sexta-feira, 31 de março de 2017

RAIMUNDO NONATO CARDOSO





 O jornalista, poeta e cronista Raimundo Nonato Cardoso filho de Othon de Carvalho Cardoso e Maria Madalena Cardoso  nasceu em Itapecuru Mirim em 17 de fevereiro de 1921. Foi aluno da professora Mariana Luz e Zulmira Sanches Fonseca. Mudou-se para  São Luís e depois para o Rio de Janeiro, ainda muito moço para complementação dos estudos.


Com a conclusão do curso  de Técnico em Comunicação,  foi nomeado para o INPS via concurso. Na Capital Federal foi redator dos jornais, O Dia e A Notícia. Transferido para São Luís em meados dos anos 40 do século passado passou a atuar como jornalista nos seguintes matutinos:  O Combate, O Imparcial, O Globo  e no Correio do Nordeste, do conterrâneo Zuzu Nahuz.

Como poeta fazia parte do Centro Cultural Gonçalves Dias, entidade que abrigava grandes vultos  maranhenses de projeção literária  e em 1º de setembro de 1976 ingressou nos quadros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão na categoria de Membro Correspondente.

Foi casado com a Senhora Zenóbia Djanira Serejo Cardoso com quem teve os seguintes filhos: Humberto, Marcelo, Bernardo e Maria de Fátima.

O jornalista Benedito Bogea Buzar, que chegou a conhecer o conterrâneo Raimundo Cardoso, confirmou a  inteligência e a relevante atuação do jornalista ao tempo que lamentou que  toda sua produção literária foi perdida.

Instantâneo
Raimundo Cardoso

Constrói o teu milagre! Em cada grito
Que tu deres, na vida, contrafeito,
mostra aos homens um traço do infinito,
um retalho do Céu que tens no peito:

− Ri ... Sofre ou te comove, mas, aflito,
Ri que o riso encobre o teu defeito,
Pois, se a Bíblia te encanta, em seu escrito,
Esse riso é a Bíblia, é seu afeito!...

E milagre se opera! Se és mendigo
E na angustia moral do teu estado,
Os homens passam, mas te negam trigo,

ri, que ao rir assim dás impressão
De que tu é que vives procurando
Por mendigos de pena e de perdão!...

          






   

Do livro Itapecuruenses Notáveis (2016), pag. 234 de autoria de Jucey Santana

3 comentários: