sexta-feira, 11 de setembro de 2015

PADRE BENEDITO CHAVES LIMA


Por: Jucey Santana

Nasceu em Buriti/MA, a 13 de setembro de 1926, era filho  de Gaspar Lima e de Ana Chaves Lima, e em 18.02.1927 foi batizado pelo Padre Aderbal de Castro, na Igreja de Santana no Buriti.
Cursou o primário em sua cidade na escola particular de Dona Maria Mourão.
Em outubro de 1939, conheceu Padre Gerson Nunes Freire (irmão do ex-governador Nunes Freire), quando este esteve em Buriti em visita pastoral. Neste ano fez a 1ª comunhão  e manifestou o desejo de seguir a vida religiosa. O Arcebispo era Dom Carlos Cardeal de Vasconcellos Mota.
Em 26.02.1940 - Ingressou no Seminário Episcopal  de Santo Antonio, onde cursou: Humanidade - equivalente ao ginásio e segundo grau, dois anos de Filosofia e três anos de Teologia. No seminário recebeu o Sacramento da Crisma com 1ª Tese na Teologia. Tonsura e Ordens Menores.
Para viajar de Buriti ao Seminário, pegava o  trem em Itapecuru ou em Caxias. De 1940 a 1950 ele fez a viagem, umas 50 vezes, numa extensão de 210 km gastos de cada vez, eram feitas a cavalo em quatro dias: sol, chuva, rios cheios, sem pontes, num total desconforto. Ele tinha dois companheiros de viagem, os amigos José e Júlio Costa. (ordenaram-se juntos)
Em 1951 os seus superiores o mandaram de volta a casa para testar a vocação fora do seminário.
Em 1952 foi enviado pelo arcebispo Dom José Delgado ao Seminário Central do Ipiranga/São Paulo onde conclui o 4º ano de Teologia ( dezembro de 1952)
Em novembro de 1852 recebeu o Subdiaconato e Diaconato na capela do seminário Central de São Paulo.
Teve como orientadores no seminário Santo Antonio os padres Lazaristas: Lucas Medelim, Francisco Delile, Luis G. Negreiros, Arruda e Enzio (de 40 a 51) No Seminário de São Paulo: Monsenhor Vicente Zione (1952)
Em 04 de janeiro de 1953 foi ordenado Presbítero na Igreja de Santana  em  Buriti, por Dom José Delgado estando presentes os seguintes padres:
    - Pedro Santos - Pároco de Brejo e responsável por Buriti
    - Frederico Chaves (primo) Vigário Geral
    - Porcínio Costa - Vigário da Catedral da Sé
    - Monsenhor Ladislau Papp - Diretor da O.V.S.
   - José Travassos Furtado - Vigário cooperador de Brejo e orientador da turma de Seminário
      - Diácono Manoel Prestes
Celebrou a primeira missa ( Missa Nova) dia 5 e dia 6, de janeiro. Esteve a serviço em  várias paróquias.
1 - De fevereiro de 1953 a agosto de a 956 foi vigário cooperador da Paróquia de Santa Rita e Santa Filomena de Codó, Dom Prdro e Governador Archer (antigo Centro da Paciencia)  Sendo Pároco, o Cônego Cicinato  Ribeiro do Rego.
2 - De 25.08.1956 a 31.12.1959 - Foi vigário cooperador na região do Baixo Munim: Morros, Icatu, Axixá, Presidente Jucelino e Cachoeira Grande, sendo pároco Monsenhor Carlos do Bomfim Costa Bacelar.
3 - Em 03.03.1960,  nomeado por Dom José Delgado 1º Vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (antigo bairro Cavaco) e cooperador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Monte Castelo - Durante esse tempo morava no Seminário Santo Antonio e dava aulas para se sustentar.
4 - Em 27 de maio de 1961 toma posse na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Araioses até dezembro de 1962, quando recebe a provisão do arcebisto, nomeando-o Reitor do Seminário de Santo Antonio.
 5 - Em 25.01.1963 assumiu a Reitoria e Procuradoria do Seminário de Santo Antonio, tendo o padre Jocy Rodrigues como Diretor Espiritual e Padre Francisco Soares como vice-reitor. Em fevereiro de 1965 deixou a Reitoria e Procuradoria
6 – Em março de 1965 ficou um mês em Barreirinhas, e de abril a junho do mesmo ano fica como vigário substituto na Catedral Metropolitana, e nomeado Diretor da O.V.S.
7 – Em 21 de setembro de 1965 por Provisão de Dom João  José  Mota e Albuquerque ( que se encontrava em Roma no Concílio Vaticano II) Toma posse na nova Paróquia de Bacabal.
8 -  Em 1968 – fez pós graduação em São Leopoldo o curso “Cristus Sacerdos” ocasião que teve a oportunidade com o amigo frei Paulo Zoderer de conhecer Uruguai, Argentina e Chile (de ônibus) chegando a atravessar os Andes para conhecer de perto o Aconcágua,
