quarta-feira, 6 de março de 2024

O DIA DA MULHER

   José Amadeu Barroso Oliveira

 

O texto é dedicado a todas as mulheres do mundo, em especial a mulher maranhense, em uma homenagem que lhes é prestada no mês de março. Qual é afinal o dia da mulher?

- Dia 8 de março, dia internacional da Mulher?

- Dia 11 de março, o dia da Mulher Maranhense?

- Dia 15 de março dia Mulher Itapecuruense?

Evidentemente que as datas são dedicadas às essas mulheres, nossas mulheres, com todas as honras e méritos que lhe são merecidos e têm uma motivação especial, para que esses dias fossem proclamados.        

Mas na verdade o dia da mulher é todo dia, conforme a música de Chico Buarque de Holanda, a primeira estrofe:

            Todo dia ela faz tudo sempre igual,

            Me sacode às seis horas da manhã, 

            Me sorrir um sorriso pontual

            E me beija com a boca de hortelã.

 

Minhas mulheres: Minha mãe, minhas irmãs, minha ex-mulher (que me deu cinco filhos), dentre os cinco filhos, duas mulheres, minha atual mulher, não temos filhos juntos, mas ela tem dois filhos.

Todas, seguiram o mesmo ritual da música do Chico. Fizeram ou fazem a mesma coisa todos os dias. Algumas trabalham, ou trabalharam fora, para ajudarem na manutenção da família, sem, contudo, deixarem os afazeres de casa de lado, ou sob a responsabilidade exclusiva da pessoa, que é, paga para fazer o serviço doméstico.

Hoje temos a honra, de vermos inúmeras mulheres nos mais altos escalões da vida pública e privada, mostrando que durante muitos anos, seus talentos, suas inteligências foram subestimadas e deixadas de lado, sob a desculpa de que as mulheres nasceram para serem mães (que com muito orgulho o são) e donas de casa, ou do lar (pra ficar mais bonitinho).

Não, as mulheres são os sustentáculos da nossa sociedade, pelas suas vivacidades, inteligência, esperteza e poder de decisão.

Parabéns as mulheres pelos seus dias e sobre tudo por serem mulheres, corajosas, exemplos de amor, espelho de Maria mãe de Jesus.

Viva a mulher: mãe, esposa, companheira, amiga, e por fim, viva o seu dia, de trabalho de repouso, de recreação, diversão, todos os dias.

 

José Amadeu Barroso Oliveira, natural de Vargem Grande (MA), musicista, poeta, compositor e membro da Academia Vargem Grandense de Letras e Artes-AVLA

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário