sábado, 17 de fevereiro de 2018

80 ANOS DE BENEDITO BUZAR



    
          Jucey Santana


                Benedito Bogea Buzar nasceu em Itapecuru Mirim -MA, a 17 de fevereiro de 1938, filho de Abdala Buzar Neto e Dionila Bogea Buzar e ali fez seus primeiros estudos. Após cursar em São Luís o Colégio Maranhense, dos Irmãos Maristas, e o Colégio Estadual do Maranhão (Liceu), ingressou na Faculdade de Direito do Maranhão, pela qual é bacharel. É jornalista, escritor,  professor e pesquisador.


             Manteve, no Jornal do Dia, a coluna diária Roda Viva, que assinava sob o pseudônimo de J. Amparo, e que foi, em seu tempo, a mais prestigiosa de São Luís. Colaborador dos jornais O Imparcial, O Jornal, Jornal do Dia, O Debate, O Estado do Maranhão, e das revistas Garota de São Luís, Projeção, Impacto e Legenda, da qual também foi secretário.

Suas atividades jornalísticas compreendem, ainda, a produção e apresentação do programa Maré Alta, que manteve na TV Ribamar.


                 Deputado à Assembleia Legislativa do Maranhão, Benedito Buzar teve seu mandato cassado em 1964.


              Professor titular de Ciências Políticas do Curso de Administração Pública da UEMA; membro e depois presidente do Conselho Estadual de Cultura; chefe da Divisão de Assuntos Internos, da Divisão de Planejamento, da Assessoria Técnica e de Gabinete da Sudema; subchefe do Departamento de Estudos Jurídicos e Sociais da Escola de Administração Pública da UEMA; assessor de Comunicação do Senai, Sesi e Fiema; advogado do Escritório Técnico de Administração Municipal; chefe de gabinete da Prefeitura de São Luís; secretário municipal de Educação e Cultura de São Luís; coordenador geral da Secretaria da Cultura do Maranhão; diretor-presidente da Maratur; secretário de Estado da Cultura; diretor-presidente do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado; assessor do Sebrae-MA; gerente de Articulação e Desenvolvimento da Região do Itapecuru


            Autor de diversas memórias históricas, duas das quais foram premiadas pelo Concurso Artístico e Literário Cidade de São Luís: Do Sarneysmo ao Vitorinismo e Eleição de Chateaubriand no Maranhão.


               De suas numerosas pesquisas, Benedito Buzar publicou: 

- A Greve de 51; os trinta e quatro dias que abalaram São Luís, 1983;

- Fiema: Vinte anos de lutas e vitórias. São Luís: 1988;

- 50 anos de Banco do Estado do Maranhão.  1989; 

- Politiqueiros, politicalha, politiquice, politicagem e política do Maranhão, 1989; 

- 100 anos de telefonia no Maranhão, 1991

­­­-  Neiva Moreira: o jornalista do povo,  1997; 

- O Vitorinismo; lutas políticas no Maranhão (1945 a 1965), 1998;

­­­­- Vitorinistas e Oposicionistas. São Luís,  2001; 

- 50 Anos da Greve de 51, São Luís, 2001;

- No tempo de Abdala  era assim, 2011;

- O dia a dia da história de Itapecuru, 2014.

             O jornalista e professor Benedito Buzar foi também, homenageado pela Assembleia Legislativa com a Medalha Manoel Bequimão 


               Agraciado com as medalhas: do Mérito Timbira; João Lisboa do Mérito Cultural e da Ordem dos Timbiras, ambas no grau de grande oficial; do Mérito Judiciário Desembargador Antônio Rodrigues Vellozo; Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís; do Mérito Mauá do Ministério dos Transportes.


            Representou no Conselho Universitário da Universidade Federal do Maranhão, no Conselho Administrativo da Fundação Cultural do Maranhão e no Conselho Editorial do Uniceuma.


              Membro da Academia Maranhense de Letras e da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes. 

            Benedito Buzar, quando foi secretário de Cultura do Estado conseguiu dar prosseguimento ao projeto de restauração do secular  prédio da antiga cadeia, em 1990, atualmente Casa da Cultura João Silveira.


             O ilustre itapecuruense é possuidor de profundo  conhecimento   da política, dos políticos, incansável pesquisador das  personalidades que construíram  a nossa história, a história dos que lutaram para realizar o sonho de se tornar realidade a nossa  querida Itapecuru Mirim.

Do livro Itapecuruenses Notáveis (2016), pag. 310, de autoria de Jucey Santana.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário