domingo, 9 de julho de 2017

JUCEY SANTANA NA ACADEMIA LUDOVICENSE DE LETRAS


                                      

                


           No dia 27 do corrente acontecerá a posse da escritora itapecuruense Jucey Santos de Santana na Academia Ludovicense de Letras. O  evento ocorrerá  as 19 horas na Academia Maranhense de Letras  que tem por presidente o imortal Benedito Buzar.

            A escritora será recepcionada na solenidade de posse por outro imortal itapecuruense, membro da Academia Ludovicense de Letras, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM,  padre Raimundo Gomes Meirelles. 

            Jucey Santana foi eleita para a ALL em 11 de fevereiro para ocupar a cadeira 35 patroneada pelo escritor, professor, folclorista e pesquisador Domingos Vieira Filho que atualmente se tornou objeto de suas pesquisas.

Obras Publicadas

             Com dois livros publicados na categoria pesquisa, Mariana Luz, vida e obra (2014) e Itapecuruenses Notáveis (2016) este já necessitando  de uma nova edição por se encontrar esgotado e com grande procura, Jucey ainda tem outras publicações. Em 2016 em parceria com o imortal da AICLA e diretor geral do IFMA de Itapecuru Mirim o professor Inaldo Lisboa, publicou, João Batista: um homem itapecuruense e sua múltipla história, ainda em 2016,  em parceria com a escritora e imortal da AICLA Assenção Pessoa publicou a coletânea  Inspirações Poéticas, favorecendo  as produções poéticas de quatro imortais de Itapecuru Mirim:  Maria Sampaio, Geraldo Lopes, Moaciene Lima e Nato Lopes. Em abril de 2017 em parceria com o escritor e pesquisador João Carlos Pimentel Cantanhede publicou a obra Púcaro Literário I que contempla textos de 35 autores maranhense entre os quais vinte e três itapecuruenses, com o objetivo de dar oportunidade aos nossos autores a publicarem  suas produções.

            Além disso, Jucey Santana, já encaminhou mais de uma dúzia de autores maranhenses para publicação de seus livros, sendo tratada carinhosamente por muitos  de “madrinha”. 

            Jucey ainda tem dois livros inéditos: Sinópse da História de Itapecuru Mirim e A História da Igreja e padres de Itapecuru Mirim  que pretende lançar por ocasião das festividades dos 200 anos de Itapecuru Mirim, em 2018.

                                 Instituições Culturais que faz parte

            Jucey é fundadora e atual presidente da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, faz parte da Diretoria Executiva da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA,  da Diretoria da Associação Maranhense dos Escritores Independentes – AMEI, da Diretoria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, da Diretoria da Academia Nacional de Literatura Moderna – ANLM, da Sociedade de Cultura Latina SCL  e agora como membro efetivo da  cadeira 35 da Academia Ludovicense de Letras. Porém a que mais lhe causa orgulho é a de ter ajudado a fundar e fazer parte da Academia de Letras da sua cidade a bicentenária Itapecuru Mirim.
                        

           

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário