terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ITAPECURU MIRIM CELEBRA OS 80 ANOS DE BUZAR




     

Jucey Santana

 Itapecuru Mirim esteve em festa no dia 17 de fevereiro, para celebrar os 80 anos de um de seus mais ilustres filhos, Benedito Bogea Buzar. O aniversariante escolheu a sua terra natal para comemorar a data, rodeados de seus conterrâneos,  amigos e familiares onde foi alvo de inúmeras manifestações de apreços e carinhosas homenagens.


Intelectuais, escritores, políticos e jornalistas de várias cidades do Maranhão, estiveram em Itapecuru para abraça-lo, principalmente os membros da Academia Maranhense de Letras,  Academia Ludovincense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e membros de várias outras corporações literárias de Estado, que desde cedo marcaram presença na terra de Gomes de Sousa. 


A festa foi dividida em três momentos: 

- Primeiro houve um  café da manhã na Biblioteca Benedito Buzar, com acolhimento aos convidados de São Luis, que se estendeu até às dez horas da manhã.

- Às dez horas e trinta minutos foi iniciada a Missa em Ação de Graças  na Paróquia Nossa Senhora das Dores,  oficiada pelo padre itapecuruense, Raimundo Gomes Meireles, que em sua homilia destacou a importância do aniversariante para a cultura maranhense e seu amor pela sua terra, Itapecuru Mirim. Na igreja, o aniversariante foi alvo de homenagens especiais nas palavras do Promotor de  Justiça e membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, Benedito Nascimento Coroba, que representou a AICLA, que discorreu sobre a vida do aniversariante e a amizade que os une desde a infância. O escritor  Sebastião Moreira Duarte falou pela Academia Maranhense de Letras, com destaque ao dedicado trabalho em prol da cultura e incentivo aos cultores literários.  Procurador Federal vargem-grandense, Georgino Melo, proferiu sábias palavras, enaltecendo a amizade sincera que o aniversariante dedica  aos amigos. Houve ainda declamações poéticas dos confrades da AICLA Edvan Calda e Moaciene Lima e sua filha e a entrega de uma tela com o retrato pintado pelo artista e membro da AICLA Beto Diniz. 


- Terminada a celebração litúrgica os convidados se deslocaram para o Henrique Eventos onde foram brindados com um repertorio musical de primeira categoria sob a responsabilidade do cantor erudito Silas Gomes e toda a equipe da Escola de Música do município, acompanhado  de um lauto almoço, seguido pela exibição de um documentário sobre o livro “No Tempo de Abdalla era assim”,  sob a direção do professor, cineasta e membro da AICLA, Inaldo Lisboa. Os convidados receberam uma revista ilustrada sobre a vida de Benedito Buzar e uma edição especial de aniversário, do Jornal de Itapecuru. 

Nem a chuva torrencial que caiu na cidade, na  tarde do dia 17, diminuiu os ânimos dos convidados e do aniversariante, que encerraram a festa dançando ao som de Gonzaga Júnior e sua Banda.  

Um comentário: