quinta-feira, 28 de abril de 2016

A MINHA TERRA.


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá.
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias)

Glosado por: Benedita Azevedo

Minha terra vou te amar!
Foi lá que ao mundo cheguei,
E naquele rio nadei.
Tentei aprender remar
Para o rio navegar.
Com folhas tais quais bandeiras
Em suas margens as palmeiras
Transmitindo as alegrias...
Cantos de Gonçalves Dias:
MINHA TERRA TEM PALMEIRAS!

São tantos os bens legados
Alegria do meu povo...
Ai! Quero vê-las de novo,
Tais quais leques espalhados
Em horizontes nublados
Quero muito voltar lá.
Correr pra lá e pra cá,
Ver aquela natureza
De Itapecuru, beleza...
ONDE CANTA O SABIÁ!

Meu rio naquelas paragens
Correndo bem caudaloso,
Com seu cantar amoroso...
Ondas batendo nas margens
Dos banzeiros, das aragens,
E as meninas que passeiam...
Com sorrisos alardeiam,
Para os meninos que encontram,
Todos ali reencontram,
AS AVES QUE AQUI GORJEIAM!

Já vai lá o entardecer
Daquela gente querida
Que deu vida à minha vida,
Não consigo esquecer...
E quero então merecer,
No jantar um vatapá,
Depois ver o boi-bumbá,
Visitar os meus vizinhos...
Pois aqui os passarinhos
NÃO GORJEIAM COMO LÁ.

Parte de uma ciranda organizada por Armando Figueiredo - Portugal -                                              (Dedicada à minha Itapecuru Mirim)
 Benedita Azevedo.




          

Um comentário:

  1. Grata Jucey pela publicação desta glosa em décima, dedicada à nossa querida Itapecuru Mirim. Esta foto foi recuperada da minha primeira carteira de identidade, é de janeiro de 1962. Eu ainda ia fazer 18 anos.
    Um abraço
    Benedita Azevedo

    ResponderExcluir