quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O RAPTO DA PADROEIRA

         

Conto de Daniel  Ribeiro 

A última noite do festejo de Nossa Senhora do Rosário foi celebrada pelos brancos descendentes de portugueses com a tradicional religiosidade católica, novenas, rezas do terço, missas e encerramento com a procissão, porém, ainda estava por vir à grande celebração da noite, quando a Irmandade dos Pretos do Rosário se reunia para homenagear a sua padroeira como era tradição entre os escravos alforriados. A fogueira por vezes era alimentada para esquentar os tambores que logo louvariam com os seus ritmos sagrados as cantorias de roda, onde as negras pareciam flutuar no ar, a cachaça rodeava de mão em mãos para aquecer a garganta dos puxadores do tambor, Elesbão um dos mais experientes mestres da confraria e também ajudante do sacristão da igreja, era o responsável pelo translado da imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário, logo após as chaves cerrarem as portas da matriz e nenhum branco percorresse as ruas da pequena vila, certificava-se sempre se os párocos da freguesia já estavam dormindo, sua missão era garantir com segurança que a santa antes do amanhecer retornasse ao altar central. 

Os escravos eram proibidos de frequentar as festas católicas tradicionais, no entanto mesmo impedidos resistiam e mantinham seu calendário de devoção, adotado no Brasil por volta do século XVI, para aliviar-lhes os castigos impostos pelos seus senhores nas senzalas. Madruga adentro o sincretismo religioso reunia os cantos dos pretos a declamar o rosário produzido a partir da semente de um capim típico da região, cujas contas grossas, denominavam lágrimas de Nossa Senhora. Terminado as rezas que misturava a língua nagô africana com o português vulgar e o nheengatu língua dos tupinambás falada ao longo de todo o vale amazônico brasileiro. Iniciavam-se as roda de tambor, a composição rítmica possuía basicamente uma espécie de oratória cantada livremente como louvação a santa, homenagens, fatos e desafios entre os cantadores, inspirados na dor e sonhos de liberdade dos negros que mesmo alforriados sofriam a grande exclusão social. A punga, saudação dada pelas mulheres na roda, além de convite a dança, representava a presença dos orixás vindos d’África nos corpos negros africanos esculpidos em perfeição a bailar em frenesi religioso. 

Extasiados pelas celebrações por toda a noite os negros da irmandade do Rosário amanheceram satisfeitos em festejar mais uma vez a sua padroeira, símbolo de devoção e encontro com o sagrado, libertavam-se a cada ano, sentiam-se livres do sistema excludente que os aprisionava, contudo, ao retornarem ao seu cotidiano permaneciam no anonimato religioso, não podiam manifestar a sua fé, muitas vezes, percorriam longas distancias para participar dos cultos religiosos de matriz africana, espalhados por toda a região da Ribeira do Itapecuru, do Rosário Grande a Vila da Manga havia muitos terreiros, a maioria deles escondidos dos olhares mais repreensivos, os homens brancos de religião cristã não aceitavam tais manifestações consideradas por eles místicas. 

No decorrer daquele ano tudo seguiu como de costume, apenas rumores de batucadas dos negros por toda a madrugada, comentavam os paroquianos da sossegada Ribeira do Itapecuru, a não ser por um olhar mais atento de um ferrenho ex-capitão do mato, a mando de dona Maria Cerqueira, latifundiária e beata católica que nunca havia se convencido de que os negros precisassem de cultos religiosos, que a atormentavam ao longo de décadas, por isso, contou com os serviços do cruel perseguidor dos homens de cor, Manuca Bispo, testemunha ocular que delatou todo o ocorrido da retirada da santa ao chefe da cadeia e câmara, na presença dos padres e de outras beatas, além da sua mandatária, a herdeira de boa parte das terras que um dia fora sesmarias ao longo das margens do Rio Itapecuru. 

O negro Elesbão fora condenado à prisão, e toda e quaisquer manifestações religiosas dos ex-escravos estavam proibidas, sob pena de condenação ao enforcamento, suspensas às celebrações dos pretos da irmandade, outubro aproximava-se e dia sete, era o dia de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Chegava a tão esperada oportunidade, em que os Pretos da Irmandade do Rosário organizavam um levante contra a Vila e a Paróquia, assim, às vinte e três horas daquele dia ouvia-se os gritos dos soldados de plantão da cadeia velha, contavam os mais antigos que foram degolados, e nenhum negro que estava preso permaneceu ali, não obstante, do outro lado da vila às portas da igreja matriz amanheceram arrombadas e no altar-mor um imenso vazio, havia sido roubada a imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário. 

Caixeiros viajantes relataram na freguesia que cerca de duzentos homens e mulheres negras rumavam pelos campos em direção a Vila de Santa Maria, antiga aldeia indígena, posteriormente conhecida como Anajatuba, que em tupi significa abundância de anajás. Região de campos alagados, o trajeto escolhido era de difícil acesso só conhecidos por ex-escravos fugitivos, logo alguns foram vistos com uma grande imagem enrolada em toalhas, deixaram um rastro de canto e danças a cada parada entoavam os tambores em cantos de júbilo e liberdade. Na nova povoação ergueram uma capela, cujo altar era todo esculpido em pedras e revelava uma riqueza imensa de detalhes que encantava a todos aqueles que fossem devotos de Nossa Senhora do Rosário, que mais tarde passou a ser padroeira daquela cidade e nome oficial da paróquia. 

A Ribeira do Itapecuru ficou órfã de padroeira coube a um frade franciscano vindo da cidade do Crato no Ceará, viajante por esses caminhos de peregrinação entre o Maranhão, Piauí e o território cearense a missão de iniciar a devoção a Nossa Senhora das Dores também padroeira da pequena povoação, “Tabuleiro Grande” que depois passou a ser chamada de “Juazeiro do Norte”, terra de Padre Cícero. A partir de sua chegada, frei Alteredo percebeu que a agitação era tamanha pela pequena vila, então tratou de acalmar a euforia e a angustia dos paroquianos, iniciando a devoção a Mater Dolorosa com a novena das Sete dores da Virgem Maria. Após meses ainda carentes de sua mãe Nossa Senhora do Rosário, o vilarejo encontrou nos braços de sua nova padroeira acalanto para seguir em frente, assim, em setembro próximo como era celebrada no dia quinze passou a ser tradição nessa pequena povoação. Venerada há mais de duzentos anos na cidade de Itapecuru Mirim, passou a igreja matriz e a freguesia a ser oficialmente conhecida como paróquia Nossa Senhora das Dores, posteriormente reconhecida como a mais antiga da diocese de Coroatá do qual faz parte.


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