terça-feira, 5 de maio de 2015

UM ITAPECURUENSE NA ACADEMIA LUDOVICENSE DE LETRAS

Por: Jucey Santana                                                                                                                                                        

Tomou posse no dia 24 de abril na cadeira número 17da Academia Ludovicense de Letras, tendo por patrono Catulo da Paixão Cearense o nosso conterrâneo Raimundo Gomes Meireles. A cerimônia, que tive o prazer de estar presente aconteceu no Auditório do Palácio Episcopal. Ocasião que ele proferiu um bonito discurso de elogio ao seu patrono.
O itapecuruense,nasceu em 31 de outubro de 1962, no antigo povoado de Cajá Belém, hoje Fazenda Sara na BR 135. Atualmente faz parte da área geográfica de Miranda do Norte, (desmembrada de Itapecuru-Mirim em 1988)
O padre Raimundo Gomes Meireles é Bacharel em Direito,Licenciado em Filosofia, em Teologia e em Licenciatura Plena em Filosofia. Fez mestrado e doutorado em Direito Canônico e Direito Civil. Omestrado em Direito Canônico na Pontifícia Studiorum Universitas – Roma (Itália). Mestrado em Direito Civil, com especialização em Direito Internacional Comparado,– Pontifícia Universitas Lateranensis – Cittàdel Vaticano. Doutorado em Direito Canônico – Pontifícia Studiorum Santo Tomas de Aquino – Roma / Itália.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

É professor de Filosofia de Direito, Filosofia Política, Introdução à Filosofia, Direto Canônico, Gestão Paroquial, Relações Humanas entre outras. Foi pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (1997-2009); Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Regional Nordeste V; Vigário paroquial da Paróquia São João Batista, Pároco da Igreja Santo Antônio (desde 2009); Capelão Militar, Polícia Militar do Estado do Maranhão e Chanceler da Cúria Metropolitana de São Luís.
É também membro da Diretoria da Ação Social Arquidiocesana, sócio da Associação Brasileira dos Canonistas (SBC), da Associação dos Presbíteros da Arquidiocese União e Vida, membro do Conselho Diretor da UFMA na qualidade de representante da Sociedade Maranhense de Cultura Superior.

ATUAÇÃO LITERÁRIA

Gomes Meireles é sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e membro efetivo da  Academia Itapecurense de Ciências, Letras e Artes ocupante da  Cadeira 9, patroneada por Astor Cruz Serra.
Tem publicados os trabalhos Direito Degli Índios In Antônio Vieira (1997); A Filosofia da Prescrição Penal (2003); Podemos Definir o Direito? (2005); e O direito de os fiéis leigos constituírem associações privadas: pistas jurídico-pastorais para a compreensão do fenômeno associativo privado na Igreja e vários artigos nos jornais.

É um dos “Itapecuruenses  Notáveis” que nos enche de orgulho!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, estou a espera dessa criança que esta sendo gerada - sua mais nova obra NOTAVEIS...

    ResponderExcluir