domingo, 10 de novembro de 2019

JUVENAL NASCIMENTO ARAÚJO


   

Nascimento Araújo

Juvenal Nascimento de Araújo nasceu na cidade Itapecuru-Mirim, no Estado do Maranhão, em 10 de novembro do ano de 1905. Filho de Gonçalo da Costa Araújo e Josefa do Nascimento Araújo. 

Seguiu a carreira de Sargento do Exercito, cujo curso de doze meses, fez na antiga Escola de Sargentos de Infantaria – E. S. I. – na Vila Militar do Rio de Janeiro, de 9 de julho de 1926 a 14 de julho de 1927.

Em 1939 formou-se em Odontologia pela então Faculdade de Odontologia e Farmácia do Maranhão.

 Residiu em Parnaíba, onde foi instrutor do Tiro de Guerra, nos anos 30. Colaborou com o Almanaque de Parnaíba, conhecido como Almanaque  Bembém.

            Com 25 anos de efetivo exercício passou para a reserva de 1ª Classe, ao posto de 1º Tenente.

            Era estudioso e palestrante da ordem místico-filosófica Rosacruz. Membro efetivo do Centro de Estudos Rosa Crucianos, de São Luís do Maranhão.  

            Como escritor, incorporou-se aos movimentos literários com sonetos, prosa e trovas,  sentimentais,  humorísticas, retratando a família, os amigos,  sua terra natal e o Maranhão.

            A  opinião de Rodrigues Crespo sobre o livro Castália Iluminada: Continue a compor seus versos medidos e rimados, e em estilo claro e conciso, porque o XX não há tempo a perder com decifrações de engrimanços. No entendimento de Raimundo Nonato Ferraz, o amigo entendeu o conselho, refletido no livro, Luar do Maranhão: incorporou à leveza literária da trova, como reflexo do seu sentimento e da sua inspiração.

Obras de Nascimento Araújo:

− Castália Iluminada  - poesia – 1967;

− Luar do Maranhão – trovas – 1968;

− Flores e Musas – Sonetos  - inéditos;

− Poemas Maranhenses - poemas – inédito. 

O poeta militar dirigiu e editou as seguintes  revistas:

− Parnaso, - São Luís (1932), Gleba – Parnaíba (1933),  Mensagem Rosa-Cruz –Periódico de divulgação da filosofia Rosa-Cruz ensinada no “Conceito Rosa-Cruz do Cosmo” do místico Max Heindel - desde 1958.   

 Casou-se com a professora Florise Fontes Coelho, com quem teve sete filhos: Myriam , José, Therezinha, Antônio, Rogério, Paulo e Francisco.

                    Do livro Itapecuruenses Notáveis 2ª edição (2018), pag. 183, de autoria de Jucey Santana

Um comentário:

  1. Agradeço do fundo do coração pela Família do Poeta e meu Pai, Nascimento de Araújo a postagem acima. Assina PAULO DE TARSO COELHO DE ARAUJO - email: tarso1949@hotmail.com

    ResponderExcluir