segunda-feira, 3 de outubro de 2016

ELEIÇÕES EM ITAPECURU MIRIM



Por: Jucey Santana

            Não sou política e não tenho nenhuma pretensão de enveredar nessa direção, mas como pesquisadora gosto acompanhar os movimentos e  tendências sociais, culturais e políticas.  Durante a campanha eleitoral do corrente ano fiquei  analisando o comportamento de cada candidato. Fiquei satisfeita com o resultado. Achei de bom nível em comparação com o pleito anterior que a disputa tomou um rumo de baixaria, com ofensas pessoais extensivas a familiares dos candidatos  na formas de cartinhas anônimas, colocadas nas residência durante a noite.  As postagens atuais, nas redes sociais, foram até  saudáveis, do ponto de vista informativo.

            Tivemos oito candidatos  pleiteando a prefeitura. Considero todos meus amigos. A professora Elisangela é minha amiga particular, Neto Marreca filho do ex prefeito Júnior Marreca que durante sua gestão  criou a Secretaria de Cultura  e deu apoio incondicional a fundação da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes em 2011.  Magno Amorim, meu amigo pessoal, deu apoio aos projetos culturais em sua gestão, Jaimizinho é filho de um dos meus maiores amigos, o Dr. Fernando Welington (um dos médicos pioneiros do município). Quanto a  Rogério Baiano, Marlon e Cavalcante não tenho muita proximidade mas sei tratar-se de homens honrados e finalmente o vencedor merecidamente das eleições o ex prefeito  Dr. Miguel Lauande, meu amigo de infância, vizinho do Caminho Grande. Nossos pais eram compadres, tendo meu pai sido  padrinho de um dos seus irmãos. 

            Todos que conhecem o médico itapecuruense  Miguel Lauande  sabem da seriedade com que conduz os seus compromissos, deixando um rastro de bons serviços prestados  em todos os setores do nosso município. 

          No entanto como chefe do poder executivo, o prefeito  não  governará sozinho. Para isso depende da competência de seus auxiliares diretos (os secretários) e o  apoio político da câmara municipal.  Tivemos 264 candidatos disputando as 15 vagas de vereadores entre os quais  72  mulheres de acordo com a exigência normativa da cota mínima de 30%  por sexo. Duas valorosas mulheres foram eleitas pra nos representar na Câmara Municipal, Thayse Mendes e a Professora Edna.   Com o pleito encerrado, aos vencedores, meus parabéns,  desejando sucesso na nova empreitada para o bem da nossa cidade e de toda a população. 

Cultura política em Itapecuru Mirim

         .Itapecuru Mirim tem uma cultura política no Estado de grande importância,  que a história nos favorece. O município deu ao país inúmeros deputados gerais e senadores  além de deputados provinciais,  estaduais e  governadores, que aqui listamos. 

            Constam como governadores do Maranhão e de outros Estados os seguintes itapecuruenses: José Felix Pereira Burgos, (Barão de Itapecuru)  governou o Estado do Pará (1825/1828 e 1830/1831); João Duarte Lisboa Serra, Estado da  Bahia (1848); Antônio Marcelino Nunes Gonçalves, Estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco; Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, governou o  Estado do Pará (1860);  Raimundo Nogueira da Cruz e Castro, respondeu pelo governo do Maranhão em 1904; Hastímphilo de Moura, governou o Estado de São Paulo, (1930);  José Ribamar Fiquene, foi governador do Maranhão  entre os anos de 1994 a 1995.

            Temos vários ilustres itapecuruenses que se destacaram como  senadores da República em diversos períodos da história:   Joaquim Vieira da Silva, Antônio Marcelino Nunes Gonçalves (Visconde de São Luís), Raimundo Públio Bandeira de Melo e José Ribamar Fiquene.

            Destacamos ainda os deputados gerais (federais) ou provinciais (estaduais) que representaram e beneficiaram o Maranhão nas mais diversas épocas. Foram os seguintes: Luís Cardoso, o Cajueiro; João Francisco Lisboa; Joaquim Gomes de Sousa; Fábio Alexandrino de Carvalho Reis; João Duarte Lisboa Serra; Antônio Marcelino Nunes Gonçalves; Antônio Henriques Leal;  Raimundo Valle de Carvalho; Raimundo Nogueira da Cruz e Castro;  Viriato Correa; José Clementino Bezerra; José Bento Nogueira Neves; Benedito Bogea Buzar; José Lauande Fonseca e Benedito Nascimento Coroba. 

            Enfim, vale o registro de importantes  itapecuruenses que se destacaram na política nacional.    
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário