domingo, 13 de novembro de 2016

AMEI NA 10ª FELIS



                                               FEIRA DE  LIVROS DE SÃO LUIS

               

A Feira do Livro de São Luís  - FELIS, em sua 10ª  edição,  este ano  trouxe o  tema: Ler a Cidade e suas Memórias, homenageando o poeta Gonçalves Dias. O evento é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação tendo como parceiros: Serviço Social do Comércio (Sesc),  Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (ALEMA) e Associação Maranhense dos  Escritores Independentes (AMEI). A feira  foi realizada de 7 a 13 de novembro corrente.  
Adicionar legenda

Vários espaços foram disponibilizados para a programação como, a Praça Nauro Machado, Casa do Escritor Maranhense, (Praça da Casa do Maranhão),  Casa do Professor (Auditório da Defensoria Pública), Centro de Criatividade Odilo Costa, filho  e a Casa do Maranhão.

A  AMEI, recém criada com o objetivo   de incentivar e divulgar a produção literária dos autores maranhenses,  garantiu seu espaço na entrada da Casa do Maranhão.  Com o auditório na área superior da Casa, a AMEI organizou uma programação independente como parte dos eventos da FELIS, contando  com 36  momentos especiais. Os associados ofereceram  ao público,  lançamentos e relançamentos de livros, contações de histórias infantis, bate-papos, performances artísticas, recitais, oficinas literárias, rodas de debates, palestras,  e show de músicas clássicas. 

O visitante da Felis teve a oportunidade  de adquirir obras  exclusivamente maranhenses diretamente das mãos do  escritor, que estavam  presentes durante  todo o evento. 
Adicionar legenda

Itapecuruenses na FELIS/AMEI

Vários autores itapecuruenses são associados da AMEI  alguns dos quais tiveram participação na programação no Auditório da Casa do Maranhão. A escritora Assenção Pessoa participou da contação de histórias infantis com a escritora Cleo Rolim dia 9 as 15 horas, dia10 foi a vez de Tiago Oliveira lançar Os Caminhos do Itapecuru as 18 horas e as 20 horas Jucey Santana relançou Mariana Luz, vida e obra e Brenno Bezerra relançou O Resenhista na Web. Na ocasião um grande número de estudantes do curso de letras da UEMA, de Itapecuru Mirim, acompanharam os escritores. Os alunos  aproveitaram a oportunidade para visitar  toda a Feira. Momentos importantes para a cultura dos futuros professores.


A  AMEI

            A Associação Maranhense de Escritores Independentes, ciada no corrente ano, já conta com mais de 100 associados em todo o Estado das mais diversas categorias literárias. Entre seus  sócios encontram-se muitos jovens e talentosos poetas, romancistas e pesquisadores carentes de apoio para desenvolver e divulgar os seus talentos.  

            Em maio do corrente ano foi realizada a primeira edição da FLAEMA – Feira do Livro e do Autor Maranhense, quando surgiu a ideia da criação da AMEI. Em 2017 haverá a segunda edição da FLAEMA. Foi uma grande novidade a AMEI na FELIS, com grande procura de informações sobre filiação por parte de escritores da capital e de diversas cidades do interior do Estado que visitavam a feira.  Foi uma grande oportunidade  para  divulgar os trabalhos dos autores maranhenses. 

            A  AMEI, deixou a feira satisfeita com o resultado, tendo adquirido muita visibilidade no cenário literário maranhense.  Quanto as vendas das obras  dos seus sócios, foi além da meta esperada.  Valeu AMEI!  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário