terça-feira, 25 de agosto de 2015

VALORIZAÇÃO DA CULTURA ITAPECURUENSE

 PRODUÇÃO LITERÁRIA
Por Jucey Santana
Desde 2014 que a literatura Itapecuruense vem se enriquecendo  com várias obras lançadas pelos filhos da terra, despertando assim  da letargia de mais de meio século de silencio. Com a fundação da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes, em 2011, houve um despertar para as artes literárias, mostrando que a instituição cultural vem cumprindo os seus objetivos estatutários.
No ano de 2014 foram lançados as obras, “O Dia a Dia da História de Itapecuru Mirim” do imortal da Academia Maranhense de Letras e da Academia Itapecuruense de Letras, Benedito Buzar. O obra é destinada a professores e alunos, como fonte de pesquisa. Ainda no mesmo ano foi lançado por ocasião do aniversário de 143 do nascimento da poetisa Mariana Luz, a obra, “Marianna Luz vida obra e coisas de Itapecuru Mirim”, de autoria de Jucey Santana, que retrata a vida e resgata a obra da maior poetisa itapecuruense de todos

os tempos. Na obra também encontramos recortes da história da cidade com fotos da arquitetura antiga e de personalidades de destaques. Para finalizar o ano, foi lançado o livro de poesia, “O Velho, o Tempo e o Mundo” do poeta Zezoca Fonseca.
 Em 2015 já contabilizamos seis livros lançados. A professora Assenção Pessoa publicou dois livros voltados para o público infantil e por ocasião do aniversário de 145 da cidade nos presenteou com a obra “Itapecuru Mirim, sua gente, sua história”. É um livro didático que terá grande importância nas escolas para estudo da história, geografia e da nossa cultura. O poeta conterrâneo, Romeu Bandeira de Melo, residente no Rio de Janeiro, esteve também no mês de julho por ocasião do aniversário da cidade, para apresentar o seu, “Estela Luminosa” que resgata a memória dos membros da tradicional família Bandeira de Melo de Itapecuru Mirim.
Foi lançado ainda o romance, Cafés Amargos, da jovem escritora Sabryna Mendes, o mais uma vez o poeta imortal José Raimundo Fonseca, “Zezoca” nos brinda com uma obra poética: “Itapecuru, filhos e agregados” que narra a vivencia do autor, na terra de Marianna Luz, destacando lembranças de ocorrências e personalidades da sua infância no formato de poesia.
Vale registrar outras obras, de autores itapecuruenses, lançadas anteriormente, que despertaram interesse dos leitores da terra, pela sua importância histórica: Tudo Azul no Planeta Itapecuru, de Inaldo Lisboa (2006), No Tempo de Abdala era Assim, de Benedito Bogea Buzar (2011), Os Fantasmas do Campo, de Mauro Rego (2009), Mistério da Casa da Cultura, de Samira Diorama Fonseca (2013) e CANTANHEDE Memórias Terceiras, de autoria de João Carlos Pimentel (2010). Todas as obras citadas são encontradas na Casa da Cultura Professor João Silveira.

Existe mais de dez livros inéditos, de autores itapecuruenses, nas categorias: romances, poemas, pesquisas e didáticos, prontos para serem publicados necessitando apenas de patrocínios. Destacamos alguns dos autores com obras prontas:  Brenno Bezerra, Maria Sampaio, Jucey Santana, Júnior Lopes, Benedita Azevedo, Assenção Pessoa, Mauro Rego, Geraldo Lopes, Alisson Rilkt, Nato Lopes, Moaciene Lima, Tiago Oliveira e João Carlos Pimentel Cantanhede. Esta é uma comprovação da tradicional referência cultural do torrão de Mariana Luz e Gomes de Sousa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário