domingo, 4 de outubro de 2015

MAJOR LIMA


Por: Jucey Santana
Joaquim Ferreira Lima, nasceu em Alcântara, em 23 de junho de 1886, era filho de Miguel Ferreira Lima e Catarina Lima.
O Major Lima, como era conhecido, em 1911 aos 25 anos comprou a propriedade do antigo engenho Kelru, fundado pelo nobre irlandês Lourenço Belfort no século XVIII. Na ocasião as terras pertenciam ao agricultor e político Constantino José Frazão a mais de trinta anos, que havia realizado um excelente trabalho para manter as características históricas do lugar, inclusive mantendo a festa do padroeiro, São Patrício. Constantino Frazão havia adquirido a propriedade de José Maria Berredo, o Barão de Anajatuba.
O casal teve vários filhos em Kelru, entre eles o General Raimundo Rivas, que foi Comandante Geral do 24 Batalhão dos Caçadores de 1963 a 1965. Em época da ditadura, por várias ocasiões o general intermediou os interesses públicos em benefício do município. O General Rivas foi casado com a escritora Osmira Lima. O casal não teve filhos.
 De espírito sagaz e ordeiro, o Major Lima, além de militar da Guarda Nacional, foi comerciante, agricultor e líder político, na região e em Itapecuru Mirim. A família Lima está de posse da propriedade há mais de um século e como o seu antecessor, Constantino Frazão, seus herdeiros mantêm a tradição, na conservação da “Casa Grande”, da Capela de São Patrício, a festa, a tradição mês de março, e a sua história.
Segundo informações existem só três telas do Padroeiro da Irlanda, O Bispo São Patrício. Duas estão em Nova York e a de Kelru, até hoje sob os cuidados da família Lima.
 De acordo com documentos do Arquivo Público Estadual, de 1743, dos negócios de Lourenço Belfort, naquele engenho, com minuciosa contabilidade, demonstrando alto nível da administração dos seus empreendimentos. (Arquivo Público. 34, c/144 doc.4659).
O Major Joaquim Lima faleceu em 28 de dezembro de 1960. (Informações prestada pela filha do Major, Maria da Glória, residente no Rio de Janeiro.

O local é aberto à visitação pública, para os interessados em pesquisas históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário