terça-feira, 1 de setembro de 2015

MAIOR CENTRO TURÍSTICO RELIGIOSO DO MARANHÃO



SÃO RAIMUNDO DOS MULUNDUS
Por: Jucey Santana
Este ano me aventurei a acompanhar a romaria dos devotos de São Raimundo dos Mulundus, de Itapecuru a Vargem Grande. Minha amiga Teresinha do Kid, falou-me que tenho que fazer todo ano agora. E agora?... Confesso que me impressionei com tanta devoção e ouso mesmo a afirmar, que não perde em nada para o outro santo milagroso, São José de Ribamar. Conversei com vários romeiros que testemunharam as muitas graças alcançadas por intercessão do Santo Vaqueiro.   Um exemplo é de Irismar de Jesus Lima Pereira a organizadora da romaria. Segundo ela ao três anos foi acometida de um eczema crônico nas pernas (dermatite), e sua mãe, dona Maria das Dores (Quita), usou todos os recursos disponíveis para o tratamento como, remédios de farmácia, unguentos, remédios caseiros até a benzedores, sem êxito. Então resolveu apelar à São Raimundo, prometendo que a jovem fosse a pé até o Santuário em Vargem Grande. Depois de curada – pelo santo – Irismar organizou a Romaria que este ano completou 28 anos, com mais de 1500 associados e outros tantos simpatizantes. Os devotos saem dia 29 de agosto, vencem os 59 quilômetros com uma pausa para descanso em Cigana outra no povoado Leite e depois de passar a noite andando chegam ao amanhecer em Paulica quando recuperam as forças para a chegada às 7 horas do dia 31, onde são recepcionados com a tradicional missa dos Romeiros. Este ano recebemos de presente a companhia da lua cheia.
UM POUCO DA HISTÓRIA
      A história inicia-se ainda no Século XVIII. Por volta de 1700 nascia na fazenda Nova Olinda, Raimundo Nonato Soares Ganguçu. Ele foi criado como afilhado “liberto” da abastada portuguesa proprietária da fazenda e desfrutando de certas regalias se tornou muito querido, respeitado entre os vaqueiros e moradores da vizinhança. Homem de muita fé e cumpridor dos suas obrigações, era devoto do Santo do seu nome. Das muitas histórias que ouvi transcrevo o depoimento do pesquisador José Mercedes Braga   de 96 anos (28.4.1919), natural de Nina Rodrigues: “desde criança que ouvia histórias dos velhos vaqueiros do meu avô, que diziam ter escutado dos mais “antigos”. Segundo eles, a madrinha de Raimundo, autorizou que este,  pegasse uma rês para comemorar o seu aniversário  com seus amigos vaqueiros. Ele foi campear com um cavalo e um cachorro e passou três dias desaparecido. Quando o encontraram estava morto ao lado do cão e do cavalo, petrificados, pareciam vivos. Alguns achavam que havia sido de raio, muito comum na região”. Houve uma comoção geral daquela gente simples e piedosa do interior, que sofria pelo vaqueiro amigo que perdeu a vida no cumprimento do seu dever. Os anos se passaram e o povo não o esqueceu.  Nasceu uma carnaubeira no local onde ele foi encontrado. Com o passar do tempo passaram a rezar pela sua alma, muito comum na época, e pedir graças e a noticia começou a se espalhar que o vaqueiro se tornara milagreiro e que em sonho indicava a carnaubeira como fonte dos milagres. De acordo com a crendice popular, a carnaubeira passou a ser usada como tratamento, para todos os males incuráveis:  sua cascas, palhas e até as raízes serviam para os chás milagrosos.
            No início do século XIX, foi construída no local da morte do vaqueiro, em Mulundus, uma pequena ermida de palha, para realizações de novenário no aniversário da morte do vaqueiro Raimundo, 31 de agosto, e a devoção se espalhou se transformando em centro de peregrinação.
            Vale registrar que toda a região era muito propícia a criação de gado que eram comercializados no Arraial da Feira atual Itapecuru Mirim.
            As crianças desde muito cedo começavam a aprender o mister de vaqueiro, que era a função de maior status entre os escravos. A profissão de vaqueiro passava dos pais para os filhos.
 A região que compreendia Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Chapadinha, Brejo, Anajatuba, Manga (Nina Rodrigues), Araioses, Cantanhede e outras existia grandes fazendas de gados o que justifica as   centenas de vaqueiros devotos do Santo espanhol, que segundo a lenda, enquanto fazia suas orações a Virgem Maria esta enviava um anjo para guardar os rebanhos sob os seus cuidados, daí a ter um “representante” conterrâneo melhor ainda.
A PROMESSA
          Por volta da metade do século XIX, o tenente-coronel Francisco Solano Rodrigues fundou o Engenho Primavera, próximo a Mulundus, nas terras que antes pertencera à madrinha do Vaqueiro Raimundo. Ao comprar as terras adquiriu também a escravatura dos antigos proprietários com todos seus costumes e crendices. No local se estabeleceu com a família depois do casamento com a senhora Luíza Roza Nina Rodrigues, onde tiveram sete filhos: Djalma, Joaquim, Raimundo, Themístocles, Antônio, Saul, e Maria da Glória.
Muito religiosa Dona Luiza, quando chegou já encontrou a capelinha. Passou a fazer a manutenção e incentivar o culto a São Raimundo Nonato. Em 1862, enquanto gestava um dos seus filhos   se sentiu muito doente então fez promessa, que se tivesse um bom parto, o filho receberia o nome do Santo, porque além de protetor dos vaqueiros é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras, porque durante o seu nascimento a sua mãe faleceu e ele foi extraído vivo. 
O pequeno Raimundo nasceu no dia 4 de dezembro de 1862, porém foi uma criança com a saúde frágil e mais uma vez Dona Luiza recorreu ao Santo pedindo proteção e saúde ao filho e em troca prometeu fazer vir da Espanha uma imagem autêntica confeccionada na oficina sacra da terra natal de São Raimundo. Quando o filho atingiu a juventude a imagem foi encomendada. A trajetória da imagem foi difícil ela foi enviada à Portugal de lá foi feito o translado de navio para a capital São Luís, depois foi levada de barco a vapor até Itapecuru –Mirim quando as autoridades locais e eclesiásticas a transportaram até a igreja de São Sebastião e depois à Mulundus. A chegada da imagem ocorreu no penúltimo quartel do século XIX.