9 – Em 24 de janeiro de 1970 para Itapecuru falece em Itapecuru o Padre Albino então a forania de Coroatá solicitou um padre ao Arcepispo sendo indicado o Padre Benedito que foi transferido de São Mateus tendo assumido na tarde de 07 de março de 1970, presentes Dom Mota, Padre Miguel Candas (de Pirapemas) e o Cônego Raimundo Carvalho de Vargem Grande.
10 – Em 1974 concluiu a faculdade de Filosofia em Teresina. – Obtendo a Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piaui.
11 – Em 04 de janeiro de 1978 celebração na paróquia Nossa Senhora das Dores os 25 anos de vida sacerdotal, presentes Dom José Medeiros Delgado, Monsenhor Benedito Estrela (vigário Geral) Monsenhor Gerson Nunes Freire, Cônrgo Clodomir, Monsenhor Porcínio Costa que muito contribuiu para minha volta ao seminário, Padre Miguel Candas, Conego Francisco Dourado (de Anajatuba) Padre Cláudio de São Mateus, Padre João e Roberto de Coroatá (franceses) Padre Ângelo Veja de São Luis, Padre Gerard Dupont, as irmãs de Santana d Santa Casa da Misericórdia, Irmã Damiana, superiora de Vargem Grande e as Irmãs Josefinas. O arcebispo D. Mota justificou a ausência.
12 – Em maio de 1978 fez uma peregrinação em alguns países da Europa: Portugal, Espanha, França,  Inglaterra e Israel. Capitais e algumas cidades com: Lisboa, Fátima, Batalha, Madri, Arrás,  Lili e Lourdes. – Esteve também em Londres. Participou de uma audiência geral com o Papa Paulo VI  e em Roma indo ao Convento dos padres Franciscanos. E por última na Terra Santa (Israel)
 13 – Em 04 De janeiro de 1993 completou 40 anos de ordenação. Pela sua avaliação pessoal, se sente muito feliz  ainda no serviço da Igreja, apesar de reconhecer  junto aos irmãos, apesar de reconhecer muitas limitações, e do seu jeito peculiar,  um tanto anti-social.
Mesmo com as maneiras simples, esquivo de festividades, ele dirigiu a paróquia durante 28 anos. Era um evangelizador nato. Um estudioso por excelência. Um verdadeiro sábio dos dogmas divinos. Durante sua gestão ele descentralizou  os serviços da igreja,  incentivando os fiés e as pastorais na construção das capelas nos bairros como a de Nossa Senhora Aparecida em Malvinas, Nossa Senhora da Conceição na Rodoviária Nossa Senhora de Fátima na Aviação e outras.
Estudando os documentos da Igreja levantou dados de todos os padres que já estiveram à frente da paróquia de Itapecuru Mirim desde a instalação da Freguesia em 25 de setembro de 1801. Também catalogou todas as imagens e acessórios sacros da paróquia, com dados históricos que foram encaminhados ao IPHAN para posterior inventário.
Ele zelava pela casa de Mariana Luz, sabendo da importância da poetisa para a história do município e tinha um sonho de transformar a casa  em Museu Sacro. Infelizmente não concretizou o seu sonho..
À frente da paróquia de Itapecuru Mirim durante 28 anos, tendo se afastado das responsabilidades de pároco em 1998 quando assumiu o padre Raimundo Baiano Tibere, mas continuou residindo na cidade em uma casinha construída pelo próprio, no terreno da Casa Paroquial.
Mesmo avesso a manifestações e comemorações, viveu quase 39 anos em Itapecuru, onde se julgou feliz e era muito querido. Deixou uma manifestação expressa que queria ser enterrado na cidade que muito amou, em frente ao altar de São Benedito (o santo do seu nome). Morreu em São Luis no dia  28 de setembro de 2009 aos 82 anos. Os restos mortais  finalmente voltaram para Itapecuru Mirim em 11 de setembro de 2015, atendendo o seu desejo em vida.
Vale citar a abnegada Maria Morais, estiveram a serviço do padre durante os trinta e nove anos, ficando ao seu lado até os últimos dias de sua vida.


Agradecimentos à abnegada Maria Morais que esteve a serviço e me cedeu algus documentos do padre e outras paroquianas com valiosas informações. 


Um comentário:

  1. O padre Benedito Chaves Lima era reitor do Seminário Santo Antônio em S.Luis-Ma no momento que ingressei no mesmo, em 26 de fevereiro de 1964.Era um padre virtuoso que muitíssimo me ajudou...Tinha uma preocupação particular comigo...Certa feita, lá no Seminário, estando já no período das férias escolares e eu precisando viajar, o padre me perguntou se eu dispunha de dinheiro suficiente para bancar a viagem ao que respondi afirmativamente mas ele ainda retrucou:vc ñ vai ficar aí nas estradas........
    ....

    ResponderExcluir