domingo, 30 de outubro de 2016

CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA ITAPECURUENSES NOTÁVEIS



Por: Romeu Bandeira de Melo

Mesmo residindo no Rio de Janeiro, estou visitando minha terra natal, e atento as manifestações culturais  e publicações literárias dos meus conterrâneos itapecuruenses.   É a segunda vez que me manifesto a comentar OBRAS da autoria de Jucey Santana.  Desta vez, não por ser incluído na obra “Itapecuruenses Notáveis”, aliás, quero dizer-lhe, sem falsa modéstia, que sou o menor dentre todos os ilustres conterrâneos referidos nesta importante obra. Não sei onde ela  notou em mim alguma qualidade, mas, fiquei e estou honrado com  gentileza da autora em apresentação de meu nome. Agradeço.

Permitam-me comentar. Como disse seu ilustre prefaciador, Mauro Rego: “Ah! Jucey, como te somos gratos, pois assumistes um trabalho que nós outros deveríamos ter também dedicado”, e acrescento algo: “Quão árduo trabalho desafiou Você?!...” Também, permita-me colocar adjetivos a sua pessoa.

Esta sua obra literária é de inestimável valia. Eu não tinha conhecimento de tantas figuras importantes de nossa querida Itapecuru Mirim, nem dos destaques que honraram e honram com suas atuações em todos os âmbitos, tanto da história de Itapecuru, Maranhão, Brasil e mundial. Ave Itapecuru Mirim! Os personagens listados são de suma importância, e menciono alguns, fazendo jus méritos, a saber: na apresentação, a embaixatriz Beatriz de Moura, em seu pensamento “Só podemos saber para onde vamos, se soubermos de onde viemos”. Lindo! Fábio Carvalho Reis, brilhante! Lisboa Serra, quanta honra! Primeiro Presidente do Banco do Brasil. Joaquim Raimundo Nunes Belfort, o Barão de Santa Rosa, Magnífico! Antônio Marcelino Nunes Gonçalves, Visconde de São Luís, ─ Grandioso! Manoel Caetano Martins, o Manoel Cobra. Eu não sabia que ele havia custeado a Raimundo Públio Bandeira de Melo, a quem conheci aqui no Rio de Janeiro, em sua residência na rua barão de Ipanema, junto com D. Maria de Lourdes e respectiva família. Hastímphilo de Moura, eu nunca ouvi falar nesse importante itapecuruense. Bravo! 

Sebastião Augusto Pinto da Costa, eu tinha notícias dele, através do hino de Itapecuru Mirim. Merecedor. Blandina Eloe dos Santos, Grandiosa! Joaquim Ferreira Lima, o Major Lima. Importante! Feliciano Carlos da Costa Lopes, o Barão, foi meu padrinho de batismo. Apolinário da Silva Fonseca, eu não sabia de sua importância no que diz respeito à defesa dos direitos sagrados da sociedade e da civilização brasileira, oferecendo-se até ao sacrifício pelo bem da nossa Pátria, um Ilustre! Ana Júlia Silva Correia, figura extraordinária em simplicidade e igualdade em ação, ─ Meritória! Enoi Simão Nogueira da Cruz,  lamento não tê-lo conhecido. Bernardo Thiago de Matos, grande maranhense e respeitável  Prefeito, Parabéns! Bertulino Campos, cantador de Boi, Tambor de Crioula, etc. Astor Cruz Serra, além de poeta  admirável   professor, grande matemático;  Vitório Gundes Costa, bravo lutador pelos menos favorecidos e sem-terra. Aldacy Raposo Nascimento, pioneirismo em Enfermagem e Serviço Social no Maranhão. Benedito dos Santos Raposo, brilhante    matemático,  Arlete Nogueira da Cruz Machado,  empreendedora cultural. José Cúrtius Bezerra Carneiro  médico desbravador!  A seu convite, trouxe outro ilustre profissional o  Dr. Fernando Wellington Ferreira Costa. Grato, estimados doutores amigos, pioneirismos como médicos no município! Nielza  dos Santos e seu trabalho honroso em favor das comunidades quilombolas.  Benedita Silva Azevedo, orgulho de tê-la como amiga. Maria Sampaio,  importante no trato e preservação da cultura popular do município.  Salve pioneiros!

