sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DOMINGUES LEANDRO


Por: Nato Lopes
Domingues Leandro da C. Mendes, ilustre Itapecuruense, nascido num quilombo, sob a dedicação dos pais, agricultores, e com a ajuda indispensável de alguns professores, é, sem dúvida, um exemplo de como se vence o preconceito com determinação, competência e amor para se atingir o objetivo almejado.
            Domingos Leandro nasceu no quilombo Buragi, interior do município de Itapecuru-Mirim-MA, cujos donos eram seus avós Apolônio dos Santos Mendes e Rosa de Lima Mendes, que herdaram também o sobrenome do português Xavier Mendes, que era o dono da terra, e que, antes de morrer, deu aos negros a posse da gleba Buragi, que assim é chamada por haver em abundância, na região, uma árvore conhecida com esse nome. Os primeiros brancos a entraram no quilombo foram Coló de Abreu e Siló Lago
Filho único de Flávio Germano Mendes e Antônia Ferreira Mendes, ele trabalhador do DER, ela de afazeres domésticos e mãe exemplar, veio junto com os pais, aos quatro anos de idade, morar na cidade, sendo sua primeira residência no local, onde depois foi a oficina de nosso conhecido amigo Raimundo Maxixe.
Domingues Leandro  – Seu LIA, como era conhecido, ainda criança, vendia bolo da padaria do Sr. Manir aos aposentados do INSS, que iam receber seus proventos no Banco do Brasil, vendia quentinhas, auxiliava seu pai na venda de redes. Também vendia picolés na estação de trens, na Trezidela, e no entroncamento. Foi durante o asfaltamento da BR 222, que mais vendeu picolés, lembra Domingues. Todavia não se desgarrava dos estudos, que era desejo também de seu pai. Estudou na escola Maria Goreth, dirigida pela Professora Socorro Fonseca, por quem tem um carinho muito especial, e as eternas professoras, Inês de Zé Cuduca e professora Baia. Fez os anos curriculares do CEMA, e o segundo grau na Escola Agrotécnica de São Luís-MA. Seu Curso Superior em Administração, fez na UFMA
DOMINGUES LEANDRO foi o primeiro negro a ser gerente do Banco do Estado do Maranhão e do BRADESCO, e a ser Presidente do Itapecuru Social Clube. Foi o primeiro Presidente do Grêmio Estudantil Dep. José Ribamar Lauande Fonseca, no CEMA. É técnico, professor, historiador, escritor, com vários cursos técnicos na área agropecuária. Foi convidado a candidatar-se a uma vaga na AICLA.
Ele gosta de pescar, saborear comida típica nordestina, também curte uma boa música lenta, de preferência Elton John. Também não esquece seus colegas de brincadeiras e futebol. Entre eles estão Jeje do Banco do Brasil, Raimundão, Telmo, Jairo de Belisca, Zequinha de Zé Cuduca, João Batista, Parrudo, Eudinho e Vandinho.

DOMINGUES LEANRO é casado, pai de cinco filhos. É maçom, evangélico. Atualmente pretende terminar a revisão em um livro inédito de sua autoria, cujo título é VIVENDO COM A INIMIGA, um romance de amor. Pretende lançar brevemente o livro de sua autoria BARÃO DE ITAPECURU, a História de Itapecuru, de sua origem etimológica, até os dias atuais.
DOMINGUES usa os meios de que dispõe para lutar por uma nação mais justa para com seu povo e por uma Itapecuru-Mirim que ofereça melhor qualidade de vida a seus habitantes.
 Tem como lema: EDUCAÇÃO E AMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário