sexta-feira, 16 de outubro de 2015

HISTÓRIA DE ITAPECURU MIRIM


Por: Maria Sampaio

Todo dia bate contente e feliz,
O sino Lá na torre, da Igreja da Matriz.
Vou contar a história,
Que Itapecuru viveu,
Terra de Gomes de Sousa,
E Mariana Luz nasceu.

A riqueza da cidade
No rio que corre para o mar
E as areias brancas na rua a correr
No rio tem água doce
Que serve pra se beber

E tinha a família Catão
Que marcou meu coração
Naquela casa de varanda
Lá eu dava a lição

Naquela casa tinha herança,
Mas não serviu pra mim
E hoje é o colégio
Leonel Amorim

Existia um preto velho,
Ai que dor no coração
Era o chefe da banda,
Feliciano Barão

Nossa Senhora das Dores
Padroeira do lugar
E São Benedito,
 Todos vinham festejar
Era um festejo lindo, de Abdala Buzar.

Tem a praça do mercado
A memória me lembrou
Onde morava João Silveira,
O Ilustre professor
Foi em frente a sua casa
Negro Cosme se enforcou.

Ai meu Deus, Nossa Senhora!
Tudo isso se acabou
E tem o tambor de crioula,
Que é festa que não cai
E hoje é comandada
Pela família Sampaio.

E tinha a cadeia velha
Para os presos se botar.
E hoje é casa de cultura
Que serve pra se brincar.
Oh! Itape, pedra,
Oh! Itape, pedra,
Oh! Itape, Oh! Itapecuru.


                 Texto do livro inédito, Inspirações de Poetas itapecuruenses”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário