terça-feira, 22 de janeiro de 2019

VOU EMBORA PRA ITAPECURU


Capa do Livro Sinopse da História de Itapecuru Mirim

  

         Parodiando Manoel Bandeira ouso cantar:



Jucey Santana

Vou embora pra Itapecuru
Lá sou amiga dos reis
Inaldo,  Buzar, Tarcísio
Pimentel, Meireles e Tiago
Willame, Josemar e Gonçalo
Sem esquecer as rainhas
Assenção, Mirella e as Teresas
Maria Sampaio, outras Marias
Vou embora pra Itapecuru.

Vou-me embora pra Itapecuru,
T
erra amada onde nasci
Lá tenho muitos parentes
Amores que nunca esqueci
 Mariana, Gomes de Souza e Zuzu
E tantos outros expoentes
Vou-me embora, vou sem medo
Vou pra Itapecuru

É lá que é meu lugar
Lá estão minhas lembranças
Da época da minha infância
Dos banhos no Luís Antonio
Dos folguedos na poeira
Nas  noites de lua cheia
Acenderei a fogueira
Na noite de São João
Para fazer simpatias
E o futuro adivinhar.
É lá...  que eu quero ficar.

Com amor puro e fecundo
Nas festas da padroeira
O padre Albino, um pai.
Irei  à missa  aos domingos
Cedinho a serenar
Pra cumprir a obrigação
E receber o perdão
Das peraltices do mundo.

Vou pra Itapecuru
Lá terei a Ana Júlia
Pronta para me salvar
Da tirana correnteza
Pularei  cercas pra colher frutas
Assarei castanha de caju
Debaixo daquela mangueira
Banharei na grota fria
Sonharei que sou mãe d’água
Para proteger a nascente
Ouvirei histórias de fantasmas
E grandes sucurijus
Pra embalar os meus sonhos
Vou embora pra minha terra
Vou para Itapecuru

Em Itapecuru terei
Muito arroz do Tingidor
Farinha do Morro do Burro
Macaxeira  do roçado
Visagens lá no Cigano
O cemitério assombrado
Meu querido Paulo Mina
Contenda e Quebra Coco
Cova e a Vaca Branca
Vinagre e Buragi
O histórico Kelru
E a sua antiga fábrica
De quebrar o babaçu
Lá não terei tristeza
Vou embora, vou embora
Pra minha Itapecuru

Muitas pedras no caminho
Não atrasam meu andar
Vou saltando uma a uma
Para poder  lá chegar
Elas cobrirão o meu púcaro
Onde dormirei, enfim
Quero ir logo, minha gente
PRA ITAPECURU MIRIM.

Do livro Sinopse da História de ITAPECURU MIRIM (2018), pag. 15, de autoria de Jucey Santana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário