quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Uma viagem confortável



João Francisco Batalha

         Exonerado da SEDUC/MA, depois de 23 anos de serviços prestados ao Estado do Maranhão, alterei meu estilo de vida. Uma semana em Arari e três em São Luís (escrevendo minhas memórias ou viajando para outros destinos).

         Tenho feito minhas excursões para aquela cidade, para onde viajo todos os meses, pelo Trem de Passageiros da EFC, da Vale. Mais barata do que uma viagem de ônibus ou de Van. Classe executiva, R$ 28,00; Classe Econômica R$ 12,00.

         Rapidez (2 horas e dez minutos de viagem), pontualidade, conforto, segurança e sistema de controle monitorado, que garante a confiança do trajeto, com área sinalizada e luzes indicativas. Portas divisórias automáticas. Partindo da Estação de São Luís prossegue-se cortando o interior sudoeste da Ilha de São Luís, Campo de Perizes e áreas rurais de Bacabeira, Santa Rita, Anajatuba, Miranda do Norte e Arari, num percurso de 126 quilômetros de belas paisagens.

         Lanchonete, restaurante, refeições e lanches de boa qualidade. Boa climatização e comodidade, com poltronas confortáveis e espaçosas (duplas e individuais), numeradas e declináveis. Mais de dez vagões de passageiros, todos climatizados.

         Bom tratamento dos servidores da empresa, banheiros limpos e higienizados. Belas visões e panoramas agradáveis, que se descortinam no decorrer da viagem, através de amplas janelas envidraçadas, sem poluição sonora.

         Áreas de refeição, de apoio e PcD, ambulatório, fraldário, TV/Vídeo, tomadas e entradas de USB e dispositivos para músicas diferentes. Pode-se, ainda, acessar tablete e redes sociais através do sistema wi-fi. Escrever e-mails, visitar sites e trocar mensagens. Ou, então, bater papo a dois, nas poltronas; ou em grupo, nas mesas do refeitório.

         Não comparável com os morosos ônibus, em decorrência do fluxo de veículos da BR 135, ou da insegurança das Vans que tomam parte do tempo fazendo recepção ou distribuição de passageiros. Algumas das tais com motoristas desatenciosos ou colados aos celulares durante a viagem, ou até mesmo, porfiando com os concorrentes, o que leva risco à vida e à integridade física dos viajantes.

         Diante da insegurança das estradas, o roteiro de Trem é uma boa opção para viagens individuais, a dois, ou em grupos, para todo o corredor da EFC que liga São Luís ao sudeste do Pará, atravessado os rios Mearim, Pindaré e Tocantins, interligando mais de vinte comunidades, através de uma dezena de paradas e das estações de Santa. Inês, Açailândia, Marabá e Parauapebas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário