terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

OUTRAS VOZES



                                     O autor Júnior Lopes 

            Em 27 de janeiro, as 19 horas no Auditório da Regional da Saúde – IPEM,  aconteceu o concorrido lançamento da obra poética Outras Vozes de Raimundo Nonato Lopes Júnior ou simplesmente, Júnior Lopes. O autor  é engenheiro civil, poeta e membro fundador da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes. É também músico, amante de rock. 

          Possui a Banda Alternativa e contribui muito com o acolhimento  de jovens músicos que o procuram.   Ele concedeu uma entrevista para o blog de Jucey Santana  sobre o sua  obra e o lançamento em São Luís no próximo dia 12 de fevereiro. 

J.S.   Porque o título Outras Vozes?
 
O Livro foi escrito em diversas fases da vida. Assim, quem lê pensa que são várias personalidades distintas, daí vir o tema outras vozes, como se tivesse sido escrito por várias pessoas, mas na verdade, somente uma, em diferentes etapas da vida. 

J.S.  Como é sua relação com a poesia? 

Todos nós temos um “Q” de artista. Algo inexplicável que nos impulsiona a viver. Assim é a escrita pra mim. E a poesia está dentro deste âmbito. Ela me dá tesão, libido e ânimo de viver.

J.S.  Porque você precisa ser provocado pela emoção para que surja a inspiração para escrever poemas?

Eu creio que a poesia é a expressão da alma. Como vou escrevê-la sem ter sentimentos, como um start da vida.

J.S. − Foi fácil escrever esse livro? 

Não foi, porque eu não o idealizei. Ele foi escrito a medida que tinha emoções. Muitas delas traumatizantes. E não quero passar por isso outra vez.

J.S. – Na obra você narra vários fatos relevantes de sua vida. Foi um desabafo, uma autobiografia? 

As poesias são autobiográficas. E creio que aquilo que passei, muitos estão vivendo agora.

J.S. – Quais os seus planos para o lançamento do livro na Capital?
Estou super ansioso por esse dia, pois é um sonho de adolescente que estará se cumprindo. Em vista disso, decidi fazer semelhante um Sarau, com brincadeiras, jogos e apresentação de talentos. Será na Livraria Tempo de Ler, Shopping Rio Anil das 15 às 20 horas do dia 12 de março.

J.S. Sei que já tem vários outros livros a serem lançados, é o mesmo estilo? Fale sobre eles.

Pretendo nesse participar de várias antologias e, se Deus quiser, lançar, no mínimo, um livro por ano. O desse ano é totalmente diferente do Outras Vozes. Um livro que leva as pessoas a meditação do por que de estarmos aqui nesta terra.
Será fabuloso e será uma grande surpresa!         

J.S. Soube que você adota crianças e adolescentes e os instrui até estarem formados, como funciona isso? Esclareça-nos um pouco.

Há um ditado africano que diz:
“Se quiser ir rápido, vá sozinho.
Mas se quiser ir mais longe, vá com todos.”

Eu tive uma instrução cristã desde a infância e, devidos os traumas da vida, por algum tempo me desviei do Caminho.
Porém, mesmo estando uma fase longe de Deus, ainda assim, cuidei de 03 jovens. Ensinei-os uma profissão e os acompanhei até a formatura na faculdade. 

Pensei, assim, comigo, se eu, mesmo estando em provações, consegui formar 03 jovens, então se eu me equilibrar na onda da vida, poderei formar não só 03, mas 300 jovens, e assim contribuir com minha passagem por esta baixa terra. E creio que este é o verdadeiro Cristianismo.
“Quem viver, verá!”
Júnior Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário