quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

AS INVESTIDAS DE SATANÁS CONTRA A PADROEIRA DE ITAPECURU

  *Samira Fonseca

PEÇA EM 1 ATO

CENÁRIO

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

 

Nossa Senhora das Dores, a padroeira de Itapecuru-Mirim, está de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, com seu terço rezando baixinho. Nesse momento Satanás cruza os umbrais da igreja e é logo anteparado por Miguel Arcanjo que está com sua espada de fogo em punho.

 

MIGUEL ARCANJO ― O que você quer na casa do Senhor?

Nesse momento Nossa Senhora das Dores se levanta e volta seu rosto para o que estava acontecendo. São Benedito também se aproxima dela que já está cercada pelos anjos Gabriel e Rafael.

SATANÁS ― Vim ver a Maria das Dores.

N.S. DAS DORES (se aproximando) ― O que você quer comigo?

SATANÁS ― Vim olhar a reforma de sua casa (começa a andar pela igreja com as mãos para trás), olha isso aqui vai ficar um luxo, hem Maria! Muito me admira você, a serva tão humilde aceitar...

N.S. DAS DORES ― Por um acaso fui eu que pedi reforma de igreja? E outra coisa, eu não esqueci das palavras do meu filho, por isso não me encanto e nem me admiro com isso que estão fazendo aqui, sei muito bem que tudo será destruído; meu filho disse que não ficará pedra sobre pedra.

Nesse momento a caravana de Vargem Grande vai passando pela frente da Igreja Matriz, com São Raimundo Nonato, rumo à cidade santuário de São José de Ribamar, para o encontro das imagens que ocorre pelo festejo do padroeiro do Maranhão.

São Raimundo, como um bom filho, resolve passar pela casa de sua mãe, Nossa Senhora das Dores e ali encontra a cena se passando.

SATANÁS (Vendo São Raimundo entrar na igreja) ― Pronto, chegou o santo turista! Raimundo, você não tem o que fazer em Vargem Grande, não? A sua vida agora é passeando?

SÃO RAIMUNDO NONATO (ignora o inimigo e vai até Nossa Senhora das Dores) ― Sua bênção, minha mãe!

N.S. DAS DORES ― Deus o abençoe, meu filho.

SÃO RAIMUNDO NONATO (olhando para Satanás) ― Não lhe devo satisfação da minha vida. (Olhando para Nossa Senhora das Dores) o que esse imprestável está fazendo em sua casa?

SATANÁS ― Vim perturbar Maria. Já falei!

SÃO BENEDITO ― Irmão Raimundo, é que bateu a inveja nele, sabe como é, ninguém quer fazer igreja para ele.

SÃO RAIMUNDO NONATO ― Entendo. Inveja é um sentimento terrível que acomete até quem inventou.

SATANÁS ― Falou Raimundo dos Mulunduns, o santo fugitivo das igrejas!

SÃO BENEDITO ― Como é que é?

SÃO RAIMUNDO ― Águas passadas, eu era jovem.

SATANÁS ― Ô Benedito, vai cuidar do seu povo, vai! Deixe que com Raimundo eu me entendo. Olha que seu tambor de crioula esse ano não vai sair e eu já ouvi falar que vão construir uma praça em 2020 para o capitão do mato da Balaiada.

SÃO BENEDITO ― Capitão do mato, não. Tutor e Imperador da Liberdade dos Bem-te-vis, Negro Cosme.

SATANÁS ― Vulgo capitão do mato, ou você já esqueceu dos escravos que ele tinha.

SÃO BENEDITO ― Quem foi que te disse que Cosme tinha escravos?

SATANÁS ― Está escrito lá no livro do César Marques.

MIGUEL ARCANJO ― Cara, César Marques nunca disse isso. Você nunca leu e nem sabe quem foi César Marques!

SATANÁS ― Ah!ah!ah!ah!ah!ah! Sei mesmo não. Ah!ah!ah!ah!ah!ah!, mas não estou nem aí, não vim aqui para falar a verdade, mesmo. Eu sou o pai da mentira ah!ah!ah!ah!ah!ah!...

Todos olham com seriedade para o inimigo e Maria exclama.

N.S. DAS DORES ― Suma da minha casa, agora!

A chama da espada de Miguel Arcanjo volta a crescer enquanto Satanás vai recuando rumo a porta da rua.

SATANÁS ― Calma, Migué, já estou me retirando. Maria, depois eu volto para atormentar você e Benedito, eu vou acabar com aquele tambor, viu?

Ele sumiu por um tempo.

Enquanto isso dentro da igreja.

SÃO RAIMUNDO ― Mãe, qualquer coisa pode me chamar, eu venho na mesma hora para pelejar contra esse traste.

N.S. DAS DORES ― Não precisa meu filho, ele não tem poder diante do meu nome. Eu sou a Mãe do filho de Deus.

SÃO RAIMUNDO ― Está certo. Bom, a conversa está boa, mas agora vou lá onde seu esposo. O povo ribamarense me chamou e eu estou indo levando algumas bênçãos a eles.

N. S. DAS DORES ― Mande lembranças a José!

SÃO RAIMUNDO ― Lembranças desse olhar brilhando de saudades dele. Pode deixar, mãe! Sua bênção.

N. S. DAS DORES ― Deus o abençoe, meu filho.

Nossa Senhora das Dores, São Benedito, Miguel Arcanjo e os anjos Rafael e Gabriel acompanharam São Raimundo Nonato até a porta. Depois voltaram para o interior do templo para onde já encontraram fiéis rezando e pedindo graças.

Em dezembro de 2019 o tambor de crioula foi realizado pela manhã do dia 31 de dezembro, quebrando a tradição de anos.

 


 

 

 *Samira Fonseca é professora, romancista e dramaturga, 

coordenadora do Núcleo de Estudos Mariana Luz – NEMA e

 membro efetivo eleito da Academia Vargem-grandense de Letras e

 Artes - AVLA.

17 comentários:

  1. Uma belíssima prosa! Parabéns, professora Samira, você como sempre nos surpreendendo com a sua criatividade. 👏

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante,afinal o inimigo vive nos testando,q nossa senhora seja sempre nosso espelho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele está sempre querendo destruir a alegria de Nossa Senhora. Mas ela sempre passa na frente.

      Excluir
  3. Sempre com uma história carregada de emoções, criando na nossa mente um mundo de leitura e viagens fascinantes.

    ResponderExcluir
  4. Q a nossa fe nos mantenha Unidos em Cristo e pronto para vencer o inimigo

    ResponderExcluir
  5. Amei❤ super criativa! Achei super interessante... Orgulho demais de você ☺

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante. Gostei muito. Samira sempre surpreendendo. Parabéns 👏

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela escrita ,achei maravilhoso esse texto👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  8. Professora,produção excepcional!👏👏

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,pela criação beessima desta obra.
    Sempre fazendo a diferença,retratando ao povo fatos dentro de sua história
    Gostei muito

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por sua opinião e leitura.

    ResponderExcluir