domingo, 8 de janeiro de 2017

BENEDITO BRÁULIO MENDES



Jucey Santana

 Benedito Bráulio Mendes – Biné Mendes - Nasceu em Itapecuru Mirim em 26 de março de 1908.    Fez curso de enfermagem e trabalhou no Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) na função de enfermeiro.

Era considerado médico dos pobres. Atendia a todos que batiam em sua porta a qualquer hora. 

Possuindo alguns compêndios de farmacologia homeopática e enciclopédia agrícola, da época que cursou enfermagem, dominava o conhecimento de manipulação de medicamentos caseiros tendo receita rápida para qualquer doença. Fazia pequenas cirurgias,  extrações de dentes e   partos.

Atuação na Política

Na política, foi vereador em dois mandatos, chegando a responder pela presidência da Câmara Municipal em substituição ao presidente Orlando Mota que se afastou das funções para assumir a Prefeitura Municipal em 1951.

 Sua  atuação na política foi  relevante, tendo apresentado vários projetos entre os quais o de  abrir crédito imediato para construção  de uma  olaria   objetivando   incrementar a fabricação de telhas e tijolos, para vender os material de construção mais barato à população ao tempo  que criava emprego e renda aos desempregados  e  comerciantes de transportes.  Também recuperou a rampa Manoel Cobra para evitar que a Rua Vistosa desaparecesse. 

Sempre foi determinado na luta pelo progresso do município. Os irmãos Mendes, Antônio, Manoel e Raimundo Álvaro (Mundiquinho),  foram renomados comerciantes. Mundiquinho foi também político e sindicalista, tendo exercido quatro mandatos na Câmara Municipal  chegado ser  prefeito de Itapecuru Mirim  em 1945 e consta como um dos fundadores do Sindicato dos Lavradores juntamente com Sebastião Cabral em 1949.

                   Associações  e Sindicatos

Foi incansável benfeitor do município e incentivador dos produtores rurais. Dinâmico e questionador,  auxiliava na formação de sindicatos e associações de classes de trabalhadores.  Foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Itapecuru Mirim,  em 1º de maio de 1944 que teve como primeiro presidente  o amigo José Alexandre de Oliveira. 

 Em 24 de maio de 1954, Biné Mendes com  o coronel José Alexandre de Oliveira, padre José Albino Campos, João Rodrigues, Abdala Buzar, Manoel dos Santos  e muitos outros criaram a Cooperativa Industrial e Agrícola com o objetivo de fazer funcionar a Usina de Álcool de  Mandioca e beneficiar com financiamentos pequenos empresários e agricultores.

Participou da fundação do Clube Social de Itapecuru Mirim em 15 de novembro de 1961 tendo sido um dos diretores.

Foi sócio fundador do Sindicato Rural de Itapecuru Mirim criado em 21 de março de 1966 tendo como primeiro presidente o seu amigo Bispo Rodrigues.

A Família

Casou-se com Raimunda Dácia Mendes, com quem teve 6 filhos. Ficando viúvo em  8 de agosto de 1950 contraiu novas núpcias com Teresinha de Jesus  Aragão  em  1953,  nascendo do consórcio 7 filhos.  A segunda esposa faleceu  em 1978.

Depois do segundo casamento, ainda no início dos anos 50, foi residir no Caminho Grande, atual Avenida Benedito Bráulio Mendes, onde se tornou muito querido e popular. Por ser proprietário de olaria e de máquina de beneficiar arroz, sua casa era muito  frequentada pelos inúmeros trabalhadores que dependiam  direta ou  indiretamente dos serviços do “Seu Biné”, como era conhecido.

Ainda nos anos 50 construiu estradas rurais e pontes, auxiliado diretamente  pelo companheiro e compadre Manoel Germano dos Santos, que era uma mistura de cientista e engenheiro leigo.  Algumas das pontes construídas por eles foram: do riacho Paulica, do rio Iguará e Riachão entre outras.

Biné Mendes foi um líder muito  querido  pelo povo. Sempre me orgulhei  de tê-lo por padrinho. Aliás, devo esclarecer que ele era padrinho de todos os vizinhos que eu conhecia no Caminho Grande, da minha infância,  uma espécie de patrono. É a minha homenagem a esse notável itapecuruense que faleceu   em 20 de março de 1976.










  O texto faz parte do livro Itapecuruenses Notáveis  (2016), de autoria de Jucey Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário