quinta-feira, 28 de maio de 2015

O PROFESSOR JOÃO DA SILVA RODRIGUES

Por: Nato Lopes
JOÃO DA SILVA RODRIGUES – Nasceu em Cantanhede-MA, em 24.06.1901. Era  filho de Antônio Rodrigues e Florinda Silva Rodrigues Foi criado por Paulo Antônio Simão e Celina Rodrigues Simão, que era uma de suas três irmãs. Suas irmãs eram: Neusa(Avó de Benedito Buzar), Cotinha e Zilda. Serviu ao Exército Brasileiro e, sendo cabo, participou da Revolução de 1924, em São Paulo. Advogado, Jornalista e Professor, foi proprietário do Instituto Rio Branco, colégio fundado em 02.04.1926 pelo professor Newton Neves que, após mudar-se de Itapecuru-Mirim para Timbiras-MA, transferiu-lhe os direitos sobre o colégio. Em 1936, fundou em Itapecuru-Mirim o jornal “A GAZETA” que anos depois mudou o título para “TRABALHISTA”. Foi eleito Prefeito de Itapecuru para duas gestões: de 1952 a 1956 e de 1966 a 1970. Duas relevantes administrações.

Como Prefeito procurou aprimorar o ensino municipal com a criação do Grupo Modelo Mariana Luz e construção e aparelhagem das principais escolas agrupadas e isoladas. Construiu as praças Santa Cruz e Gonçalves Dias, dotando-as de calçamento e de jardinagem. Fez mais de 4.000 metros quadrados de calçamento e 3.000 metros quadrados de revestimento primário nos principais logradouros de nossa cidade; construiu estradas e grande número de pontes. Casou-se duas vezes.
A primeira esposa chamava-se Alice Brenha Rodrigues O casamento deu-se em 10.03.1931, em Cantanhede-MA. Mulher, cuja breve vida foi toda de amor e cumplicidade ao esposo. Desse casamento nasceram os seguintes filhos:

- Maria de Galileia Brenha Rodrigues - Formada em Pedagogia, exerceu trabalhos burocráticos na Secretaria do Colégio Pitágoras, em Belo Horizonte (MG) e São Luís(MA). Foi funcionária pública do Estado do Maranhão.

- Wagner Brenha Rodrigues - Funcionário do Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Aposentando-se nessa instituição bancária.

 - Antônio Olívio Brenha Rodrigues - Professor muito amigo e nosso conhecido, dispensa comentários. Foi um estudioso, autodidata, especializando-se, entre outras coisas, em vários idiomas, chegando a dominar a Língua Russa, apesar das dificuldades da época, quando as comunicações distanciavam-se dos parâmetros atuais.

 - Marlene Brenha Rodrigues - Cursou Letras no Centro Universitário CESMAC. Lecionou em vários colégios em Maceió (AL), ocupando cadeiras de Língua Po rtuguesa, Literatura Brasileira e Inglês. Foi também Diretora Adjunta na Escola Princesa Isabel e Secretária do Colégio Moreira e Silva no Complexo Educacional CEAGB em Maceió(AL). Uma grande amiga.

- Ieda Brenha Rodrigues- Formou-se em Pedagogia na PUC de Minas Gerais. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG). Uma grande amiga.

- Florise Brenha Rodrigues
- Florinda Brenha Rodrigues-
- Raimunda Nonata Brenha Rodrigues- Também formada em Magistério.
- Carlos Magno Brenha Rodrigues- Uma pessoa amiga.
- Elza Maria Brenha Rodrigues – Formada na carreira do Magistério.
- Getúlio Brenha Rodrigues – Uma pessoa amiga.

            João Rodrigues ficou viúvo em julho de 1949. Um ano após enviuvar, casou-se com Maria Lenice Serra Rorigues – Natural de Cantanhede-MA.  Mulher de fibra, dedicando-se, até aos últimos instantes da vida deste grande homem, com amor e carinho. Desta união nasceram dois filhos:
 - Carlos Alberto Serra Rodrigues –Fez eletromecânica na E.T.F.MA. Funcionário da CEMAR. Amigo desde sua infância.

- Maria Elza Serra Rodrigues- Carreira do Magistério.

Após se aposentar, pela Ordem dos Advogados do Brasil, fixou residência em São Luís-MA, onde faleceu em 04.12.1973. O seu corpo foi sepultado em Itapecuru-Mirim-MA.
João da Silva Rodrigues que atendia pelo apelido de “SINHÔ,” “ modesto e simples por índole e isento de ostentação, viveu, por isso mesmo, no âmbito de seus amigos”. Lembrá-lo é ter sempre em mente padrões de honestidade e honradez. Para os amigos era de extrema dedicação e lealdade. Aos correligionários nunca prometeu em vão, porque era sincero.  Eu fui aluno deste excelente Professor. Com ele aprendi a gostar da Língua Portuguesa, assimilar as regras básicas, conhecer a história dessa língua tão rica e complexa, até tornar-me, a seu exemplo, um professor de Língua Portuguesa. Nunca à altura do mestre. Este homem precisa ser citado como exemplo de honra, honestidade e simplicidade. E acima de tudo dizer do seu amor pelo Itapecuru.

2 comentários:

  1. Que interessante , aqui na cidade devia ter mais blogs assim para ajudar os estudantes quando forem fazer suas pesquisas , por que tem alguns artistas importante na nossa cidade que na internet não tem , então acho muito importante , o blog continuar.

    ResponderExcluir
  2. A queria saber da revolução de 1932

    ResponderExcluir