O filho da promessa, Raimundo Nina Rodrigues o mais ilustre filho da terra, foi médico, psiquiatra, professor e antropólogo. Faleceu em 1906.
Dona Luíza figurou como responsável pela festa durante muitos anos sendo seguida por seu filho o capitão Saul Nina Rodrigues que mesmo residindo no Engenho São Roque em Anajatuba, gerindo os negócios da família mantinha negócios em Vargem Grande tendo continuado como Mordomo da festa. Dona Luiza faleceu em 17.12.1911.  

O tenente- coronel Francisco Solano Rodrigues, foi juiz de direito, Comandante Superior da Guarda Nacional, da Vila de Vargem Grande, deputado constituinte, Presidente da Câmara de Anajatuba e grande benfeitor de Vargem Grande, tendo cedido uma das suas casas para servir de cadeia à Vila.
                                 TRANSFERÊNCIA PARA VARGEM GRANDE
Vale citar mais uma vez a conversa com o veterano José Braga, em sua grande mesa sempre as voltas com seus escritos: “Fui a primeira vez em Mulundus aos 16 anos, corria o ano de 1935.Nunca tinha visto tanta gente reunida. O que mais me impressionou foi a quantidade de foguetes e os cavaleiros desfilando com os cavalos muito bem arreados, com as mulheres nas garupas, já que na época não existia carros. Os cavalos eram uma beleza, verdadeiros desfiles de bonitas montarias com o rabo quase arrastando no chão e as crinas aparadas e penteadas.  Tudo lindo!”  Segundo ele lá fervilhava.  Era carros de bois, desfiles de cavalos, ambulantes apregoando suas mercadorias, batizados, casamentos, pagamentos de promessas, procissão e os bailes com as orquestras de fora.  Para a festa os romeiros improvisavam barracas de palhas e alegavam a falta de segurança motivando muitas escaramuças entre forasteiros e romeiros, resultando em mortes e feridos.
Desde o início do Século XX, começaram as campanhas pela imprensa, pelos moradores e principalmente pelos comerciantes para a transferência da festa para a sede de Vila de Vargem Grande. O povoado de Mulundus, era desprovido de estrutura adequada para a celebração da festa que havia se tornado muito grande.
Porém os tradicionalistas resistiam, por achar que a festa deveria permanecer no local onde iniciou. O resultado foram anos de negociações. Somente em 1953, na gestão do arcebispo Dom José Medeiros Delgado, houve a transferência da festa para Vargem Grande, passando a ter uma maior projeção. Os conservadores no entanto, inconformados continuaram celebrar São Raimundo Nonato em Mulundus, que em consenso a igreja fixou a data do evento no povoado para o mês de outubro e assim respeitando a religiosidade popular. A festa reúne fiés de todo o Maranhão também de outros Estados, em pagamentos de promessas.

O Santo Espanhol, São Raimundo Nonato foi um doutor da igreja, um grande Bispo e mártir da fé católica. Roga por nós, São Raimundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário