sábado, 3 de junho de 2017

CARTA DO GENERAL HASTÍMPHILO DE MOURA AO PREFEITO BERNARDO DE MATOS



     

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 1944

Ilustre conterrâneo

 Bernardo Thiago de Matos  D. Prefeito de Itapecuru Mirim.
Em mensagem oral transmitida pelo distinto amigo padre J. Dourado, vigário do abençoado recanto do Maranhão, onde colhi primeira e recente visão do panorama mundial, esse pitoresco Itapecuru Mirim, fez-me ciente do cavalheirismo gesto do operoso prefeito, dando meu nome a praça circunvizinha a Igreja Matriz em homenagem ao modesto e espontâneo concurso com que beneficio o templo onde meus saudosos se remiram, seus filhos se batizaram até o último que é signatário desta carta. 

Concurso nobremente orientado, consultou oportuna aplicação subjetiva, em vez de egoística satisfação de gozo pessoal.

Tão agradável notícia foi recebida com sincero desvanecimento, neste dia 26 de setembro quando tive o prazer de acolher em visita aquele prelado patriota, acompanhado de dois outros sacerdotes meus conterrâneos, um deles o cônego Antônio Lopes Gonçalo, secretário do Bispado, aos quais não teria passado provavelmente despercebido minha doce e incontida emoção. 

A finalidade desta missiva, que o terá surpreendido, é acentuar que mereceu externadas emoções vividas e levar ao longínquo rincão da terra maranhense, declaração, que lhe faço neste momento, de sinceros agradecimentos pelo fidalgo aceno do ilustre conterrâneo que confirma o conceito de nobreza de sentimentos inatos nos bons filhos desta terra, boa terra por mim sempre e cada vez mais amada.

Como me lamento não ser possível está aí em pessoa para cerrá-lo em meu peito e a toda essa gente cativante, descendente de gerações de conterrâneos de meus ancestrais.
Se lhe não parecer abuso de benevolência pedir-lhe-ia tornar conhecidas essas linhas de imorredouras  sensações.

Motivo altamente patriótico  determinou o afastamento do padre Dourado de sua paróquia privando-a de sua eficiente atuação. Ausentou-se o prestigioso vigário com quem mantive todos os entendimentos, mas, seu posto continua firme ilustre prefeito a apresento cordiais saudações. 

 Hastímphilo de Moura.

                                Transcrita no Jornal Trabalhista, 28.12.1946


Nenhum comentário:

Postar um comentário