Gonçalo Amador , bravo jornalista que divulga as notícias de nossa Cidade Azul, com esmero e lisura. Merecedor. Os empresários: Zezinho Machado, Alcione Vasconcelos e Antônio Lages exemplos de superação e determinação que mesmo não sendo naturais do município sempre ajudaram a alavancar o progresso local. Terezinha Muniz Cruz Lopes, engajamento e interesse nos trabalhos culturais e sociais.  Parabéns! Raimundo Nonato Coelho Neto, perda precoce de  importante   profissional da imprensa. José Paulo Lopes, incansável batalhador cultural.  Dr. Leomar  Amorim de Sousa, lendo sua biografia e história, vejo nos seus desempenhos educacional, intelectual  demonstrou, sua indiscutível sabedoria e altivez no trato de servir a Nação brasileira. Não o conheci, mas fico satisfeito por ser seu conterrâneo.  Tarcísio Coelho Mota  alegro-me em endereçar a esse amigo, votos de valor.  Ao meu caro doutor, meus Parabéns! Benedito Coroba, parabenizo  este ilustre magistrado. Maria da Assenção Lopes Pessoa, entusiasta, ímpar. Por seu intermédio fui e sou conhecido pelos nobres imortais da AICLA, seu empenho no desenvolvimento cultural com nossa Cidade Azul é da maior monta.  Benedito Bezerra Mendes, és um modelo de pessoa a ser seguido; trabalhador arrojado, belo exemplo de superação. Raimundo Gomes Meireles rendo minhas homenagens a esse cidadão itapecuruense pelo seu vasto saber a serviço  dos maranhenses.   

 Maria Domingas  Pinto, gosto de saber de sua determinação e empenho de servi as mulheres conterrâneas.  João Batista Pereira dos Santos, uma grande perda para a cidade. Um poeta e teatrólogo  que teria ainda um futuro promissor.   Francisco Inaldo Lisboa, cidadão de destaque, valor e competência; professor e escritor do mais alto grau. Li seu livro “Tudo Azul no Planeta Itapecuru” ─ Formidável.  Sebastião Ribamar Teixeira, outro cidadão a quem se deve seguir o exemplo pelo seu empenho em prol dos usuários químicos.  Meu respeito!  João Carlos Pimentel Cantanhede, cidadão de grande conhecimento artístico e intelectual.  Modesto. Parabéns! José Santana, modelo de profissional que se uniu a valorosos músicos Itapecuruenses.  Rosinalda de Maria Carvalho (Irmã Teresa). Levando o nome do município às plagas longínquas; ─ Irmã Teresa, siga sua vocação.  Avante à vitória, ela é sua! O mundo sabe e saberá que Itapecuru Mirim é Terra de intelectuais e amantes da cultura. Maravilha! Tiago Oliveira, um carioca/itapecuruense, porém integrado à cultura itapecuruense.  Avante! Parabéns! Brenno Bezerra  Pedrosa, juventude galgando altos voos.  Esse cidadão merece destaque e aplausos, ─ Parabéns!

Deixei para falar sobre os meus próximos (familiares) agora: Raimundo Públio Bandeira de Mello, Desembargador e cidadão ilibado; sua esposa, Maria de Lourdes geraram vários filhos e destaco aqui, o escritor José Caetano Bandeira de Mello, funcionário do MEC, tendo como parceiro, o poeta e escritor Carlos Drumond de Andrade. Manoel Caetano foi eleito como membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, grande honraria;  Anozilda dos Santos Fonseca (Santinha Fonseca), diretora do Grupo Escolar Gomes de Sousa, pessoa do mais alto cabedal de moralidade a quem respeito e lhe chamo de “mãe” (a mãe que adotei). Isso posto, devo confessar que cheguei á sua casa através de seu filho José Raimundo dos Santos Fonseca, o Zezoca  a quem, a partir dali passamos a nos considerar irmãos.  Teresinha de Jesus Bandeira de Melo Marques,  que exerceu o magistério como a um sacerdócio, sendo a primeira secretaria de educação do município.  Acrescento João Boaventura Bandeira de Melo Marques, professor de destaque,  pesquisador e  membro da Academia Itapecuruense de Letras.  Falo agora de Luiz Gonzaga Bandeira de Melo, meu pai. O cidadão Luiz Bandeira foi destaque na nossa cidade natal e  figura como patrono de uma das cadeiras da Academia Itapecuruense de Letras. Orgulho-me de  ser seu filho e seguidor.

Eu, Romeu Bandeira de Melo, incluso na  obra “Itapecuruenses Notáveis”, registro aqui meu agradecimento a gentileza, Jucey.  Mais uma vez agradeço-lhe a gentileza. Continue na lida cultural, pois há tantos leitores e estudantes que dependem de sua colaboração, incluindo eu.

*Não comentei as demais personalidades, devido serem grandiosos e de domínio público.
            Rio de Janeiro, 06 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário