Redonda (4): Práticas pedagógicas nas escolas brasileiras e portuguesas
1-Prof.ª Doutora Renata da Silva de Barcellos – Navegando na Literatura – Rio de Janeiro (Brasil)
2- Profª. e Escritora Vanda Lúcia da Costa Salles – Prática pedagógica com Arte Terapia em Escola Pública Brasileira – RJ (Brasil)
3- Escritora Carla De Sá Morais- A poesia como ferramenta de ensino (Potrugal)
Mediadora: Escritora Soêmia Pimentel Cypreste – Vitória- ES (Brasil)
11h45 – Monografia de Carrazedo de Montenegro – Capital da Montanha e da Castanha (Portugal) – Dr. Jorge Ferreira
Mediadora: Escritora Jucey Santos de Santana (Brasil)
12h30 Almoço
14h00 Mesa (5) Génese da criação Literária no Brasil e Portugal
1 – Prof.ª e Escritora Vanda Lúcia da Costa Salles – A gênese da criação literária em Olavo Bilac e Judith Teixeira- O Primado do Desejo e da Luxúria em Arte – Rio de Janeiro (Brasil)
2 – Prof.ª Dra. Renata da Silva de Barcellos – Poesia Virtual de Tchello D’Barros – Rio de Janeiro (Brasil)
3 – Prof. Luís Dias de Carvalho – Fórum Galaico Transmontano – Círculo de Estudos e Divulgação – Revista Fórum –(Portugal)
4 – Prof.ª Odete Costa Ferreira – Processos Criativos na Poesia (Portugal)
Mediador – Escritor Federico Justo Mendez (Espanha)
15h30 Comunicação: “O Reflexo das viagens marítimas na literatura” –  Profª. Maria Assunção Anes Morais – Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes – (Portugal)
16h00 Mesa de Leitura de Poesia (3)
Mediador: Escritor António de Luís Alves
16h30 Lançamento coletivo de livros e exposição da produção literária (2)
Mediadora: Escritora Jucey Santos de Santana (Brasil)
17h30 – Entrega de Comendas, Medalhas, Diplomas e Brasão; 
 - O Brasão da SCLB;
 - Brasão de Carrazedo de Montenegro
 -A Medalha de Participação no Encontro;
 -A  Comenda Joaquim Duarte Baptista (Português que trouxe para o          Brasil a SCL), a mais alta honraria  da SCLB;
- Diploma  de Mérito  por participação.

18h30 – Apresentação Cultural  com concertina e gaita  da região
19:h30 Encerramento com lanche festivo, compartilhado.

2 comentários:

  1. Realmente maravilhoso, e me quedo extasiada! Parabéns a todos e todas!
    Encantada com PORTUGAL e seu povo hospitaleiro!

    Vanda Lúcia da Costa Salles
    Presidente fundadora do Museu Pós-Moderno de Educação
    http://wwwmuseuposmodenodeeducacao.blogspot.com
    GALERIA D'ARTE VANDA SALLES

    ResponderExcluir
  2. Tudo que foi dito só nos pode orgulhar.Temos orgulho,não vaidade em receber quem nos visita. Nestes dias que a história deixará escritas em letras de ouro,a alegria o sentir de almas jemeas que nos visitaram.Parabéns Brasil por nos enviar quem tão docemente e com brilhantismo a língua sempre bem amada deste nosso Portugal enriquecida por vós Brasileiros com o vosso alegre sentido que lhes dais.Lembra o canto do beija flor agradecendo uma gota de água.Nos vos agradecemos o carinho a riqueza da vossa maneira de ser e falar,Não me canso,nunca mwe cansarei de louvar o enriquecimento que vossos poetas e escritores têm dado á cultura que nos une.Agradecido.

    ResponderExcluir