terça-feira, 31 de maio de 2016

AO MAESTRO COM CARINHO



O jornalista Brenno Bezerra fala sobre o seu novo livro

            Apenas seis meses após o “Resenhistas na Web”, eis que o jornalista Brenno Bezerra se prepara para lançar mais um livro: “Ao Maestro, com Carinho” – biografia de seu bisavô Carlos Bezerra, um dos mais importantes músicos da história de Itapecuru Mirim. Ele concedeu uma entrevista para o blog de Jucey Santana  sobre o lançamento da obra, que acontece dia 03 de junho no Auditório do Hotel Brasil às 19 horas.

J.S. −  Brenno Bezerra,  por que um novo livro em tão pouco tempo?
O prazer pela escrita impera. Quando a gente escreve um livro, nós nunca queremos parar. As minhas duas primeiras obras tratam de duas paixões que eu tenho: o cinema e a minha família. Eu poderia ter adiado um pouco o lançamento deste livro, mas sei que quem carrega o sobrenome Bezerra está ansioso pela biografia de Carlos Bezerra, por isso a antecipei ao máximo. Agora um terceiro livro não sairá tão depressa. 

J.S. − Por que uma biografia sobre Carlos Bezerra?
Como muitos sabem, sou membro da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) e ele é o patrono da minha cadeira, além de ser meu bisavô. Logo, carrego uma responsabilidade em manter viva a sua memória em nossa cidade. Em 2012, defendi a sua biografia na Câmara de Vereadores com um texto curto. A ideia era usar isso como anexo de meu primeiro livro, mas aí cresceu a produção literária em Itapecuru, tendo a cidade como característica principal. Daí pensei: Por que não fazer uma obra mais completa falando de sua vida? O resultado está prestes a ser conhecido. 

J.S. − Foi fácil escrever esse livro?
O “Resenhistas na Web” não foi fácil. O meu próximo livro não será fácil. Mas nenhum dos dois se compara a dificuldade que foi escrever “Ao Maestro, com Carinho”, que na verdade foi um verdadeiro tiro no escuro, já que não há nada (absolutamente nada) documentado sobre a vida de Carlos Bezerra, apesar de sua importância para Itapecuru, comprovada pelos moradores mais velhos do município. Consegui ter acesso a documentos históricos do período em que ele viveu e colhi depoimentos de pessoas que conheceram bem ele, sendo a minha avó a mais fundamental de todas. Graças a Deus, no final das contas, o material colhido foi até maior do que eu esperava. 

J.S. − Trata-se de uma realização pessoal?
Sem dúvidas. Nasci 21 anos após o falecimento de Carlos Bezerra, mas desde quando eu era criança, a minha avó me conta histórias da vida dele. Naquela época nem imaginava que eu seria o responsável por apresentar sua trajetória em um livro. 

J.S. − O que o leitor pode esperar de “Ao Maestro, com Carinho”?
Uma majestosa história de vida, aliada a um contexto histórico que em muito enriquece Itapecuru Mirim. Também tem uma surpresa no final do livro, por isso convido todos a adquiri-lo.

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário