sábado, 23 de maio de 2015

I CICLO LITERÁRIO DO CESITA Itapecuru-Mirim MA




A LITERATURA MARANHENSE EM FOCO:
Com a Palavra o Escritor e o Leitor
                                                                                      
Como parte integrante da programação das disciplinas de Literatura Maranhense e Literatura Infanto-Juvenil, o curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Itapecuru promove o seu I Ciclo Literário, elegendo como foco de discussão a Literatura Maranhense: com a palavra o Escritor e o Leitor. Cujo objetivo é possibilitar o encontro dos escritores regionais com a comunidade acadêmica e os demais interessados por essa Literatura local para o compartilhamento de experiências e ideias sobre esse universo literário. O I Ciclo Literário do CESITA, além de divulgar a Literatura Maranhense objetiva também, discutir as contribuições e a importância do ensino-aprendizagem da Literatura Maranhense no espaço acadêmico, a partir de ações de pesquisas, que favorecem a construção dos saberes e as práticas de extensão, bem como a formação literária regional dos futuros docentes. 

PERFIL DOS ESCRITORES CONVIDADOS


JOSÉ NERES
 
JOSÉ NERES nasceu em São José de Ribamar - Ma, e estudou em Brasília e Goiás, locais onde passou a infância. De volta ao Maranhão, cursou Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especializou-se em Literatura Brasileira (PUC-MG) e fez mestrado em Educação (UCB). É escritor, pesquisador e professor Universitário. ]
Como pesquisador, José Neres tem interesse por assuntos ligados em especial à Literatura Maranhense, à educação e aos estudos linguísticos. Além de colaborar em jornais e revistas, como O Estado, publicou também os livros: Negra Rosa & Outros Poemas (1999), Poemas de Desamor (2000), A Mulher de Potifar (2002), Restos de Vidas Perdidas (2006), Montello: O Benjamim da Academia (2008), Estratégias para Matar um Leitor em Formação (2005), O Último Desejo de Catirina (2010), Sombras na Escuridão (2010) e Lousa Rabiscada (2013). É coautor de Os Epigramas de Artur (2000) e O Discurso e as Ideias (2010 – ambos com Dino Cavalcante), O Verso e o Silêncio de Adelino Fontoura (2011 – com Jheysse Lima Coelho e Viviane Ferreira) e Maranhão na Ponta da Língua (2011 – com Lindalva Barros), além de organizar o livro de ensaios Tábua de Papel (2010). José Neres foi eleito em março de 2015 para a Academia Maranhense de Letras e ocupa a cadeira de número 36 da instituição.


                                        
                                                    

                         JUCEY SANTANA

            JUCEY SANTOS DE SANTANA, nasceu em Itapecuru Mirim, filha de Manoel Germano dos Santos e Margarida Barbosa Santos, fez os primeiros estudos na Escola Paroquial de Itapecuru Mirim, concluiu o ensino médio no Ateneu Teixeira Mendes em São Luis. Graduada em Direito e pós-graduada em Direito do Trabalho e em Metodologias Inovadoras do Ensino da Língua Portuguesa.

- Como atividades profissionais: Funcionária Pública, Empresária no ramo de produtos farmacêuticos, cosméticos e importados, Instrutora de Capacitação Profissional do Sebrae, sindicatos e Associações, na área de vendas e formação de equipes de liderança e vendas.
- Alguns títulos e condecorações: Medalha de Honra ao Mérito – Melhor Desempenho em Recrutamento Empresa: Pierre Alexander, (1996); Título de Sócio Honorário: Rotary Club, Distrito 4490 - São José de Ribamar – (2005); Certificado de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Itapecuru Mirim (2011); Título de Membro Fundador da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA (2011);  Comenda Gonçalves  Dias, por fazer parte da Comissão  Organizadora do Projeto 1000 Poemas a Gonçalves Dias   (2013);  Comenda de Mérito Municipal Mariana Luz – Itapecuru-Mirim  (2014).

- Atividades Culturais: Membro da Diretoria da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA; Membro da Diretoria da Federação das Academias de Letras do Maranhão – FALMA; Diretora da Casa da Cultura Prof. João Silveira – Itapecuru Mirim; responsável pela implantação do programa “Formação e Difusão Cultural” na Casa da Cultura Professor João Silveira.

   - Nas atividades Literárias se considera pesquisadora, contadora de história.  Produziu o jornalzinho interno das empresas, Ghaby News. (1993/2002); Participou da “I Antologia dos Membros da AICLA”  Editora BVEC – Portugal  (2012);  Mariana Luz : Vida e Obra e Coisas de Itapecuru Mirim ( 2014);  Itapecuruenses Notáveis, a publicar; Sinopse da  Histórica de Itapecuru- Mirim  e Região, à publicar; Colaboradora do Jornal de Itapecuru, responsável pela página “Cultura”   administra o Blogger da Jucey Santana = juceysantana.blogspot.com,  que tem como objetivo divulgar a cultura da região e a produção literária dos talentos da terra; também auxilia  o Blog Alvorada é notícias, arquivo “Memórias”  e a fanpage da Academia Itapecuruense de Ciência, Letras e Artes – AICLA.  

 
                                  ASSENÇÃO PESSOA
 
MARIA ASSENÇÂO LOPES PESSOA Nasceu em Itapecuru-Mirim. Licenciada e Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA e em Supervisão-gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. É técnica em enfermagem com cursos, minicursos nas diversas áreas do conhecimento, inclusive da educação. Criou o projeto: Arte-vida e Sábado Alegre, no Newton Neves.
É funcionária pública da rede estadual de Ensino. Estreou como poetisa com o livro intitulado “Recordações”, um livro de poesias que retrata as lembranças de uma adolescente. Recentemente, em 2015, laçou dois livros Infantis: José e as Três Mosqueteiras e A Princesa Sarah e o Sapo.

      
                                              LENITA DE SÁ


LENITA ESTRELA DE SÁ nasceu em São Luís do Maranhão, é graduada em Letras e Direito, com pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Materna e Estrangeira.
Publicou as seguintes obras literárias: Ana do Maranhão (Prêmio Arthur Azevedo, concedido pela Universidade Federal do Maranhão, 1980; e Prêmio Brasília de Teatro, concedido pela Fundação Cultural do DF, Governo do DF, Secretaria de Educação e Cultura do DF e INL - Instituto Nacional do Livro - por unanimidade, 1981); A Filha de Pai Francisco, teatro infantil, publicado em 1995, com prefácio de Ferreira Gullar (Prêmio Apolônia Pinto, concedido pela Secretario de Estado da Cultura do Maranhão, em 1988) e Prêmio Alice Silva Lima, concedido pela União Brasileira de Escritores - UBE - em 1997), em virtude da publicação do texto, o que, por sua vez, ensejou Moção de Aplausos da Câmara Municipal de São Luís, em 19/05/1997); Reflexo, poesia - prefácio de Josué Montello, 1979; No Palco a Paixão - Cecílio Sá, 50 Anos de Teatro (pesquisa, 1988); e A Lagartinha Crisencrise (história infantil, 2005); Cinderela de Berlim e outras histórias (Prêmio Gonçalves Dias de Literatura, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, 2009) e A Filha de Pai Francisco, conto infantil, publicado em 2015.
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário